segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

NO MUSEU PARANAENSE SERÁ LANÇADO LIVRO SOBRE ARTE INDÍGINA

Na próxima quinta-feira (4), às 19 horas, será lançado no Museu Paranaense o livro “A Arte Guarani-Mbya de Guaraqueçaba, Aldeia Kuaray Guata Porá”, de Daniel Conrade. O projeto foi possível por meio da Lei Rouanet e apresenta um registro do processo de criação da escultura guarani-mbya da aldeia Kuaray Guata Porã (Caminho Bonito do Sol), do município de Guaraqueçaba. 

O livro aborda todas as etapas de produção, desde a coleta da madeira caixeta e demais materiais ofertados pela natureza até a sua conclusão. Trata-se de um registro completo da confecção, mostrando os detalhes e as ferramentas usadas na criação escultórica, oriunda da tradição oral guarani que atravessa os séculos.

“O livro não retrata somente o registro, mas tece uma relação das visões de mundo e das artes indígenas com a arte contemporânea, apontando onde elas se encontram e dialogam plenamente e onde seguem por caminhos diferentes”, afirma Daniel Conrade, autor da obra. Escritor e ilustrador de natureza há 16 anos, Conrade utilizou na criação das ilustrações técnicas totalmente manuais, como aquarela, bico de pena em nanquim e lápis sanguínea.

O resultado remete propositalmente a uma linguagem de literatura de viagem que aborda principalmente a poética guarani. Mostra não somente um registro físico, mas a relação desta aldeia e de seus moradores com a natureza, seus deuses, suas crenças e a forma como elas estão enraizadas em sua produção artística.

Serviço: Lançamento do livro “A Arte Guarani-Mbya de Guaraqueçaba, Aldeia Kuaray Guata Porá” no Museu Paranaense - Rua Kellers, 289 - Alto São Francisco, Curitiba|PR Data: 4 de Fevereiro de 2016 Horário: 19h Entrada gratuita.

Nenhum comentário: