CANTORA LÍRICA FAZ ÚNICA APRESENTAÇÃO EM CURITIBA

Uma das vozes mais reconhecidas de sua geração, a premiada cantora lírica francesa Eva Zaïcik faz única apresentação em Curitiba, em 24 de Outubro (quinta-feira). A mezzo soprano sobe ao palco do Auditório Regina Casillo às 20h, acompanhada pelo pianista Marco Bernardo. No ano passado, conquistou o Concurso Rainha Elisabeth da Bélgica, um dos mais tradicionais para cantores líricos no mundo. O evento tem entrada gratuita. Os ingressos já podem ser retirados no Solar do Rosário, no escritório Casillo Advogados ou no local, duas horas antes do espetáculo.
Fotografia: Otavio Dias. 
A turnê de Eva Zaïcik tem patrocínio das empresas Peróxidos do Brasil, Coimpa e Fundação BNP Paribas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Eva Zaïcik é uma das cantoras de ópera mais renomadas de sua geração. No ano passado, recebeu o prêmio revelação no "Victoires de la Musique Classique", além do prêmio do concurso Rainha Elisabeth na Bélgica e o terceiro prêmio no concurso “Voix Nouvelles”. Já em 2016 tinha sido eleita revelação no concurso ADAMI Young Talent, mesmo ano em que obteve mestrado em canto no Conservatório Nacional de Música e Dança de Paris. Interpretou importantes papéis em óperas, incluindo Carmen na obra homônima de Bizet, e Speranza no "Orfeu" de Monteverdi.

Eva fez ainda apresentações solo, tanto de música clássica quanto de música contemporânea. Interessada em diálogos transculturais, formou o projeto "Ensemble Lunaris" com dois amigos, com os quais lançou sua primeira gravação, "Exode(s)" em 2014. Já se apresentou em diversas cidades pelo mundo, além de Paris em sua terra natal, passou ainda por Madrid (Espanha), Londres (Inglaterra) e Seul (Coreia do Sul).

Repertório  
O repertório destaca três grandes nomes da música clássica, os também franceses Hector Berlioz, Claude Debussy e Georges Bizet. O programa da noite foi denominado "Femmes Amoureuses" ("mulheres apaixonadas"). De Debussy, foram selecionadas "Ondine (Préludes, Deuxième livre, VIII)" para piano, "Trois Chansons de Bilitis" e "Canope (Préludes, Deuxième livre X)" para piano. Já de Berlioz, ela interpreta "Les Nuits d'été, op. 7".

No encerramento, Eva cantará  "Habanera (L'amour est un oiseau rebelle)" e "Séguidille (Près des remparts de Séville)". Estes são dois dos mais conhecidos momentos do primeiro ato da ópera Carmen. A "Habanera" foi uma das peças escolhidas por Eva Zaïcik para sua apresentação na etapa final do Concurso Rainha Elisabeth da Bélgica.

Chega agora ao Brasil para sua primeira turnê. Além de Curitiba, se apresenta ainda em Florianópolis, São Paulo e Manaus.

O pianista  
Marco Bernardo é natural de São Paulo. Egresso de uma família de músicos, se diplomou em música pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.   Por duas décadas desenvolveu intensa atividade como regente de corais, arranjador, maestro preparador e pianista acompanhador dos principais cantores eruditos e populares brasileiros, em especial nas "Vesperais Líricas" do Theatro Municipal de São Paulo. Em 2012 e em 2015 Marco Bernardo foi o pianista das apresentações brasileiras de cantoras líricas premiadas no Concurso Rainha Elisabeth da Bélgica – as coreanas Haeran Hong e Sumi Hwang e a belga Jodie Devos, sopranos.

Cantora lírica Eva Zaïcik em Curitiba
Data: 24 de Outubro, quinta-feira
Horário: 20h
Entrada franca
Ingressos: já disponíveis para retirada antecipada no Solar do Rosário (Rua Duque de Caxias, 4) ou na sede do escritório Casillo Advogados (Rua Lourenço Pinto, 500). No dia do evento, ingressos poderão ser retirados a partir de 2 horas antes do espetáculo, na entrada do auditório.
Endereço: Auditório Regina Casillo - Rua Lourenço Pinto, 500 - Centro, Curitiba - PR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS