INVERNO REGADO A VINHO E ARTE: XILOGRAVURAS EM EXPOSIÇÃO NA GALERIA DA VILLA FRANCIONI

               Xilogravuras são expostas na Galeria de Arte da Villa Francioni

A estação mais fria do ano atrai muitos turistas para a Serra Catarinense, que vão atrás de neve, geada, belas paisagens e vinhos. A Villa Francioni, localizada em São Joaquim, além da produção de espumantes e vinhos, premiados internacionalmente, também investe em arte e cultura, apresentando periodicamente exposições de artistas contemporâneos em sua Galeria.

E no mês de julho, a VF abre as portas para receber as obras inéditas do artista xilogravador Samuel Casal. A exposição intitulada Impressões Únicas de Matrizes Aleatórias, que tem curadoria de Edson Busch Machado, será inaugurada no dia 23 de Julho, às 15h. Entrada gratuita, durante todos os dias das 10 às 17 horas. 

Sempre em busca de novos artistas em todo o país para convidá-los a expor na Galeria VF, Edson Machado se impressionou com os trabalhos. “Fiquei impressionado quando conheci a produção artística do Samuel Casal, numa Feira de Arte Contemporânea em São Paulo e posteriormente em seu ateliê em Florianópolis. A criatividade e o domínio técnico são características marcantes em suas  xilogravuras, onde madeira, tintas e papéis formam imagens abstratas inovadoras”, afirma Edson.

Nas matrizes de madeira, utilizo MDF e Compensado Naval, criando recortes com movimentos e texturas originais, e buscando a documentação e narrativa gráfica da desconstrução e reconstrução entre o artista e sua arte. Depois, imprimo com diversos matizes de cor sobre papel 100% algodão”, acrescenta Casal ao explicar seu processo de criação.

A presidente do Conselho Administrativo da Villa Francioni, Daniela Borges de Freitas, complementa: “Duas coisas caminham juntas em nossa empresa: a produção qualificada de vinhos e espumantes; e a responsabilidade social ao levar à população joaquinense e aos turistas a oportunidade de apreciação das artes visuais em nossa galeria”.

Foi o visionário empreendedor Dilor Freitas, no final da década de 1990, que implementou a vinícola em São Joaquim. Refinado e apaixonado pela arte, vislumbrou na Serra catarinense o clima e o terroir perfeitos para produzir uvas e vinhos longevos e de qualidade superior. Atualmente a Villa Francioni é administrada pelos conselheiros André, Adriana e Daniela de Freitas (presidente). 

SOBRE O ARTISTA 

Samuel é natural de Caxias do Sul, mas reside em Florianópolis e trabalha como artista visual desde 1990, ilustrando diversas publicações nacionais e internacionais. Vencedor de oito troféus HQMIX-Museu de Artes Gráficas Brasileiro, o artista começou a trabalhar com gravuras em 2003 expondo no Brasil e no exterior. Em 2013 recebeu o Prêmio Jabuti e Menção Honrosa na Bienal Brasileira de Design Gráfico. Seus trabalhos com relevo e pintura em grandes formatos figuram na loja conceito da marca Nike no RJ, e na abertura da novela Velho Chico, da Rede Globo. Pesquisa diversas mídias conjugando técnicas variadas através da experimentação dos materiais, como a pintura em cerâmica. 

SERVIÇO: Exposição de arte: Impressões Únicas de Matrizes Aleatórias
O quê? Abertura da exposição do artista Samuel Casal 
Quando? 23 de Julho de 2022, sábado, às 15h
Quanto? Gratuito
Onde? Galeria de Arte da Villa Francioni – Rodovia SC 114, km 300 – São Joaquim - SC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"