MUSEU DA GRAVURA ABRE DUAS EXPOSIÇÕES NA SEXTA-FEIRA


O Museu da Gravura Cidade de Curitiba abre duas mostras coletivas nesta sexta-feira (15/6), às 19h. São mais de 100 artistas participantes que vão expor suas gravuras na mostra “Intercâmbio Portfólio” e seus desenhos feitos a partir de uma matriz de metal, com a exposição “A Calcogravura em sua pluralidade técnica”.

A mostra “Intercâmbio Portfólio” tem curadoria de Nelson Hohmann e conta com a participação de 90 artistas, que desenvolvem seus trabalhos tanto nos ateliers do Museu da Gravura Cidade de Curitiba como em outros espaços.

De acordo com o curador, a gravura é importante para que as pessoas possam ter afinidades com as novas tecnologias. “As vanguardas que vivemos hoje são frutos daqueles motivos que nos guiou no passado. A Internet, o computador em si, nós associamos à evolução tecnológica que essas técnicas detêm”, afirma Hohmann.

A mostra reúne gravuras de diversos artistas que exploram as relações entre técnicas experimentais, contemporâneas e tradicionais da gravura. A proposta da exposição baseia-se na criação de um álbum, na troca de trabalhos entre os participantes. O projeto propõe a aproximação dos artistas com a comunidade, bem como um diálogo intermitente sobre os limites e possibilidades práticas e o revigoramento do ambiente cultural local, nacional e de outros países. Além de brasileiros, participam do coletivo artistas estrangeiros, como um inglês, um colombiano e uma argentina.

Já a exposição “A Calcogravura em sua pluralidade técnica”, traz imagens gravadas em metal a partir de um coletivo de 10 artistas. A mostra tem curadoria de Vinícius Buzzatto.          
                         A impressão em Calcogravura ocorre mediante pressão na peça a ser impressa. Segundo o curador, o público terá a possibilidade de conhecer diferentes maneiras de gravação de imagens no material. “A nossa intenção é mostrar o quão rico e particular é esse mundo em que vivemos. Queremos mostrar que existem muitas possibilidades de se gravar no metal e também mostrar o quanto esse tipo de gravura pode nos dizer algo”, explica Vinícius Buzzatto.

Serviço – Abertura das exposições “Intercâmbio Portfólio” e “A Calcogravura em sua pluralidade técnica”
Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba – Solar do Barão (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533  - Centro - Curitiba)
Data e horário da abertura das exposições: dia 15/6, sexta-feira, às 19h.
Período expositivo: de 15 de Junho a 9 de Setembro de 2018
Horários para visitação: 9h às 12h e das 13h às 18h, de terça a sexta-feira e das 12h às 18h, aos sábados, domingos e feriados
Entrada gratuita.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS