ELIZABETH TITTON INAUGURA MOSTRA INÉDITA NO MUSEU DE ARTE DE CASCAVEL

Muirapiranga no Paraná é uma coleção de esculturas e gravuras inéditas, com acesso a pessoas com deficiência visual.

A artista visual e escultora Elizabeth Titton inaugura a exposição Muirapiranga no Paraná, no Museu de Arte de Cascavel (MAC), dia 8 de Julho, sexta, às 19 horas. A mostra passou pelo espaço expositivo da Funarte, em São Paulo, onde ficou de Outubro de 2019 a Janeiro de 2020, com obras de grandes dimensões. Agora estreia em formato e execução inéditos, com esculturas em miniatura e litografias exibidas especialmente para a mostra em Cascavel, no Paraná, com previsão de itinerância em Ponta Grossa e Londrina. Além disso, a mostra terá recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual.  

O nome Muirapiranga é um tributo às árvores e em especial à árvore amazônica também conhecida como pau-rainha, com sua madeira vermelha que remete à cor da ferrugem das esculturas oxidadas. A árvore é utilizada para a confecção de instrumentos por sua qualidade e dureza.

A coleção é composta por 21 esculturas de 40 cm de altura e 15 gravuras relativas aos estudos dos indígenas do Xingu. A exposição contará com códigos virtuais (QR code) para todo o material da mostra, que levam a um canal no Youtube onde estão áudios explicativos sobre o processo de criação e texto crítico:  https://www.youtube.com/channel/UCtJd9NvSoFpy3BLdNXY838g 


Todas as esculturas de grandes dimensões foram doadas para o Hospital Pequeno Príncipe Norte, no bairro Bacacheri, em Curitiba (PR), onde ficarão expostas permanentemente no jardim da instituição. 

Mitologia indígena

A artista quer completar a experiência de perceber o mundo, conforme o pensamento do filósofo francês Maurice-Merleau-Ponty, alertando de que a ciência é sua expressão segunda, pois, primeiro, existem os rios e as montanhas, depois os mapas que as representam, além de refletir sobre a crescente cegueira do homem moderno perante o mundo que habita. 

Nas obras há elementos como água, árvores, folhas, flores, peixes, pássaros, nuvens e estrelas que remetem à mitologia das comunidades indígenas do Xingu. A artista reflete sobre o conteúdo da mostra: “As florestas, sempre tão discutidas e pouco preservadas no mundo e no Brasil, existem para nós como uma realidade? Nós, seres urbanos, em nossa maioria apenas as conhecemos por sua representação. A floresta real não nos é vivenciada. Chega a nós pelas mídias. Talvez por isso não sejamos tocados por todos os apelos contra a devastação e eliminação da vida silvestre, já que temos a impressão de que nunca dependemos dela para nossa sobrevivência?”, indaga Titton. 

Visitação 

Muirapiranga Paraná ficará aberta ao público até dia 18 de Setembro de 2022 no Museu de Arte de Cascavel (MAC). No dia da abertura (8/07) haverá oficinas para alunos do Colégio Cívico Militar Brasmadeira, pela manhã e à tarde.

 

No mesmo período do MAC estarão expostas obras da artista Fayga Ostrower. A mostra poderá ser visitada de terça a quinta, das 9h às 17h30, na sexta, das 9h às 21h, sábados e domingos das 11h às 16h, com entrada gratuita.

 Sobre a artista 

A escultora Elizabeth Titton é graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 1973) e Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP, 1982).  Foi diretora do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR), entre 1984 e 1987, e hoje integra o conselho consultivo do espaço. Criadora do Espaço Cultural “Pró-Criar” (1988), instituição que ainda dirige. 

Nas décadas de 1970 e 1980, frequentou diferentes cursos de aperfeiçoamento artístico e o ateliê de escultura no Centro de Criatividade de Curitiba. Foi professora do Curso Superior de Escultura da EMBAP (Escola de Música e Belas Artes do Paraná) e atualmente é orientadora de pesquisas em pós-graduação nesta instituição. Tem ativa participação em diferentes associações e conselhos de instituições que se dedicam à promoção e preservação da arte em Curitiba (PR). 

Realização e apoio

O projeto da mostra foi aprovado pela Lei Estadual – PROFICE e conta com apoio do Governo Municipal de Cascavel, Museu de Arte de Cascavel, Havan; Realização da Cultural Office e incentivo do Programa Estadual Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) e Secretaria da Comunicação Social e da Cultura do Paraná (SECC-PR). O logotipo Muirapiranga no Paraná foi criado por Susana Mezzadri.

Crédito das fotos de Elizabeth Titton: Hugo Carmesim (Funarte, 2020).

Crédito das fotos das obras: Divulgação/Titton

Serviço: Abertura da exposição Muirapiranga no Paraná, de Elizabeth Titton

Data: 8 de Julho, sexta, às 19 horas

Período expositivo: 8 de Julho a 18 de Setembro de 2022  

Museu de Arte de Cascavel (MAC)

Rua Mato Grosso, 2909 - Cascavel - PR

45 3902 1379.

https://www.instagram.com/museudeartedecascavel

 

Visitação:

Terça a quinta: 9h às 17h30

Sextas: 9h às 21h

Sábados e domingos: 11h às 16h.

Entrada gratuita. 

 

 

 

 

 

 


Titton Crédito Hugo Carmesim, Funarte 2020.jpeg

Comentários

Unknown disse…
Obrigada querida Alice!!!! Saudades!!!!!

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS