LIVRO INFANTIL ENSINA VALORES HUMANOS POR MEIO DE FLORES E POESIA


“O Jardim das Virtudes” é o novo livro da escritora Adélia Maria Woellner, baseado em teatro de bonecos; lançamento será no próximo dia 11, em uma escola municipal de Curitiba, e segue em outras nove escolas durante o mês de setembro
Dos palcos para a literatura. Para fortalecer a mensagem emitida pelo teatro às crianças, nada melhor do que um livro para tornar concreto os seus ensinamentos. Com esse objetivo, que foi idealizado o novo livro da escritora Adélia Maria Woellner voltado para o universo infantil, “O Jardim das Virtudes”. A obra, publicada pela Lei de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural e da Prefeitura de Curitiba, é ilustrada pela artista plástica Heliana Grudzien e será lançada no próximo dia 11, durante a Semana Literária na Escola Municipal Ditmar Brepohl, no Bairro Cidade Industrial, em Curitiba.
Segundo Adélia, a receptividade das crianças com relação ao espetáculo de bonecos “O Jardim das Virtudes”, do Grupo teatral Almazem, que originou o livro, despertou a intenção de oferecer uma obra literária nascida da dramaturgia encenada, oferecendo bons motivos para continuar o exercício diário de como ser uma pessoa coerente com as necessidades individuais das outras pessoas.
A publicação do livro ‘O Jardim das Virtudes’ funciona como um forte instrumento de comunicação junto às crianças, fortalecendo ainda mais a mensagem do espetáculo teatral: cuidar da vida e do meio ambiente em que vivemos, praticando o respeito, sobretudo”, pontua a escritora.
Além do lançamento, Adélia, que esbanja jovialidade no auge dos seus 75 anos, também abre a série “Hora do Encontro”, em que a autora estará presente em dez escolas municipais da capital, durante todo o mês de setembro, para apresentar seu livro e conversar com as crianças sobre literatura. Além disso, a divulgação da obra também conta com palestras e distribuição de livros na Biblioteca Pública do Paraná.
Essas ações fazem parte da contrapartida proposta pela autora para a divulgação do livro e, para ela, essa será uma grande oportunidade de estar próximo das crianças e mostrar como a literatura pode estar muito mais presente no dia a dia delas.
“Durante o lançamento e os encontros, fico à disposição das crianças para falar sobre o livro, contar a história e responder às dúvidas. Já na Biblioteca Pública, faremos uma sessão infantil para a entrega do livro, e participo como palestrante da Semana Cultural da Secretaria Municipal de Educação, sobre a importância da literatura na Educação”, explica Adélia.
Flores e poesia
O livro “O Jardim das Virtudes” conta a história de Clarinha, uma menina em idade escolar, que é dona do cachorro Pingo, e de seu avô Pedro, que possui um jardim que cuida com muito carinho. No jardim, as plantas não são identificadas pelos nomes, mas pelos sentimentos que elas transmitem.
Certo dia, ao voltar do escola, Clarinha não encontrou o seu avô. Passaram-se os dias e o vovô não retornou. O jardim ficou murcho, sem vida e sem cor. Vendo isso, Clarinha resolve cuidar de cada planta do jardim, com a mesma atenção e amor, como o seu avô.
Entre margaridas, maravilhas e rosas, ao cuidar de cada flor, a menina aprendeu sobre a amizade, a simplicidade e o amor, e quais virtudes existem e precisam ser cultivadas, assim como as flores.
Sobre a importância da literatura no aprendizado e na formação do caráter humano, Adélia acrescenta que “a arte pode ser considerada a forma pela qual o ser humano pode resgatar seus mais profundos e verdadeiros valores”.
Parceria de artistas
Seguindo um caminho inverso, já que, normalmente, é a literatura que inspira os espetáculos teatrais, dessa vez foi o teatro de bonecos “O Jardim das Virtudes”, do Grupo Almazém, com roteiro do diretor Gil Gabriel, que inspirou a criação do livro infantil de Adélia.
A parceria entre os dois é antiga. Começou com o espetáculo de bonecos “A menina que morava no arco-íris”, baseado no livro homônimo de Adélia e na qual Gil Gabriel foi o diretor em 2011. “Foi quando começou uma amizade mágica, sem explicação”, conta Gil.
Mal sabia ele que outra peça de seu repertório, encenada entre os anos de 2010 e 2012, e vista por Adélia, despertaria nela vontade de escrever um novo livro. “No dia da estreia de ‘O Jardim das Virtudes’ ela estava presente. Algum tempo depois, recebo um telefonema de Adélia dizendo que havia escrito um livro baseado na minha peça. Me senti honrado pela sua amizade e por juntarmos as nossas artes pela segunda vez”, afirma Gil Gabriel.
Agenda
O lançamento do livro infantil “O Jardim das Virtudes” acontece no dia 11 de Setembro, às 10h30 e às 13h30, na Escola Municipal Ditmar Brepohl, localizada na Rua Clemente Ritz, 420, no Bairro Cidade Industrial, em Curitiba. Na oportunidade, será realizada uma série de ações ao longo do dia para o encerramento da 1ª Semana Literária Adélia Maria Woellner, em homenagem à escritora.
Já a Hora do Encontro acontece nas Escolas Municipais dos Núcleos Regionais de Ensino (NRE) e na Biblioteca Pública, nas seguintes datas e locais:
15/09 – 10h: Escola Municipal Ivaiporã – Rua Vereador Adeodato Volpi, 125 – Capão Raso (NRE Pinheirinho);
15/09 – 13h15: Escola Municipal Profª Augusta Gluck Ribas - Rua Izaac Ferreira da Cruz, 3560 - (NRE Bairro Novo);
16/09 – 14h30: Sessão infantil, com a entrega de livros e bate-papo com a autora na Biblioteca Pública - Rua Cândido Lopes – Centro;
17/09 – 10h: Escola Municipal Érica Plewka - Rua Jaime José Vojciechovskil, 162 – (NRE Tatuquara);
17/09 – 13h30: Escola Municipal Francisco Derosso - Rua Francisco Derosso, 905 – Xaxim  - (NRE Boqueirão);
22/09 – 10h: Escola Municipal Ana Hella - Rua José Hella, 93 – Vista Alegre - (NRE Santa Felicidade);
22/09 – 13h30: Escola Municipal Maria Clara B.Tesserolli - Rua João Ribeiro Lemos, 361 – Novo Mundo - (NRE Portão/Fazendinha);
24/09 - 9h: Escola Municipal Vila Torres - Rua Chile, 836 - Rebouças (NRE Matriz);
24/09 - 13h30: Escola Municipal Omar Sabbag - Rua Pedro Bocchino, 140 – (NRE Cajuru);
28/09 - 9h: Palestra sobre a importância da literatura na educação durante a Semana Cultural da Secretaria Municipal de Educação, na Biblioteca Pública - Rua Cândido Lopes – Centro;
29/09 - 10h: Escola Municipal Eny Caldeira - Rua Guilherme Inhenfeldt, 51 – Bacacheri - (NRE Boa Vista);

