PROJETO PAÇO FOLK RECEBE MARCELO DELACROIX

O músico curitibano Marcelo Delacroix, que vive em Porto Alegre desde os cinco anos de idade, retorna a Curitiba para se apresentar na 2ª etapa do Projeto Paço Folk, que acontece no Sesc Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques, s/nº), no sábado, dia 22 de Julho, às 17 horas, com produção da Triska Cultural.


A música de Marcelo pode ser definida como “música brasileira com características regionais do sul do país". O músico já se apresentou em Curitiba em duas ocasiões: em 2014, na companhia dos uruguaios Daniel Drexler e Dany López e do argentino Pablo Grinjot no show de lançamento do documentário “A Linha Fria do Horizonte”, do diretor Luciano Coelho e, em 2016, no próprio Paço da Liberdade, como convidado no show da cantora Juliana Cortes.
Nesse show, preparado especialmente para o projeto Paço Folk, Marcelo apresenta uma seleção das canções de seus discos Marcelo Delacroix e Depois do Raio (ambos ganhadores do “Prêmio Açorianos de Música” nas categorias Melhor Disco MPB e Melhor disco do Ano). No repertório, músicas como Depois do Raio (parceria com Arnaldo Antunes), Passará, Amigo do Rei, Chove sobre a Cidade e Ciranda da Lua (com letras de Ronald Augusto), Desencanto (sobre poema de Manuel Bandeira), Inverno (com letra de Arthur de Faria) e Cantiga de Eira (Barbosa Lessa.

Além disso, uma pequena mostra de outros trabalhos, como o disco Canciones Cruzadas, em parceria com o uruguaio Dany López, e algumas composições novas que farão parte no próximo disco, já em fase de produção.

Marcelo desembarca de Porto Alegre acompanhado do percussionista Giovanni Berti (parceiro de música há 25 anos) e recebe convidados curitibanos muito especiais: a cantora Juliana Cortes, os integrantes do Grupo FATO, o pianista e compositor Iso Fischer, e o compositor e violeiro, idealizador do projeto Paço Folk, João Triska, que apresentará canções de seus dois premiados discos de estúdio, “Nos Braços dos Pinheirais” e “Iguassul”.

MARCELO DELACROIX
Músico, compositor, cantor, produtor e educador musical. Iniciou seus estudos de música na Escola de Música da OSPA (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre) e formou-se em Música na UFRGS.

Tem quatro discos autorais gravados: Quebra-Cabeça (grupo instrumental - 1994); Marcelo Delacroix (2000); Depois do Raio (2006); e Canciones Cruzadas (em parceria com o uruguaio Dany López - 2013), pelos quais ganhou alguns prêmios.

Cantou como solista à frente da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, da Orquestra de Câmara da Ulbra e da Orquestra Villa Lobos.

Compôs diversas trilhas para teatro, dança, TV e cinema. Atua também como educador musical, ministrando cursos e workshops de musicalização para crianças e adultos. 

PROJETO PAÇO FOLK
O projeto Paço Folk nasce com o propósito de difundir e fortalecer a musicalidade brasileira e sulamericana, promovendo o intercâmbio entre artistas de diferentes regiões do Brasil e de distintas nacionalidades, que tenham como característica o diálogo de arte com as raízes folclóricas de sua região.

Discutir o Folk, é pensar a relação entre o universal e o regional e as suas possíveis formas de expressão. Nenhum lugar melhor que Curitiba e sua característica sui generis de cidade que conecta as culturas tropicais e subtropicais, o Sul e o Sudeste do país, para estrear o projeto Paço Folk.

Ao longo do ano de 2017 serão realizados quatro espetáculos trimestrais com artistas convidados, além de bate-papos, palestras e exibições de filmes que promovam reflexões acerca da relação entre Arte e Folclore e das possibilidades de significação e uso do termo Folk como sua expressão.

O projeto Paço Folk tem a concepção, curadoria e direção musical assinada por João Triska e a realização do SESC Paço da Liberdade.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS