segunda-feira, 12 de maio de 2014

SEMANA DA EUROPA TEM CONCERTO E FESTIVAL DE CINEMA

Abertura do evento terá apresentação de maestro espanhol, pianista polonês e trompista português com a Orquestra Sinfônica do Paraná

A Semana da Europa na capital paranaense será aberta com um concerto internacional. Grandes nomes da música clássica de diferentes países estarão juntos em única apresentação – dia 18 de Maio, às 10h30, no Teatro Guaíra. O maestro regente espanhol Marc Moncusí, o pianista polonês Raphael A. Lustchevsky e o trompista português Abel Pereira subirão ao palco do Teatro Guaíra ao lado da Orquestra Sinfônica do Paraná.

O repertório está dividido em dois atos. No primeiro, o Concerto Europeu apresentará o poema sinfônico “O Moldávia”, do compositor tcheco Smetana. A obra descreve o percurso do Rio Moldava que banha Praga, desde o seu nascimento como riacho saltitante pelas pedras nas florestas da Boêmia até se tornar largo e plácido antes de desaguar no Elba, na cidade de Mělník. Em seguida, o público será agraciado pelo Concerto nº 3 para trompa em mi bemol maior, de Mozart - um dos mais importantes representantes da música clássica - tocada pelo trompista português Abel Pereira.

No segundo ato, o “Concerto para piano e Orquestra nº 2 em sol menor Op.22” será executado pelo pianista polonês Raphael A. Lustchevsky. A obra foi criada em apenas 17 dias pelo notável pianista francês Camille Saint-Saëns. Composto em 1868, é provavelmente o concerto mais conhecido do compositor. Segue a forma tradicional de três movimentos, mas apresenta maior liberdade na escolha dos tempos. Normalmente, o primeiro movimento é rápido e o segundo, lento, mas neste caso, a ordem foi invertida. A apresentação terá ainda “Variações Sobre um tema de Haydn” do romântico Johannes Brahms. A variação foi o tema em que o compositor alemão se revelou um mestre. O primeiro conjunto publicado foi a das “Dezesseis Variações sobre um Tema de Schumann”, escritas em 1854, quando já demonstrava domínio técnico. Mas foi com as “25 Variações” e “Fuga sobre um Tema de Handel” que Brahms atingiu o máximo no campo.

O evento vai marcar uma das semanas mais festejas em todo o mundo – a Semana da Europa, que em Curitiba será realizada entre os dias 18 e 25 de maio. A programação do evento ainda conta com o Festival de Cinema Europeu, que reúne 16 filmes de 16 países e quatro gêneros diferentes.

Segundo o diretor do Instituto Cervantes de Curitiba, Pedro Eusebio Cuesta, é uma oportunidade para o curitibano conhecer a cultura europeia de diferentes formas. “São filmes de língua estrangeira que trazem importantes aspectos, não só o estudo da língua, mas também músicas, gastronomia e, principalmente, o comportamento do ser humano em diferentes regiões do mundo”, diz.

Já o diretor da Aliança Francesa de Curitiba, Christian Dejour, lembra que esse é o sexto ano em que institutos e consulados desenvolvem iniciativas culturais para celebrar o Dia da Europa na capital paranaense. “Nosso objetivo é propagar a cultura europeia e preservar a forte ligação que há entre o Paraná e diversos países europeus. Para isso, a cada ano preparamos atividades diferentes, que contemplem todos os gostos”, conta.

Semana da Europa
Foi criada em 2005 para festejar o Dia da Europa, comemorado em 9 de Maio. Nessa data, em 1950, o estadista francês Robert Schuman sugeriu a criação de uma entidade europeia supranacional. A proposta, conhecida como Declaração de Schuman, é considerada o embrião da atual União Europeia.

No Brasil, a Semana da Europa deste ano está sendo realizada em três cidades: Curitiba, Brasília e Rio de Janeiro. Na capital paranaense começou em 2009 e é realizada hoje por cinco instituições de ensino de língua estrangeira – Aliança Francesa, Casa da Cultura Polônia Brasil, Consulado Geral da Itália, Instituto Cervantes Curitiba e Instituto Goethe.

Outras informações podem ser obtidas pelo site: www.semanadaeuropa.org.br.  

SERVIÇO:  
Concerto Europeu
Convidados especiais: Raphael A. Lustchevsky (piano), Abel Pereira (trompa) e Marc Moncusí (regência).
Participação: Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP).
Data: 18 de Maio.
Horário: 10h30.
Local: Teatro Guaíra - Rua Quinze de Novembro, 971, Centro.
Duração: 1h26 (considerando 10 minutos de intervalo).
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia).
Classificação: 8 anos.

Festival de Cinema Europeu
Exibição de 16 filmes de 16 países
Data: de 20 a 25 de Maio.
Horários: quatro sessões – 14h, 16h, 18h e 20h.
Local: Cinemateca de Curitiba - Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 - São Francisco.
Entrada franca.
Classificação: variável de acordo com o filme. 

Outras informações: www.semanadaeuropa.org.br

Nenhum comentário: