METÁFORAS DE LEOPOLDINO DE ABREU

 O escultor Leopoldino de Abreu realiza exposição de suas obras em mármore e granito no Museu Guido Viaro, a exposição chama-se Metáforas.
 
Com a Exposição “Metáforas”, Leopoldino de Abreu introduz para o meio artístico sua percepção do significado conceitual da forma. As obras presentes neste conjunto, em mármore Calacatta e Basalto transcendem a matéria surgida da transformação da rocha, quando a observamos esculpida, em metáforas de um sentimento, de uma ideia. 
Ciclo Finito. 
 
Em sua linguagem escultórica, percebemos o total controle sobre a ação ao transpor suas emoções para a pedra bruta, dando-lhe significado. A escultura é a materialização de um sentimento que já está em seu pensamento.
 
Em cada obra ele consegue transmitir diferentes efeitos e sentidos. Ao longo do processo, desde a criação da forma, até a conclusão da obra, compreende-se uma equivalência poética e plástica. O poder de expressar a essência de seus sentimentos intrigantes, questiona a percepção do observador.
 
Em 35 anos dedicados a arte, o contato com grandes nomes começou cedo, ao ser levado pelo pai a ateliês de artistas como Theodoro De Bona e Luiz Carlos Andrade de Lima. Começa a aprender pintura, desenho nu e inicia a escultura com Elvo B. Damo e Clesius Coser. Cursa Belas Artes e desenvolve a técnica de transferência por pontos com Cícero D’Ávila. Realiza cursos em Massa Carrara, Itália e, no Brasil. Com várias exposições e Bienais, tem obras em acervos nos EUA, Panamá, Itália, França e Brasil.
 
Serviço: METÁFORAS de Leoplodino de Abreu 
Museu Guido Viaro – 14ª Bienal Internacional de Curitiba - Circuito de Museus 
Abertura dia 3 de Outubro, às 20h
Período expositivo: De 3 de Outubro a 1º de Novembro
 
Curadoria Ariane Labre
Crítica Estela Sandrini e Fernando A.F.Bini
Fotografia de: Rubens Nemitz Jr. e Christian Schönhofen.
 
  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"