Sobre a autora: Adélia Maria Woellner nasceu em Curitiba (PR), no dia 20 de junho de 1940. Em 1972, formou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná, foi professora de Direito Penal, entre 1973-1985, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, e funcionária da Rede Ferroviária Federal - Regional de Curitiba, onde exerceu funções de relevância, sendo a primeira mulher, na empresa, designada para o cargo de Superintendente Adjunto de Pessoal.
Pertence à Academia Paranaense de Letras (Cadeira nº 15); ao Centro de Letras do Paraná (do qual foi presidente no biênio 98-99); além de várias outras entidades literárias e culturais do Paraná e do Brasil. Entre prêmios e homenagens, recebeu a comenda “Medalha do Mérito Ferroviário” (RFFSA, RJ-1990); a Distinção Honorífica “Medalha de Mérito Fernando Amaro” (Câmara Municipal de Curitiba-2005) e o título de Cidadã Honorária de Piraquara (PR-2008).
Publicou mais de vinte títulos, entre poemas, crônicas, ensaio, pesquisa e literatura infantil. Para o público infantil, além da coleção Valores Humanos (12 volumes), em coautoria com Heliana Grudzien, pela Editora Expressão, editou também Férias no sítio, A menina do vestido de fitas (para colorir), A água que mudou de nome, Festa na cozinha - bom apetite, Vida Livre - a história do papagaio-da-cara-roxa, Coleção Tagarela (5 volumes), e A Menina que Morava no Arco-Íris, cuja história foi adaptada, por Gil Gabriel, como roteiro do teatro de bonecos criado e apresentado pela Almazem Teatro de Bonecos.
Sobre Gil Gabriel e o Grupo Almazém: Gil Gabriel (nome artístico de Gilmar Carlos da Silva) é ator, produtor, músico, bonequeiro, diretor do Grupo Almazem e está envolvido há mais de 20 anos com as artes no cenário paranaense. Em mais de 10 anos de existência, o grupo Almazem firmou-se no meio cultural paranaense por seus trabalhos sustentados por conteúdos relevantes, pela qualidade estética e pela versatilidade da sua equipe profissional. Os espetáculos da companhia já viajaram por mais de cem cidades em seis diferentes estados brasileiros, tendo como destaques o espetáculo “O Cirandeiro”, que obteve o Prêmio Gralha Azul nas categorias “Melhor Espetáculo Infantil” e “Melhor Ator”, sendo, ainda, indicado nas categorias de “Melhor Texto” e “Melhor Diretor”. Entre outras peças do repertório da companhia, em 2015 o grupo Almazem estreia “O Jardim de Francisco”, espetáculo aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba, e será apresentado em diversas escolas da região.

Comentários

Daiana disse…
Como faço para adquirir esse livro????
Janete Mota disse…
Como faço para adquirir o livro?
Unknown disse…
Para qual idade esse livro é indicado e onde comprar

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"