MOMENTO SAÚDE E BEM-ESTAR: ODONTOLOGIA E O ZUMBIDO PALESTRA GRATUÍTA

MOMENTO SAÚDE E BEM-ESTAR

PALESTRA gratuita: Odontologia e o zumbido 

Apesar de áreas diferentes, estão em ligação 
Apesar de serem áreas médicas que tratam áreas diferentes do corpo, a Odontologia e a Otorrinolaringologia, possuem assuntos em comum, como é o caso do zumbido. Considerado - em princípio - casos clínicos  para o tratamento com médico otorrinolaringologista ou otoneurologista, o zumbido - por ser gerado por tantas possíveis e  diversas causas - pode necessitar de procedimentos da Ortopedia Facial e Ortodontia (que são especialidades da Odontologia), sendo uma deestas causas, a somatossensorialidade craniofacial, quando disfuncionada. 

De acordo com o professor e Dr. Gerson Köhler, “a somatossensorialidade craniofacial vem sendo cada vez melhor compreendida como um dos fatores etiológicos que podem produzir a percepção do sintoma zumbido”, isto é, causadora do zumbido, não sendo - sempre e somente -  atribuído a questões relacionadas apenas às partes internas dos ouvidos e à audição.
Para o tratamento, segundo o professor, “existe um sistema de testagem especial para determinar sua presença e intensidade de geração/modulação do zumbido. É uma avaliação normalmente solicitada ao odontologista pelos médicos otoneurologistas e otorrinolaringologistas que tratam os chamados sintomas acúfenos (zumbido, tontura/vertigem, otalgia, tamponamento de ouvidos entre outros). Esta testagem específica, desenvolvida nos EUA e aperfeiçoada no Brasil determina o grau de intensidade com que a somatossensorialidade está atuando na geração do sintoma zumbido”.
O otorrinolaringologista e o otoneurologista são o responsáveis pelo tratamento, porém, é necessária - quando presente a ação disfuncional da somatossensorialidade - uma consulta de um odontologista para certificar, neste caso, se a causa é realmente a somatossensorialidade, como finaliza o professor.
Para tirar dúvidas acerca do zumbido, toda primeira sexta-feira do mês, até Novembro, o Grupo de Informação a Pessoas com Zumbido (GIPZ), em Curitiba, realizará diversas palestras sobre as disfuncionalidades do ouvido interno e sobre a  audição e cuidados necessários. O Grupo, que é formado pelos seguintes especialistas; diretora e médica, otorrinolaringologista e otoneurologista Rita de Cássia Cassou Guimarães, fonoaudióloga Izabella Pedriali de Macedo, fisioterapeuta Vivian Pasqualin, psicóloga Daniela Matheus e os especialistas em ortopedia facial e ortodontia Juarez Köhler e  Gerson Kohler.
No dia 6 de Julho (sexta-feira), no Hospital de Clínicas da UFPR, anexo B, 5. Andar - Departamento de Otorrinolaringologia, acontecerá a palestra, sobre o zumbido tratado pela ortopedia facial/ortodontia, ministrada pelo Dr. Gerson Köhler e em seguida os efeitos no problema de bruxismo (o apertamento dos dentes pela ação exagerada na musculatura mastigatória)  pelo Dr. Juarez Köhler. A palestra tem entrada franca e ocorre das 14 às 16 horas.
Serviço: Doutor Gerson Köhler (CRO 3921 – PR)
Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial
Site: http://www.kohlerortofacial.com.br
Blog: http://kohlerortofacial.wordpress.com
Endereço:  Rua Comendador Araújo, 143, conj. 42, Centro, Curitiba/PR.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"