APACN - APOIO À CRIANÇA LAÇA LIVRO SOBRE TRATAMENTO INFANTOJUVENIL

O livro foi feito com a participação de 41 crianças e adolescentes acolhidas pela instituição, com seus desenhos e depoimentos e com uma linguagem de criança para criança para relatar todas as fases do tratamento.
 
No próximo dia 10 de Outubro, às 19 horas, no Salão Rosa do Clube Curitibano, acontece o lançamento do livro da Apacn: “Entendendo nosso tratamento: de criança para criança”, para convidados e, para quem comparecer, ganha um exemplar do livro.
 
O projeto iniciou no fim de 2018, pela equipe multidisciplinar composta por nutricionista, psicóloga, assistente social da Apacn e professora do Programa de Escolarização Hospitalar, com base em relatos feitos pelas crianças e adolescentes participantes, que são os personagens reais, desde o diagnóstico da doença, sequência do tratamento e ‘termos’  corriqueiros ouvidos durante o tratamento, para serem abordados e lançados na obra.
 
Estes escolheram suas próprias ‘falas’ e seus próprios desenhos e também participaram da compilação dos termos utilizados pelos médicos para, através da sua própria linguagem, elucidar para melhor compreensão e entendimento dos leitores.
 
Como foi estruturado e planejado com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que prevê direito a educação, saúde e lazer, percebeu-se que as ‘falas’ dos personagens reais lançadas na obra, ajudarão outras crianças, adolescentes e famílias a compreender melhor a doença e o tratamento e a esclarecer termos médicos, que não são entendidos, principalmente para quem inicia o tratamento.
 
Mascote  
A convite da equipe idealizadora, foi criado pela Artista Plástica Mariza Del Claro, voluntária e Presidente da Apacn um mascote, cuja escolha das crianças foi um papagaio, chamado “Hulqui”. O nome também foi escolhido por elas.
 
A justificativa pela escolha do papagaio foi por ser uma ave que fala como eles e também porque transmitiria as expressões e relatos de maneira lúdica.
 
Quanto ao nome, foi uma junção do nome de um super-herói da cor verde como o papagaio e por ser forte e corajoso como os pacientes em tratamento do câncer, com o nome de um dos procedimentos mais comuns no tratamento que é a quimioterapia.
 
Evento e sessão de autógrafos 
No evento haverá sessão de autógrafos com algumas crianças presentes que participaram do projeto, além de uma apresentação de fantoches e coquetel. Cada convidado que comparecer ganhará um exemplar do livro.
 
Sobre a Apacn - Instituição sem fins lucrativos, de utilidade pública federal, estadual e municipal, criada em 1983 para atender gratuitamente crianças e adolescentes com câncer de todo o Brasil, que realizam o tratamento em Curitiba. Unidades de acolhimento, atendimento e pesquisas: Casa de Apoio, Ambulatório Menino Jesus de Praga e Centro de Pesquisas (CEGEMPAC). A APACN é auditada pela KPMG. www.apacn.org.br

Serviço: Lançamento do livro da Apacn:
“ENTENDENDO NOSSO TRATAMENTO DE CRIANÇA PARA CRIANÇA”

10 de Outubro, quinta-feira, às 19h30 no Salão Rosa do Clube Curitibano na Av. Pres. Getúlio Vargas, 2.857 Água Verde – Curitiba - PR.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SHOPPING PALLADIUM INICIA CAMPANHA DE DIA DAS CRIANÇAS COM BRINDE EXCLUSIVO

YOUTUBER REZENDEEVIL LANÇA LIVRO EM CURITIBA

MASTER VENCE PROFISSIONAIS DO ANO NA CATEGORIA CAMPANHA REGIÃO SUL