COLÔNICA CECÍLIA É REENCENADO ESTA SEMANA / MIA CARA CURITIBA

Durante o FESTIVAL MIA CARA CURITIBA
APRESENTAÇÕES ACONTECEM NESTA TERÇA-FEIRA E QUARTA
 
A história da primeira colônia anarquista de imigrantes italianos no Paraná retorna aos palcos nesta terça-feira (27/5), em montagem criada para estrear no festival Mia Cara Curitiba. “Colônia Cecília”, da Cia. Máscaras de Teatro, ganha duas apresentações terça e quarta-feira, às 20 horas, no Teatro Fernanda Montenegro. A entrada é franca e os ingressos podem ser retirados com antecedência nas bilheterias.
 
O espetáculo, que tem entrada gratuita e faz parte da programação do Mia Cara Curitiba, evento que celebra a cultura italiana na capital paranaense, com realização da Embaixada da Itália no Brasil e do Consulado geral da Itália em Curitiba, e integra o projeto “Itália na Copa”, que reúne uma série de eventos culturais ao longo do ano no Brasil, por ocasião do Mundial de futebol. O projeto foi viabilizado via Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, com patrocínio das empresas Blount, Banco CNH Industrial, New Holland, Igarashi, Peróxidos do Brasil, Havan, GME Aerospace, Whirlpool e Caminhos do Paraná. A coordenação é do Solar do Rosário.
 
EXPERIÊNCIA ANARQUISTA 
Escrito pela dramaturga paulista Renata Pallotini e dirigido por João Luiz Fiani, “Colônia Cecília” narra a vinda de pouco mais de 100 imigrantes italianos ao interior do Paraná, em 1890, onde criaram a primeira e única experiência anarquista em terras brasileiras. “A peça traz aos palcos acontecimentos inspiradas nesta comunidade que marcou nossa história e enfrentou dificuldades até se dissolver em 1893”, explica o diretor. “É uma história política, sim, mas acima de tudo humana”.
 
São 20 atores em cena, que além de dar vida aos personagens, interpretam oito canções que Marcyo Luz criou baseado no texto original. Luz, diretor musical da montagem, também foi responsável pela preparação vocal dos atores.
 
HISTÓRIA DE SUCESSO
O espetáculo teve estreia na mostra oficial do Festival de Teatro de Curitiba de 2007. Na época, contou com apresentações em sessões lotadas no Guairinha. O sucesso de crítica e público levou a uma curta temporada no José Maria Santos, mas não ganhou nova montagem da companhia desde então. O Mia Cara recebe com exclusividade esta nova versão. “Sem dúvida é um trabalho que reforça a riqueza da história da imigração no Paraná”, conclui Fiani.
 
Serviço: ESPETÁCUL O COLÔNIA CECÍLIA  
Data: 27 e 28 de Maio, terça e quarta-feira
Horário: 20h
Local: Teatro Fernanda Montenegro – Shopping Novo Batel - Rua Coronel Dulcídio, 517, Batel
INGRESSOS: Entrada franca. Os ingressos já estão disponíveis para retirada nas bilheterias do Teatro.
O Mia Cara Curitiba vai apoiar o Provopar Estadual arrecadando doações de alimentos não perecíveis em todos os eventos. O público poderá entregar os donativos na entrada do espetáculo.

www.miacaracuritiba.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"