PREMIADO SAXOFONISTA LEO GANDELMAN FAZ SHOW INÉDITO NA CAIXA CULTURAL CURITIBA

Eleito 15 vezes melhor instrumentista do Brasil, músico é convidado do projeto Série Solo Música no dia 10 de Maio

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, como atração do projeto Série Solo Música, o recital do saxofonista carioca Leo Gandelman no dia 10 de Maio (terça-feira), às 20h. Essa será a primeira vez em que o músico faz um show sozinho no palco, formato raro para um instrumento de sopro.  


Saxofonista, arranjador e produtor, Leo Gandelman é filho da pianista clássica Salomea Gandelman e do maestro Heinrich Gandelman. Aos 15 anos, já era solista da Orquestra Sinfônica Brasileira. Estudou no Berklee College of Music, nos Estados Unidos, regressando ao Brasil em 1979. Desde então, participou em mais de 800 gravações.

Iniciou sua carreira solo em 1987, inspirando-se principalmente na música brasileira e no jazz. Eleito durante 15 anos consecutivos o “melhor instrumentista brasileiro” pelo concurso Diretas na Música, do Jornal do Brasil, seu trabalho foi lançado com grande sucesso nos Estados Unidos, onde desenvolveu uma carreira com direito a seis temporadas de casa cheia no Blue Note de Nova Iorque.

Com trânsito fluente entre o jazz e o clássico, em 2001 participou como solista dos concertos da Orquestra Sinfônica Brasileira, nos Estados Unidos, no Lincoln Center e no Central Park. Atuou como solista de outras orquestras importantes como a Jovem de Caracas, a Sinfônica do Estado de São Paulo, a Sinfônica de Brasília, a Sinfônica Petrobrás, a Sinfônica da Bahia, a Sinfônica de Ribeirão Preto, entre outras.

Leo Gandelman fez parcerias com Egberto Gismonti, Toninho Horta, Wagner Tiso, César Camargo Mariano, Chucho Valdez, Bernard Purdie, entre outros grandes artistas. Foi durante quatro anos curador e diretor musical do Festival Búzios Jazz e Blues.

O saxofonista gravou dez discos ao longo de sua carreira solo, tendo vendido mais de meio milhão de cópias. Com o álbum Radamés e o sax, ganhou o Prêmio TIM 2007 como “melhor disco instrumental“ e “melhor produtor”. Em 2008, lançou o CD e DVD Sabe você, releitura de baladas brasileiras contando com participações de grandes nomes da MPB, como Caetano Veloso, Chico Buarque, Milton Nascimento, Luiz Melodia, Leny Andrade, Ney Matogrosso, Joel Nascimento e Leila Pinheiro. Em 2011, criou o selo independente Saxsamba e lançou o CD Origens.

Em 2012 lançou o CD e DVD Vip Vop, distribuído na Europa pelo selo Far Out Recordings. Outros CDs seus de destaque são Ventos do Norte (2013), homenagem aos saxofonistas nordestinos, e Música de fronteira, (2014) com o pianista Eduardo Farias. Seu mais recente álbum é Velhas ideias novas (2015), a terceira etapa de um mapeamento das vertentes que consolidaram um estilo brasileiro de saxofone.

Serviço: Música: Série Solo Música apresenta Leo Gandelman
Local: CAIXA Cultural Curitiba - Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba | PR
Data: 10 de Maio de 2016 (terça-feira) às 20h
Ingressos: vendas a partir de 7 de Maio (sábado). R$ 20 e R$ 10 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h. Domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: não recomendado para menores de 12 anos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS