REALIDADES ATUAIS EM ARTES SÃO TEMA DE LIVE NO BOSSA CRIATIVA

 

Realidades Atuais em Artes são tema de live no Bossa Criativa

Mesa redonda contará com a presença de professores da área e será transmitida pelo canal Arte de Toda Gente, no Youtube. 

Live Realidades em Artes no Bossa Criativa

As Realidades Atuais em Artes são o tema de uma live do projeto Bossa Criativa Arte de Toda Gente, 18 de Novembro, a partir das 18h, com transmissão pelo canal Arte de Toda Gente, no Youtube. Organizado na forma de uma mesa redonda, o encontro contará com a presença dos professores Lucas Robatto (coordenador profissional da área de Artes), Beth Rangel (PRODAN/UFBA), Lourdes Macena (Mestrado Profissional em Artes/IFCE) e Aloysio Fagerlande (PROMUS/UFRJ), e será mediado por Marcelo Jardim (coordenador do Bossa Criativa), como uma prévia para o lançamento de uma mostra com o mesmo nome, marcada para dezembro. O Bossa Criativa é uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com a curadoria de sua Escola de Música. Após o evento, o vídeo com o registro da live ficará disponível no site do projeto - www.bossacriativa.art.br.

A mostra - Parte do projeto Bossa Criativa, a mostra Realidades Atuais em Artes será lançada em 16 de dezembro de 2020. Ela reunirá uma seleção de trabalhos de pesquisa em Artes de nove mestrandos da Universidade Federal da Bahia - UFBA, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, da Escola Superior de Artes Célia Helena e da UFRJ. Todos os trabalhos serão divulgados em vídeo e veiculados nas plataformas do Bossa Criativa – site, canal no Youtube e perfis nas redes sociais.

O lançamento da mostra, em 16/12, será marcado por duas lives, às 16h e às 18h, com um bate-papo com os artistas selecionados. Nesses horários serão também exibidos os primeiros episódios de cada um dos nove projetos premiados, com apresentação de seus autores, que debaterão e comentarão suas criações.

Quem são os participantes da live Realidades Atuais em Artes, 18/11:

Lucas Robatto estudou na Escola Estatal Superior de Música de Karlsruhe (Alemanha), onde em graduou-se como Músico de Orquestra e completou Curso de Aperfeiçoamento Artístico (equivalente ao Master of Music). É Doutor em Flauta pela Universidade de Washington, Seattle (Estados Unidos). Com intensa carreira como solista, camerista e professor, atualmente exerce o cargo de Coordenador para Programas de Pós Graduação Profissionais da CAPES.

Lourdes Macena é doutora em Artes pela UFMG, coordena o Mestrado Profissional em Artes do IFCE, onde também atua como professora de Teatro e Cultural Popular, e de danças tradicionais na Licenciatura em Teatro. É também diretora geral do Miraira - Laboratório de práticas culturais tradicionais.

Beth Rangel é professora da Escola de Dança da UFBA, doutora em Educação e coordenadora do Programa de Pós-graduação Profissional de Dança da mesma universidade. Tem experiência em gestão cultural e projetos socioculturais. Atua em pesquisas da Arte enquanto Tecnologia Educacional. É líder do grupo de pesquisa ENTRE: Artes e enlaces.

Aloysio Fagerlande é Doutor em Música pela UNIRIO (2008) e professor-associado de fagote da Escola de Música da UFRJ. Ele já se apresentou e ministrou cursos e oficinas por todo o Brasil, África, Oriente Médio, Américas e Europa. É coordenador do curso de Mestrado Profissional em Música da UFRJ-PROMUS.

Marcelo Jardim - Diretor artístico e vice-diretor da Escola de Música da UFRJ, professor de Regência de Banda e Prática de Orquestra e diretor musical da Orquestra de Sopros da UFRJ. Atua também como professor-orientador do PROMUS - Programa do Mestrado Profissional em Música da UFRJ. É doutor em Práticas Interpretativas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, e mestre e bacharel em Regência e Práticas Interpretativas pela UFRJ. É diretor executivo dos Projetos Funarte-UFRJ, com abrangência nacional, o que inclui o Sistema Nacional de Orquestras Sociais do Brasil. É consultor artístico e coordenador pedagógico dos cursos de capacitação para regentes e instrumentistas de bandas de música, Painéis Funarte de Bandas de Música, realizados pela Fundação Nacional de Artes, e responsável pelo Projeto de Edições de Partituras para Banda.

O projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente - Parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – com curadoria de sua Escola de Música –, o Bossa Criativa reúne apresentações e oficinas de diversas linguagens artísticas e formas de economia criativa. O foco é a democratização da cultura, bem como a diversidade e a difusão de todas as artes, de modo inclusivo. As atividades são compostas de pocket shows, performances e vídeos de capacitação, exibidos no site www.bossacriativa.art.br, com participação de artistas de todo o Brasil. A agenda inclui o lançamento de um edital para novas propostas artísticas e culturais; e também um chamamento público para apresentação de trabalhos de mestrado na área das artes. A iniciativa faz parte do Programa Funarte de Toda Gente. Mais informações no site do projeto.

SERVIÇO: Live Realidades Atuais em Artes no Projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente, com apresentação da Mostra Realidades Atuais em Artes.

Quando: Dia 18 de Novembro de 2020, às 18h, com transmissão do canal Arte de Toda Gente, no Youtube (www.youtube.com/artedetodagente)

Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Atividades, ações e mais informações disponíveis no site www.bossacriativa.art.br

Informações sobre editais e outros programas da Funarte www.funarte.gov.br

Mais informações para a imprensa Projetos UFRJ – Funarte:

imprensa@musica.ufrj.br e ascomfunarte@funarte.gov.br



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"