sábado, 1 de julho de 2017

RÉQUIEM DE MOZART - CORO DA UFPR

Primeira temporada de 2017 do Coro da Universidade Federal do Paraná (UFPR) acontece de 6 a 8 de Julho, às 20h30, no Teatro da Reitoria.  No repertório o Réquiem, de Wolfgang Amadeus Mozart, uma das mais célebres obras do compositor.  Durante os três dias de concertos haverá um revezamento de solistas.
Mozart começou a compor o Réquiem em 1792, mas faleceu antes de concluí-lo. Seu amigo, Süssmayer, a partir de anotações completou o trabalho. Essa é uma das suas obras mais executadas e o que chama atenção na composição é o equilíbrio e a beleza das melodias integradas ao conteúdo dos  textos”, explica Alvaro Nadolny, regente e diretor artístico do grupo. 
Este ano o Coro da UFPR vai apresentar três Réquiens, o de Mozart, nesta temporada de julho; o de Gabriel Fauré que será em outubro e de Antonín Dvorák em dezembro. O maestro explica que escolheu o “Réquiem” como tema dos concertos por se tratar de obras tecnicamente difíceis que exigem muita dedicação de cada cantor. “O objetivo é aprofundar a compreensão dos conteúdos, aprimorar a capacidade de concentração dos integrantes do grupo, bem como incentiva-los a progredir tecnicamente para a realização de obras de tamanha beleza e envergadura”, diz.
O Coro da Universidade Federal do Paraná completa 59 anos em 2017, é composto, atualmente,  por 108 cantores, estudantes de música e membros da comunidade, com  idade variada. Alvaro Nadolny comanda o grupo há 29 anos, desenvolve intenso trabalho de pesquisa e exploração das possibilidades expressivas da voz humana. Os ensaios e concertos também contam com a participação do jovem regente Felipe Biesek, que atua no Coro da UFPR  como maestro sob a orientação de Nadolny.

Serviço: Concerto do Coro da UFPR (Universidade Federal do Paraná)
Réquiem de Wolfgang Amadeus Mozart
Dias: 6, 7 e 8 de Julho (de quinta a sábado), às 20h30
Local: Teatro da Reitoria (Rua XV de novembro, 1299 – Curitiba - Centro) 
Entrada: 1 litro de leite longa vida ou em pó – que será doado Instituto Semeando a Paz.

Direção artística e regência: Alvaro Nadolny. Regente assistente: Felipe Biesek. Pianistas: Karina Ferrer Ginest e Herme Drechsel

Nenhum comentário: