quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

PREMIADO ESPETÁCULO INFANTIL CONTA, NA CAIXA CULTURAL CURITIBA, OS PRAZERES DA LEITURA


Mensagens misteriosas no celular dão início a aventura em O buraco do muro, em cartaz nos dias 27 e 28 de Fevereiro

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta o espetáculo O buraco do muro nos dias 27 e 28 de Fevereiro. A peça destinada ao público infantil conta a história de três crianças viciadas em internet que começam a receber mensagens misteriosas no celular.


Os textos que apitam em seus aparelhos falam de um tesouro perdido escondido atrás de um muro. As mensagens despertam a curiosidade do trio de amigos, que logo se prontificam a ir atrás das pistas fornecidas. Para isso, eles precisam atravessar “o buraco do muro”.

Do outro lado, os garotos se deparam com uma porção de objetos velhos, roupas, bonecos, adereços empoeirados e inúmeros livros. Os celulares continuam recebendo dicas, que os convencem de que para encontrarem o tesouro, precisam antes ler clássicos da literatura, como Moby Dick, Alice no país das maravilhas e Dom Quixote.

Utilizando bonecos, objetos e brincadeiras, o espetáculo mostra o prazer proporcionado pela leitura e a riqueza encontrada na capacidade de aprender quando a imaginação é levada pelas histórias.

A montagem foi indicada em seis categorias do Prêmio Femsa de Teatro em 2013, levando o troféu de melhor cenografia. Foi eleito também o melhor espetáculo pelo prêmio CPT e, no Prêmio Arte Qualidade Brasil, foi escolhido como melhor espetáculo infantil nacional.

Oficina
Partindo de um dos questionamentos propostos pelo espetáculo – a necessidade de se trocar tudo por algo mais novo –, o grupo aproveita a passagem por Curitiba para ministrar a oficina Boneco de restos. Destinada para interessados a partir de 12 anos de idade, a ideia é incentivar a reutilização de materiais encontrados na casa dos próprios alunos, mostrando que uma das possibilidades de transformação pode se dar através da arte.

Os alunos irão construir bonecos a partir de sucatas trazidas por eles mesmos, levando à criação de pequenas cenas de teatro de animação. O encontro será no dia 26 de fevereiro (sexta-feira), das 14h às 18h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail caixacultural08.pr@caixa.gov.br , de acordo com a disponibilidade de vagas.

A companhia
O Maracujá Laboratório de Artes foi criado em 2005 pelo diretor e ator Sidnei Caria e conta também com os atores e bonequeiros Lucas Luciano, Silas Caria, Tetê Ribeiro, Camila Ivo, Eder dos Anjos e Ronaldo Liano.

As experimentações da companhia incluem pesquisas com vídeos, teatro de sombras, músicas, manipulação e criação de diferentes tipos de bonecos, projeções, entre outras propostas artísticas. Depois de projetos infantis, o grupo estreou seu primeiro espetáculo adulto, SPon SPoff SPend, na mostra oficial do Festival de Curitiba, em 2015.


Serviço: Teatro: O buraco do muro
Local: CAIXA Cultural Curitiba - Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba (PR)
Data: 27 e 28 de Fevereiro de 2016
Hora: sábado, às 15h e 17h. Domingo, às 17h
Ingressos: vendas desde 20 de Fevereiro (sábado). R$ 10 e R$ 5 (meia - conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura.
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h. Domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: livre para todos os públicos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Oficina: Boneco de restos
Local: CAIXA Cultural Curitiba - Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba (PR)
Data: 26 de Fevereiro de 2016
Hora: sexta-feira, das 14h às 18h
Inscrições gratuitas: até o dia 21 de Fevereiro pelo e-mail caixacultural08.pr@caixa.gov.br
Informações: (41) 2118-5427

Vagas: 20

Nenhum comentário: