LUIZ ARTHUR MONTES RIBEIRO CELEBRA 30 ANOS DE ARTES VISUAIS

Trata-se de um momento especial, com tripla comemoração, em que o premiado e múltiplo artista demarca seus 30 anos de trajetória nas artes visuais, seu aniversário de 61 anos e seus 28 anos de produção literária 

Novembro é, tradicionalmente, um mês de comemorações para o premiado artista visual Luiz Arthur Montes Ribeiro. No dia 5 deste mês, este paranaense que dedica sua vida às Artes Visuais e à Literatura completa seus 61 anos de idade. Junto com a celebração da data, ele abre uma exposição especial, com duração de três dias e visitas agendadas, dentro dos protocolos de combate à pandemia, demarcando um momento muito marcante de sua produção e que dialoga fortemente com o atual momento que vivemos hoje globalmente. Além da exposição de seu expressivo trabalho visual, Montes Ribeiro também expõe neste evento sua vasta produção literária, comemorando 28 anos de literatura e demarcando uma celebração tripla neste ano de 2020.  

 

O evento triplo especial acontecerá no dia 5/11 das 14 às 20 horas; no dia 6/11 das 14 às 19 horas; e no dia 7/11 das 10 às 17 horas, sempre sob agendamento, no espaço Luiz Arthur Montes Ribeiro Galeria de Arte (Av. Vicente Machado, 160, 4º andar; contatos 41 99920-7349  | 41 3598-4890  |  galeriadearte@luizarthur.com.br).  

A partir do dia 17 de Novembro até o dia 23 de Fevereiro, o artista reabre sua galeria para visitas à nova exposição, sempre de terça a sexta-feira, das 14h às 19h, mediante agendamento.  

 

O artista segue atendendo clientes e o público em geral também por seu e-commerce, lançado neste ano de 2020, no site: www.luizarthur.com.br.  

 

30 ANOS DE ARTES VISUAIS 

Para comemorar seus 30 Anos de Artes Visuais, Luiz Arthur Montes Ribeiro apresentará em sua galeria, situada em Curitiba, a exposição “SANGRE DE MI SANGRE NOS JARDINS IMAGINÁRIOS DO RIO DE JANEIRO”. 

 

Trata-se da releitura, com o olhar contemporâneo, desta importante mostra criada em 2007, que apresenta, em uma envolvente dança visual entre ficção e realidade, a perturbadora e agônica situação que o artista vivenciou em um acidente na cidade do Rio de Janeiro em dezembro de 2006. O ônibus em que ele estava foi tomado por traficantes, aprisionando todos os passageiros no veículo. Após o ônibus ser tomado de assalto, os traficantes fizeram vários disparos e, em seguida jogaram um coquetel molotov no interior do ônibus. Ao final, após intensos momentos de agonia, desafio, busca pela sobrevivência e, ao mesmo tempo, tensão, temor, incerteza, espera, todos os passageiros se salvaram. A luta pela vida venceu.  

 

Entre as obras apresentadas nesta marcante exposição estão “Mandalas Celestiais num Rio de Janeiro perturbado e violento”; “Longas pernas para caminhar no Rio de Janeiro!”; “Crianças prisioneiras em seus jardins e brincadeiras”; “Coquetel Molotov – não me queime”; Cristo – Rosas e bandidos num Rio de Janeiro triste”. A exposição é composta por desenhos, aquarelas, nanquins, um objeto e telas em técnica mista (em muitas delas, o artista usou o seu próprio sangue – vida –; e seu sêmen – nova vida).  


EXPOSIÇÃO LITERÁRIA 

Escritor e poeta, membro efetivo do Centro de Letras do Paraná, Montes Ribeiro apresenta neste evento de celebração tripla todos os seus livros. São dez obras, produzidas ao longo dos últimos 28 anos. Haverá um exemplar físico do livro digital “Corações Alados”, lançado em e-book neste ano de 2020, e um exemplar em Alfabeto Braille do livro “Poesias para um grande amor”. Também haverá distribuição de poesias aos visitantes. 

 

Montes Ribeiro apresentará ainda suas celebradas “Sacolas de Poesias”, assim como as chamadas “Poesias no tule” (poesias eróticas). 

 

SOBRE LUIZ ARTHUR MONTES RIBEIRO 

Natural de Ponta Grossa, o múltiplo artista paranaense reside em Curitiba desde 1980, cidade na qual cursou Letras Português/Inglês na Universidade Tuiuti e frequentou o curso de pós-graduação em Artes Plásticas na Faculdade de Artes do Paraná. É ainda Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. 

 

Em Ponta Grossa, iniciou seus estudos nas Artes aos 13 anos de idade, com o mestre Sidney Mariano. Em Curitiba frequentou vários ateliês. Entre eles pintura a óleo, pintura em acrílica, desenho, desenho da figura humana, aquarela, cerâmica e ilustração botânica. É premiado nacionalmente em importantes salões de arte. Sua obra repercute também internacionalmente. Recentemente, Montes Ribeiro foi destaque em revista internacional sobre o mercado de arte e design com uma reportagem sobre seu trabalho. 

 

Participou de várias exposições coletivas no Brasil e promoveu (entre outras) exposições individuais no Museu de Arte de Cascavel, Museu de Arte de Maringá, Museu de Arte Tingui-Quera, Centro Feminino Paranaense de Cultura, Memorial de Curitiba (Salão Brasil), Centro Cultural Brasil-Espanha, Casa da Cultura de Guaratuba e Mansão Vila Hilda em Ponta Grossa. Também expôs em espaços, centros e casas de cultura da Secretaria de Cultura de Araucária, Secretaria de Cultura de São José dos Pinhais, Secretaria de Cultura de Campo Largo, Secretaria de Cultura de Pinhais, Secretaria de Cultura de Colombo e Secretaria de Cultura de Guaratuba. Assim como nas cidades de São Paulo, João Pessoa, Itapoá, Blumenau. Também expôs em Maputo (Moçambique) e Madri (Espanha).  

 

Na Literatura, publicou dez livros nos campos da poesia e da educação, incluindo uma obra digital e um livro em Alfabeto Braille. É premiado em concursos de poesias e contos no Brasil. Como poeta, é conhecido por escrever sobre o amor. Em seus livros, inclui, além das poesias, cartas de amor, escritos e frases. As ilustrações também são de sua autoria. Seu livro “Jardins Imaginários da minha solidão”, é escrito em português com tradução para o inglês, o francês e o espanhol. Tem participação em concurso de poesias no município de Vidigueira, em Portugal. 

 

Conhecido como o artista das formas multicolorias e de escritos sobre a temática do amor, Montes Ribeiro consolida sua carreira nas Artes e na Literatura ultrapassando as fronteiras do Brasil. 

 

  

Serviço:EXPOSIÇÃO “30 ANOS DE ARTES VISUAIS”: 

“SANGRE DE MI SANGRE NOS JARDINS IMAGINÁRIOS DO RIO DE JANEIRO”  


EXPOSIÇÃO LITERÁRIA: 28 ANOS  

Abertura: 5 de Novembro, 14h às 20h 

Demais datas: 6 de Novembro, 14 às 20h 

            7 de Novembro, 10h às 14h 

Período estendido: 17/11/2020 a 23/02/2021, 3ª a 6ª-feira, 14h às 19h 

 

**Visitas sempre sob agendamento: (41) 99920-7349 | (41) 3598-4890 |   galeriadearte@luizarthur.com.br 

 

Local: Luiz Arthur Montes Ribeiro Galeria de Arte 

           Avenida Vicente Machado, 160, cj. 43, Centro, Curitiba, Paraná. 

Canais Online: 

E-commerce: www.luizarthur.com.br   

Facebook: @galeriadearteluizarthurmontesribeiro 

Instagram: @luizarthurmontesribeiro 

Twitter: @MontesLuiz 

Blog: luizarthurarteegastronomia.blogspot.com 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CURITIBA RECEBE EM ABRIL A 3ª EDIÇÃO DA OLD & LOW CAR

HANGAR: LIVE COM TRIBUTO AO METALLICA NO SÁBADO

OLGA KIUM E DAVI SARTORI INTERPRETAM GERSHWIN NA LIVE DA UNICULTURA