BREJEIRO É O NOVO CD DO GRUPO NYMPHAS

            O Grupo Nymphas faz o lançamento do CD “Brejeiro” neste fim de semana, no Teatro do Paiol. O grupo vocal feminino, com 38 anos de existência, apresenta sexta-feira e sábado (3 e 4), às 20h, o seu novo show, com um repertório totalmente dedicado a choros, serestas, valsas e afins. O repertório inclui obras como “Carinhoso”, de Pixinguinha, “Lua Branca”, de Chiquinha Gonzaga, e “Brejeiro”, de Ernesto de Nazareth, além de choros de compositores paranaenses.

            O pré-lançamento do CD aconteceu em Janeiro, durante a 34ª Oficina de Música de Curitiba. O disco se caracteriza pelo contraste de músicas tradicionais com nova roupagem de arranjos e interpretações sem, no entanto, descaracterizar ou desrespeitar as obras e seus compositores.
Os arranjos instrumentais de Daniel Migliavacca e Álvaro Ramos incluem instrumentação característica dos grupos de choro, enquanto os de Sérgio Justen são mais voltados para o piano, também característico do gênero. Os arranjos vocais ficaram por conta de Mara Fontoura, integrante e diretora vocal do grupo. Também participam do show, fazendo o acompanhamento instrumental, os músicos Vina Chamorro e Ricardo Janotto.
Em sua atual formação, o grupo conta com cantoras que estão desde o início: Carmen Bakker, Cristina Bakker, Rosa Lídia, Rosa Maria e Mara Fontoura. As novas integrantes são Mariana Fontoura, Juju Fontoura, Helena Bel e Gabi Fontoura.

            O grupo – Criado em 1978, o Grupo Nymphas é considerado um patrimônio musical de Curitiba. Em sua longa trajetória, fez shows por todo o estado e também se apresentou em São Paulo e no Rio de Janeiro. Antes do CD Brejeiro, lançou cinco álbuns e um EP. Quando completou 30 anos, lançou o livro “Cantologia”, com histórias do grupo, biografia, bastidores de shows, relatos de encontros musicais, fotografias da época, reprodução de matérias jornalísticas, imagens dos cartazes de shows e letras das músicas.
O livro vem acompanhado de quatro CDs, sendo dois com remasterização dos LPs originais “Grupo Nymphas”, de 1982, e “Tons e Batons”, de 1984; um com a compilação de gravações diversas no período entre 1980 e 2004, “Coletânea – LPs e CDs diversos”, e o álbum “Consonância” de 2005. O projeto foi viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura de Curitiba.
O novo CD “Brejeiro” foi produzido e gravado na Gramofone Cultural e contou com a participação de uma equipe de profissionais de primeira, o que agregou muito valor ao trabalho. De acordo com Mara Fontoura, é um dos discos mais elaborados e primorosos do Grupo Nymphas. “Eu e as meninas esperamos que o repertório escolhido agrade o nosso público. Ele está repleto de simbolismos e emoções”.

ServiçoGrupo Nymphas – Lançamento do CD “Brejeiro”
Local: Teatro do Paiol – Praça Guido Viaro, s/nº
Datas e horário: dias 3 e 4 de Junho de 2016 (sexta-feira e sábado), às 20h
Ingressos: R$ 20 e R$ 10.

Comentários

Unknown disse…
Parabéns ao grupo Nymphas e que tenham muito sucesso porque vocês merecem, pela dedicação e trabalho. Este CD ficou 10.

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS