CAPELA SANTA MARIA RECEBE APRESENTAÇÃO "A ÓPERA NO MUNDO"

Com entrada gratuita, concerto didático terá obras de Verdi, Puccini, Carlos Gomes, entre outros compositores

Em sua segunda temporada, o projeto Bravíssimo Concertos realizado pela UniculturaUniversidade Livre da Cultura segue voltado para a formação de plateias de diferentes correntes musicais. Para este ano, o calendário prevê apresentações de ópera, música clássica instrumental, música medieval e música brasileira nas cidades de Medianeira, Curitiba e Cascavel.


A estreia do Bravíssimo em Curitiba acontece na quinta-feira, dia 5 de Maio, às 20h, na Capela Santa Maria com o programa “A Ópera no Mundo”. Na oportunidade, o público poderá apreciar óperas da França, Itália, Polônia, Estados Unidos e Áustria. Obras de Verdi, Puccini, Carlos Gomes, entre outros importantes compositores serão interpretadas pela soprano Ornella de Luca e o tenor Vitorio Scarpi com o acompanhamento do pianista Thiago Plaça Teixeira. 

Outra atração para o público presente será a presença da professora e especialista em história da música, Liana Justus. Durante o concerto didático, a autora de 11 livros e ganhadora de dois prêmios Jabuti, passará informações contextualizadas sobre as obras e compositores do programa.


Contrapartida social leva atividades para alunos da rede municipal de ensino

Além do concerto aberto ao público, o Bravíssimo também levará ao Teatro da Vila, na terça-feira (03/05), atividades para alunos e professores da Rede Municipal de Ensino. Com a coordenação pedagógica da professora de música  Liana Justus, serão realizados exercícios para despertar o interesse pela música clássica e instrumental. A ação também contará com a presença do multi-instrumentista e pesquisador de música céltica, nórdica e medieval,Carlos Simas. Além da apresentação musical, o músico colocará os alunos em contato com  instrumentos medievais.

Sobre o Bravíssimo

Teve início, em 2019, na cidade de Medianeira. A partir da compra do primeiro piano da cidade foi desenvolvida uma programação anual de concertos didáticos de diferentes correntes musicais. Em paralelo, profissionais da música realizaram uma série de ações educacionais que proporcionaram aos alunos da rede pública de ensino contato com todo o universo musical. 

Em sua segunda temporada, o projeto ganha alcance com concertos nas cidades de Cascavel, Medianeira e Curitiba. Estão previstas apresentações de ópera, música clássica instrumental, música medieval e música brasileira.


Realização, apoios e patrocinadores

Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura do Governo Federal, Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura, o Bravíssimo tem incentivo da Supermax, Unimed Curitiba, BRDE, Frimesa, Lar Cooperativa Agroindustrial e Fertipar. Realizado pela Unicultura com apoio da Prefeitura Municipal de Cascavel, Prefeitura Municipal de Medianeira, Fundação Cultura de Curitiba, Publicar Painéis e Rede Costa Oeste de Comunicação. 


Ornella de Lucca - soprano

Natural de Curitiba, iniciou seus estudos de canto com a cantora brasileira Neyde Thomas. Em 2013, transferiu-se para a Áustria, onde iniciou os seus estudos na "Universität    Mozarteum de Salzburg" com a professora Barbara Bonney, onde foi aprovada em 1°lugar e lá se graduou com louvor em Bacharelado em Canto em 2018. Em Julho de 2021, abriu o festival Accademia Chigiana em Siena na Itália como solista na peça “Pulcinella” de I. Stravinsky e em Novembro do mesmo ano formou-se no Mestrado em Canto nas opções Ópera Studio e Lieder na "Universität Mozarteum de Salzburg".

Vitorio Scarpi, tenor

Iniciou seus estudos com o Maestro e também tenor, Alexandre Mousquer em 2017. Considerado um jovem talento, Vitorio coleciona em seu currículo diversos títulos e premiações dos maiores concursos de canto do país e do exterior.
Melhor tenor do concurso Brasileiro de canto “Maria Callas”, melhor tenor no concurso Linus Lerner da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, melhor intérprete de canção de câmera no “Concurso Carlos Gomes” de Campinas, primeiro lugar no concurso “Revele seu talento” da PUCPR em 2019, vencedor do Concurso Bixiga Canta, promovido pela Orquestra Jovem do Bixiga. Também foi primeiro lugar geral do concurso internacional de canto lírico “Galina Pysarensko, na cidade de Novyi Horod, na Rússia, e vencedor do concurso de canto Lírico da cidade de San Luis Potosí, no México. 


Thiago Plaça Teixeira – pianista

É Bacharel em Piano pela EMBAP, Mestre e Doutor em Música pela UFPR. Foi premiado em concursos de piano e atuou com diversos instrumentistas, cantores e coros em concertos, óperas e festivais. Trabalhou em instituições de ensino superior no Paraná ministrando disciplinas teóricas e práticas. Atua como pianista correpetidor e é professor colaborador na Unespar.


Serviço: Abertura do Bravíssimo Concertos - temporada 2022 - “A Ópera no Mundo”
Data: quinta-feira, 5 de Maio de 2022
Horário: 20h
Local: Capela Santa Maria
Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 273 - Centro - Curitiba - PR

Ingresso: gratuito, disponível para retirada de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30

http://bravissimo.art.br 

https://facebook.com/bravissimoconcertos
https://instagram.com/bravissimoconcertos


PROGRAMA
CARLOS GOMES (1836-1896) – ABERTURA DA ÓPERA O GUARANI

STANISLAW MONIUSZKO (1819-1872) – ÓPERA HALKA
ÁRIA DE TENOR - SZUMIA JODLY NA GÓR SCZYCIE
(OS ABETOS FARFALHAM NO TOPO DA MONTANHA)

GIACOMO PUCCINI (1858-1924) – ÓPERA LA BOHÈME
ÁRIA PARA SOPRANO – QUANDO ME'N VO (QUANDO ESTOU PASSANDO)

FRANCESCO CILEA (1866-1950) – ÓPERA L’ ARLESIANA
ÁRIA PARA TENOR – E LA SOLITA STORIA DEL PASTORE  (A HISTÓRIA DO PASTOR)

GIUSEPPE VERDI (1813-1901) – ÓPERA RIGOLETTO
ÁRIA PARA SOPRANO – CARO NOME CHE IL MIO COR (DOCE NOME QUE FEZ MEU CORAÇÃO)

GEORGE BIZET (1838-1875) – ÓPERA OS PESCADORES DE PÉROLAS
ÁRIA PARA TENOR – JE CROIS ENTENDRE ENCORE (EU CREIO AINDA OUVIR)

DOUGLAS MOORE (1893-1969) – OPERETA THE BALLAD OF BABY DOE
ÁRIA PARA SOPRANO – WILLOW SONG (CANÇÃO DO SALGUEIRO)

DUETOS
GAETANO DONIZETTI (1797-1848) – ÓPERA DON PASQUALE
DUETO PARA TENOR E SOPRANO TORNAMI A DIR CHE M’AMI (VOLTE PARA DIZER QUE ME AMA)

FRANZ LEHÁR (1870-1948) – OPERETA A VIÚVA ALEGRE
DUETO PARA TENOR E SOPRANO DEINE LIPPEN SCHWEIGEN (SEUS LÁBIOS SILENCIOSOS)


Fotografia:  BRUNNO COVELLO.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS