O OLHAR DE MICHELLE BEHAR EM EXPOSIÇÃO DE HOMENAGEM

ARTISTA PLÁSTICA MICHELLE BEHAR É HOMENAGEADA COM EXPOSIÇÃO
O evento será realizado na Casa da Cultura Polônia Brasil, é uma homenagem à artista, nascida na Guatemala e naturalizada brasileira, que faleceu em Junho deste ano.


Foi em meio a muitos pássaros, peixes, gatos e cores que Michelle Behar revelou sua habilidade de artista plástica, ilustradora e gravadora. No sábado, dia 29 de Julho, uma pequena mostra de suas obras poderá ser apreciada em uma exposição realizada em sua homenagem. “O Olhar de Michelle Behar – homenagem à artista”, que reúne gravura, pintura, cerâmica e poesia de seu acervo pessoal.
A exposição foi organizada pelos seus filhos, Daniel, André e Débora Behar, a mostra vai ser realizada no mesmo dia em que a artista completaria 62 anos. “Minha mãe nunca se prendeu a padrões e isso era percebido claramente em sua arte. Seu traço era único e as emoções transcendiam as mídias com as quais trabalhava. Seja na gravura, pintura, cerâmica, ou mesmo na arte digital, era possível perceber os sentimentos ali presentes. Uma arte livre, por uma artista livre”, define André Behar Ribeiro.
Nascida na Guatemala e naturalizada brasileira, Michelle imprimia em suas obras grande dose de sentimento e defendia que a essência de sua arte era o amor e todo o seu poder transformador. Uma de suas grandes amigas, a também artista plástica Márcia Széliga, expressa com muito carinho o que Michelle representava: “Falar da arte de Michelle é falar da pessoa que ela foi e do quanto seu trabalho revelou o caráter de sua alma. Sorridente e de bem com a vida, era de uma generosidade ímpar. Sempre disposta a ajudar, seja pelos caminhos da arte ou na vida de cada pessoa, seu abraço era acolhedor. Sua distribuição de amor e alegria era farta, seu olhar de ternura trazia compaixão e sabedoria. Para ela, não havia tempo ruim, nem mesmo nos momentos mais difíceis”, relembra


Sobre a artista
Michelle Behar veio para o Brasil em 1975 e se naturalizou brasileira. Estudou Belas Artes na Universidade San Carlos de Guatemala e na Escola de Belas Artes de Genebra, na Suíça. Fez cursos de Gravura, no Museu Lassar Segal, em São Paulo-SP, e no Solar do Barão, em Curitiba - PR, e de Pintura Digital. Além disso, orientou cursos de Gravura em Linóleo e Litografia no Atelier de Gravura do Solar do Barão, ministrou cursos de extensão de Gravura, na Universidade Federal do Paraná, e cursos particulares de Pintura em Computador.
Suas obras estiveram em mostras individuais e coletivas de diversas partes do mundo, como Guatemala, Brasil, Estados Unidos, Cuba, El Salvador e Nicarágua. Alguns de seus trabalhos integram o acervo do Museu da Gravura, em Curitiba-PR, e do Museu Colméia, em Lages-SC. Entre as diversas curiosidades sobre sua carreira está o fato de uma de suas obras de Litografia integrar a coleção particular de Walt Disney.

Serviço: Exposição “O Olhar de Michelle Behar – homenagem à artista”
Data: 29 de Julho de 2017 (sábado)
Horário: das 18 às 21 horas
Local: Casa da Cultura Polônia Brasil
Rua Ébano Pereira, 502 - Centro, Curitiba - PR
Entrada Franca.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS