PRIMEIRA MOSTRA DE TEATRO UNIVERSITÁRIO GRUTUN ACONTECE DURANTE O FESTIVAL DE TEATRO

Diferentes instituições de ensino superior se reúnem para apresentar 13 espetáculos numa mostra de teatro universitário

O Festival de Teatro de Curitiba traz pela primeira vez em sua programação uma mostra universitária. A Mostra de Teatro Universitário Grutun! é uma iniciativa do Grutun! – Grupo de Teatro UniBrasil e acontece dentro da programação do Fringe, espaço democrático que permite que grupos e companhias apresentem suas criações. Entre os dias 25 de março e 05 de abril, a mostra irá reunir em um único evento peças de teatro universitário, criadas por diferentes instituições de ensino superior, que antes eram apresentadas de forma isolada.

O Grutun! já participou de cinco edições do festival e durante esse tempo percebemos a necessidade de reunir a produção universitária, diretores, atores e estudantes, dividindo suas experiências e contribuindo para o desenvolvimento desta modalidade teatral”, explica o diretor do Grutun! e responsável pela mostra, Alex Wolf.

Na Mostra Universitária, 13 peças serão apresentadas por diferentes grupos teatrais de instituições de ensino de todo o Paraná. São elas: Universidade Federal do Paraná campi Curitiba e Litoral (UFPR); Universidade Regional de Blumenau (FURB); Universidade Estadual de Maringá (UEM); Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Pato Branco (UTFPR); Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), além do UniBrasil Centro Universitário, patrocinador do Grutun!.

Além dos espetáculos, a proposta também contará com palestras e mesas redondas sobre o tema teatro universitário. “O teatro universitário foi uma importante ferramenta de expressão nos anos 60 e 70, visto que promove um olhar inovador e menos convencional sobre a cena. Hoje seu desenvolvimento nas instituições de ensino superior é, sem dúvida, uma das atividades extracurriculares de maior significado, pela complementação da formação de cidadania envolvida em seu processo”, conta Alex.

As peças serão apresentadas no Teuni - Teatro Experimental da UFPR ou em espaços abertos na Praça Santos Andrade. Os ingressos podem ser adquiridos nas bilheterias do Festival e diretamente no teatro, nos valores de R$ 20,00 e R$ 10,00, para meia entrada. Mais informações consulte o site do Fringe (http://www.fringe.com.br/) ou do UniBrasil Centro Universitário (http://www.unibrasil.com.br/).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"