TRIBUTO AO ROCK E POP LATINO-AMERICANO COM PARTICIPAÇÃO DE BANDAS DO ESTADO

IMOF - Foto de: Samira Chami Neves. 
Em “Somos Todos Latinos”, novo projeto do site Scream&Yell,  dezesseis artistas independentes brasileiros homenageiam a música dos países de hablaespana. Canções de Argentina, Chile, Uruguai, Cuba, Colômbia e Espanha ganham versões – algumas no idioma de origem, outras em português – oferecendo um diálogo que há anos acontece apenas timidamente no Brasil. As canções selecionadas vão desde obras mais tradicionais de Silvio Rodríguez e Eduardo Mateo até registros contemporâneos de artistas underground, como El Mató a Un Policía Motorizado, Los Impermeables e Deluxe, passando por roqueiros de grande alcance no mercado latino-americano, como Soda Stereo, La Vela Puerca e Aterciopelados.
Participam da empreitada os brasileiros Nevilton (PR), Projeto Ccoma (RS), Cassim e Barbária (SC), Beto Só (DF), Juliana R.(SP), Vivian Benford (RJ), La Carne (SP), IMOF (PR) e o ex-Barão Vermelho (e atual Panamericana) Dé Palmeira (RJ), Bob ShuT(RS), Dinâmica de Grupo (SP), Lara Rossato (RS), Medialunas (RS), The September Guests (SP), André L.R Mendes (BA) e Palace Hotel (SP).
Nevilton, em Cidade do México.
O disco será lançado no dia 17 de Março para download gratuito exclusivamente pelo site Scream&Yell. Este é o terceiro tributo lançado com exclusividade pelo site: os anteriores foram Ainda Somos os Mesmos (em homenagem ao Belchior) e Espelho Retrovisor (Engenheiros do Hawaii, que ultrapassou a marca de 18 mil downloads).

A coletânea propaga o conceito da integração latino-americana pela música, defendido em eventos culturais no continente e em sites como o Senhor F e o próprio Scream&Yell. A proposta é apresentar um recorte do vasto universo cancioneiro dos países que têm o espanhol por idioma, e que têm em comum com o Brasil mais do que o brasileiro médio suspeita. “Latino virou designação étnica preconceituosa, no pior dos casos, ou mesmo um ‘nicho de mercado’”, diz o jornalista Leonardo Vinhas, responsável pela curadoria e produção executiva da compilação. “A verdade é que, nós brasileiros também somos ‘latinos’, mesmo nos sentindo culturalmente distantes dos outros países da América e mesmo da Espanha, Itália e França, países culturalmente ‘latinos’, dos quais não afastamos por questões idiomáticas e históricas”, completa.

Sobre o site - O Scream&Yell é um site sobre cultura pop na ativa desde o ano 2000. Começou como um fanzine em papel ainda nos anos 1990, e foi um dos primeiros espaços de cultura pop numa web ainda incipiente. Segue na ativa, com média de 50 mil page views ao mês, e trazendo novidades de literatura, cinema, quadrinhos, e antes de tudo, boa música.
Consulte o site oficial do evento: www.screamyell.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS