MOSTRA UNIVERS9 REALIZA DEBATE SOBRE ARTE COM CRÍTICOS, CURADORES E ARTISTAS

        Catálogo da exposição será lançado no mesmo dia, ambos têm entrada gratuita


A exposição Univers9, aberta no MuMA - Museu Municipal de Arte - desde 26 de março, realiza no dia 13 de Maio, sexta, às 16h30, uma conversa com o tema Arte Atual com Ivo Mesquita, curador, jornalista e historiador de arte; os artistas Tony Camargo e Uiara Bartira; a curadora Márcia Aracheski; Ana Mondini, crítica de arte que assina o texto do catálogo - que será lançado no mesmo dia – e os nove artistas que compõem a mostra.

A curadora da Univers9, Márcia Aracheski, ressalta a importância do tema. "Convidamos o curador Ivo Mesquita e o artista Tony Camargo para uma conversa sobre arte atual; dois olhares relevantes, consideráveis e impecáveis na trajetória da arte de nosso tempo", diz. 


                                                                              

O coletivo é composto por: Ângela Muggiati, Carmen Fortes, Daniela Veronesi, Denise Abujamra, Eliane Dumke, Francinete Alberton, Márcio Wantroba, Sonia Mota e VeraLu, a mostra tem curadoria e texto curatorial de Márcia Aracheski, além de texto crítico de Ana Carolina Mondini.

A exposição também foi prorrogada até dia 26 de Junho. No mês de Maio ocorrem visitas guiadas pela exposição com os artistas nos dias 04, 11, 18 e 25/05. Todas as atividades têm entrada livre e acontecem no MuMA. 

Sobre os convidados:
Ivo Mesquita, curador independente, mora em São Paulo. Jornalista e historiador de arte de formação assina diversas curadorias entre elas da 28º Bienal de São Paulo, em 2008, como curador-chefe. Curador para a X Mostra da Gravura Cidade de Curitiba - Mostra América dos países Canadá, México, Argentina e da Coleção Leo Castelli no Museu Municipal de Arte MuMA, em 1992. Foi diretor artístico de importantes instituições como Pinacoteca do Estado de São Paulo, do Museu de Arte Moderna de São Paulo e da Fundação Bienal de São Paulo. Das exposições que idealizou e desenvolveu como curador, destacam-se: F[r]icciones, Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, Madri 2000 e Cartographies, Winnipeg Art Gallery, Canadá 1993. Desde 1996 e por mais de uma década, foi professor visitante no Centro de Estudo de Curadoria do Bard College, Nova Iorque, EUA, o primeiro programa de mestrado para formação de curadores de arte contemporânea do país. 

Tony Camargo - artista visual paranaense, mora em Paula Freitas, PR. Autor de trabalhos que expõem cores e discussões sobre elementos opostos possui um currículo extenso com diversas exposições em museus e galerias, entre eles as individuais: Seleta Crômica e Objetos, Museu Oscar Niemeyer, Curitiba, em 2018, e Novas Planopinturas, SIM Galeria, Curitiba, em 2016, e as coletivas: Clube de colecionadores de fotografia do MAM - 20 anos, Museu de Arte Moderna de São Paulo, São Paulo, em 2020 e Modos de ver o Brasil: Itaú Cultural 30 anos, curadoria de Paulo Herkenhoff, Thais Rivitti e Leno Veras, Oca – Parque Ibirapuera, São Paulo, Brasil (2017), além de prêmios pelo Brasil.

 

Uiara Bartira - Bacharel em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná; com extensão em Gravura na The ArtStudents League of New York; Estudou litografia na Escola de Comunicação e Artes – USP; Pós graduada em Fotografia e Processos de Criação de Imagem pela Universidade Tuiuti do Paraná. Trabalha nas áreas de formação e curadoria de arte. Participa de importantes Salões e Bienais Internacionais de Gravura, além de inúmeras exposições individuais e coletivas. 

Ana Mondini é crítica de arte, doutora em filosofia, artista plástica, formada pela Escola de música e artes do Paraná e idealizadora do Canal no YouTube “Entrevista com Artistas & Afins”. 

Márcia Aracheski - Envolvida com a área cultural e artística desde 1997, Márcia Aracheski é formada em Artes Visuais pela Universidade Tuiuti do Paraná e Pós-graduada em História da Arte e em Museus, Galerias e Arquivos. Com mais de 20 exposições realizadas e textos críticos e curatoriais, atua como curadora, historiadora de arte, museóloga e gestora de eventos de arte em seu escritório. 

Produção e realização  
Univers9 tem realização da TRÊS_arte: curadoria, texto curatorial e expografia: Márcia Aracheski; texto crítico: Ana Carolina Mondini; orientação de arte: Uiara Bartira.
Montagem: Equipe Montagem Curitiba. Design gráfico: Adriana Alegria Design. Assessoria de imprensa: Palavra Assessoria de Comunicação. Fotografia: Katia Velo. Apoio: Hotel Pestana, JP Steakhouse. 

A programação pode ser acessada pelas plataformas:
Site: https://univers9arte9.wixsite.com/website
E-mail: univers9arte@gmail.com
Instagram: @univers9_arte
Facebook: https://www.facebook.com/universo9arteatual  

 
Serviço: Exposição Univers9
Período expositivo: 26 de Março a 26 de Junho de 2022
Local: Museu Municipal de Arte (MuMA) 
Horário de funcionamento: 10h às 19h (3ª feira a domingo)
Endereço: Av. República Argentina, 3430,  Portão - Curitiba - PR
Contato: (41) 3329-2801
Entrada gratuita
portaocultural@fcc.curitiba.pr.gov.br 

Atividades:
Lançamento do catálogo e conversa com convidados sobre Arte Atual
Local: Cine Guarani, no Museu Municipal de Arte - MuMA
Data: 13/05, sexta
Horário: 16h30
Participação: Ivo Mesquita, Tony Camargo, Uiara Bartira, Márcia Aracheski, Ana Mondini e artistas. 

Visitas guiadas com os artistas
Datas e horários:
Dia 04/05: 15h às 16h
Dia 11/05: 10h às 11h
Dia 18/05: 15h às 16h
Dia 25/05: 10h às 11h 

Cerimônia de encerramento
26/06, domingo
17h

Fotografia: Kátia Velo.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS