CONCURSO INTERNACIONAL DE PIANO REÚNE NOVOS TALENTOS DA AMÉRICA LATINA

Audições finais da 13ª edição do Edna acontecem de 02 a 05 de junho, na Capela Santa Maria, em Curitiba

A etapa final de um dos concursos de piano mais tradicionais do país reunirá, de 2 a 5 de Junho, 53 jovens pianistas em Curitiba. Participam das audições da 13ª edição do Concurso de Piano Profª Edna Bassetti Habith representantes de onze estados brasileiros, um representante da Bolívia e um do Paraguai. Os candidatos disputam mais de 27 mil reais em prêmios nas categorias  07 a 10 anos, 11 a 14 anos, 15 a 18 anos e 19 a 27 anos. 


Além da premiação em dinheiro, o Edna também contemplará o ganhador da categoria 19 a 27 anos com uma viagem para participar do evento "Encuentros Internacionales de Piano", que acontecerá na cidade argentina de Bariloche em janeiro de 2023.


A diretora artística do Edna, Daniela Tsi Gerber, conta que o concurso pretende estimular o aluno iniciante a desafiar-se tanto na disciplina do estudo quanto na projeção da emoção e do caráter da música. “É nesse momento de palco que o pianista pode extravasar seus sentimentos em suas performances”, lembra Daniela.


A abertura oficial da 13ª edição do Concurso de Piano Profª Edna Bassetti Habith acontece na quinta-feira (02), às 20h. A noite ainda reserva a apresentação do pianista Carlos Vogt. Em seu recital, o vencedor da última edição do Edna (categoria 19 a 27 anos) tocará obras de Johann Sebastian Bach, Ludwig van Beethoven, Franz Liszt e do homenageado Camargo Guarnieri.


Calendário de Audições 

Abertas ao público, as audições realizadas na Capela Santa Maria terão entrada livre. Os concorrentes serão avaliados pelos jurados José Luis Juri, Danieli Longo e Jeferson Ulbrich.


Na quinta-feira (2), das 14h30 às 19h, na sexta-feira (03) das 14h30 às 20h e no sábado (04) das 10h às 12h; 23 candidatos da categoria 19 a 27 anos realizam suas provas com duração de até 30 minutos. 


No sábado (4), das 14h10 às 18h40, doze concorrentes da categoria 15 a 18 anos fazem apresentações de até 20 minutos. 


A programação segue no domingo pela manhã, das 09h30 às 12h15, com as audições de até 15 minutos da categoria 11 a 14 anos. Pela tarde, das 14h00 às 15h10, se apresentam candidatos de 07 a 10 anos de idade.

Homenagem a Mozart Camargo Guarnieri (1907-1993)

Todos os anos, o Concurso de Piano Edna Bassetti Habith homenageia um grande compositor. Desta vez, o homenageado é Carmargo Guarnieri, o Mozart brasileiro. Nascido em Tietê/SP no dia 1º de fevereiro de 1907, filho de músicos, iniciou seus estudos musicais aos 10 anos com Virgínio Dias, a quem dedicou sua primeira peça. Começou a compor regularmente após a Semana de Arte Moderna, adotando em suas obras um estilo de características brasileiras. Faleceu logo após ter sido agraciado com o prêmio “Gabriela Mistral”, pela OEA (Washington), como “Maior Compositor Contemporâneo das Três Américas”. 


Sobre Edna Bassetti Habith (1948-2002)

Foi professora de piano e órgão, durante 28 anos, na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), dedicando seu talento à missão de ensinar. Natural de Curitiba, era filha do casal Waldemiro-Almelinda Bassetti. Estudou no Colégio Nossa Senhora de Lourdes (Cajuru) onde concluiu o curso de Normalista em 1967. Em paralelo, recebeu as primeiras lições de piano com a Professora Glacy Gotardello e ingressou no curso fundamental da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1959), concluindo o mesmo como aluna da classe da professora Ingrid Seraphim. 



Realização e apoios

Realizado pela Unicultura com apoio Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), Habith-se, Rodoparana, Porto Camargo e Embap. O projeto foi viabilizado pela Uninter através do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

SERVIÇO: Etapa final da 13ª edição do Concurso de Piano Profª Edna Bassetti Habith
Regulamento, participantes, calendário de audições e mais informações em  https://concursodepiano.com.br/

Data: dias 2, 3, 4 e 5 de Junho
Local: Capela Santa Maria
Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 273 - Centro, Curitiba - PR
Entrada Livre


Abertura Oficial e Recital com Carlos Vogt
Data: quinta-feira, dia 2 de Junho
Horário: 20h
Local: Capela Santa Maria
Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 273 - Centro, Curitiba - PR
Entrada Livre


Recital de Encerramento e Premiação

Data: domingo, dia 5 de Junho

Horário: 19h

Local: Capela Santa Maria

Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro, Curitiba – PR

Entrada Livre.

* Fotografia: Brunno Covello.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS