ORQUESTRA LADIES ENSEMBLE APOSTA NA VIBRAÇÃO DA MÚSICA ESPANHOLA

 



Espetáculo tem solo de castanholas da cônsul da Espanha em Curitiba, Blanca Hernando Barco 

 

Um repertório vibrante, cheio de contrastes e denso. As apresentações de Maio da Orquestra Ladies Ensemble trazem a beleza da música espanhola ao palco do Auditório Regina Casillo, nos dias 27 e 28. O Especial Violão Flamenco contará com a participação especial da cônsul honorária da Espanha em Curitiba, Blanca Hernando Barco, que fará um solo de castanholas acompanhada pela orquestra.

Blanca vai solar no Fandango do quarteto in D, de Boccherini, obra nunca executada na cidade. Outro destaque do Concerto Sinfônico Repertório Espanhol será a estreia como solista da violonista convidada Luciana Lozada, reforçando o compromisso do projeto de dar oportunidade para mulheres na música erudita.

Nos ensaios diários da primeira orquestra formada exclusivamente por mulheres do Brasil, “dá para sentir a atmosfera festiva da feira de abril de Sevilha, o pulsar ritmado das casas de flamenco das Cuevas do bairro de Sacromonte em Granada, a beleza dos jardins da Alhambra”, compara Fabiola Bach Akel, fundadora e diretora artística da orquestra. “A Espanha tem uma música maravilhosa que todos precisam conhecer”, completa.

 

Programa

O programa será aberto por uma suíte da Ópera “Carmen”, de Bizet, com AragonaiseHabanera, Les Toreadors e Chanson Bohème. E segue com as composições de Boccherini (Fandango do quarteto in D), Joaquim Rodrigo (Concerto de Aranjuez - 2° movimento) e as obras Astúrias e Sevilha, de Isaac Albeniz, especialmente adaptadas para a orquestra Ladies Ensemble, já que originalmente foram compostas para violão solo. A regência será do maestro venezuelano Roberto Ramos.

 

A Ladies Ensemble

Primeira orquestra formada só por mulheres no Brasil, a Ladies Ensemble atua desde 2009 e reúne musicistas de diferentes idades, vertentes, influências e inspirações. A orquestra é expoente em um universo com diminuta presença feminina em posições de liderança e mostra que mulheres podem ser protagonistas em uma orquestra. 

O apoio a causas da mulher é uma de suas missões centrais — entre elas, a conscientização sobre o câncer de mama. Para isso, produz iniciativas como o “Concerto das Rosas” — espetáculo apresentado para milhares de pessoas entre 2017 e 2018 com o objetivo de arrecadar fundos para a compra de próteses mamárias.

Hoje com “casa própria” no Auditório Regina Casillo, a Ladies Ensemble tem entre suas missões a formação de plateia, a democratização da música clássica e a formação de musicistas. Desde seu início pioneiro como noneto, em 2009, até hoje, a orquestra influencia e inspira outras mulheres a seguirem seus sonhos e paixões sem medo. 

O projeto anual “Orquestra Ladies Ensemble no Auditório Regina Casillo” foi viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo, e conta com patrocínio das empresas BHS Corrugated, Oregon, Nórdica Veículos, Guararapes, Impextraco, Tintas Dacar, Sollo Sul, Ferragens Negrão, Transunion, Abase Vet, Grupo Barigui Veículos, Grasp, Milium, Trutzschler, Agrosul Catarinense, GV2C, Tintas Alessi, Fobras, PASA, Delta Cable, Plast & Pack, M.A. Máquinas, Dissul, Stampa Food e Perkons. A Instituição beneficiada é o Hospital Pequeno Príncipe. A realização é do Solar do Rosário, espaço particular de Arte e Cultura em Curitiba fundado em 1992. Com direção geral de Lucia Casillo Malucelli e direção musical de Fabiola Bach Akel. Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Pátria amada Brasil, Governo Federal. 

 

Serviço: Ladies Ensemble – Concerto Sinfônico Repertório Espanhol

Datas: 27 e 28 de Maio de 2022

Horário: Sexta às 20h | Sábado às 17h

Local: Auditório Regina Casillo - Rua Lourenço Pinto, 500, Centro, Curitiba - PR

Ingressos: R$ 30 (inteira) / R$ 15 (meia)

Vendas pelo Disk Ingressos: (41) 3315-0808 / atendimento@diskingressos.com.br

Estacionamento gratuito no local.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"