ANTONINA RECEBE O 32º FESTIVAL DE INVERNO DA UFPR

Antonina recebe a partir deste final de semana o 32º Festival de Inverno da UFPR

Tradicional Evento de Extensão da universidade promove atrações gratuitas de 16 a 23 de Julho no litoral paranaense

Com abertura oficial programada para este final de semana, o 32º Festival da UFPR volta a acontecer integralmente de forma presencial em Antonina, após dois anos de edições virtuais. A cerimônia de abertura acontece no domingo, 17 de Julho, às 17h30, no Theatro Municipal da cidade e conta com o espetáculo “O Grande Circo Místico” - em que a Orquestra Filarmônica da UFPR convida o Grupo de MPB da UFPR. No mesmo dia e local, às 21h, ainda acontece o espetáculo teatral “Ilíada de Homero” com os atores Letícia Sabatella e Daniel Dantas. 
Já a partir de sábado (16), a cidade de Antonina se torna palco para uma série de atividades artístico-culturais. Mais de 100 ciclistas após percorrer mais de 90km pela Estrada da Graciosa anunciam a chegada do maior e mais importante evento de extensão e cultura da Universidade. Ainda durante o sábado, a praça central de Antonina será ocupada pelos estudantes da UFPR, que ofertarão jogos, brincadeiras e lazer para toda a família. Na Estação Ferroviária da cidade, acontece às 15h o Café & Prosa – um encontro literário e bate papo com autores do litoral, seguido da abertura da Exposição “Novos Caiçaras”, composta exclusivamente por artistas da região.

Exaltando todo o saber-fazer caiçara, o Festival de Inverno da UFPR oferta oficinas, rodas de conversa, workshops, vivências em mais de 30 atividades formativas que acontecem ao longo da semana. Além disso, para os amantes de aventura, o evento oferta a Trilha na Mata Atlântica, Experiências na Baía de Antonina com caiaque e práticas de remada e trilhas urbanas guiadas pela educação patrimonial.

A programação de espetáculos artísticos gratuitos e abertos ao público tem início na quinta, 21 no palco montado na Avenida do Samba, onde estão previstos shows, intervenções e outras manifestações culturais. Entre os vários espetáculos, destacam-se um encontro histórico de diferentes grupos de Fandango do litoral paranaense e mestres fandangueiros, que acontece na ADEMADAN na sexta-feira (22) e o Acústico com João Triska no Clube Náutico / Slocum 88 no sábado (23). Neste último dia do Festival, está previsto para seu encerramento o encontro da “Pipoca da Jay” com o CarnaFEST, que reúne escolas de samba da cidade, em um grande baile público de carnaval, com show de fogos para iluminar o céu de Antonina.

Assim, em sua 32ª edição, o Festival procura proporcionar, de forma contínua, ações que beneficiam a sociedade nas cidades litorâneas paranaense, estimulando o desenvolvimento sustentável da economia criativa local e a difusão da diversidade e da produção de bens culturais. O Festival de Inverno da UFPR assim se mantém, como tem feito já há 32 invernos, um grande espaço aberto de aprendizagem, prática e reflexão crítica. Uma possibilidade de encontro, de apreciação e produção artístico-cultural por meio do jeito de ser e estar, do saber e do fazer caiçara.

Em 2022, o Festival conta com apoio das seguintes instituições: APUFPR, FETIEP, FETEC-PR, Sindicato dos Bancários e Financiários,APP Sindicato, SIEMACO, SENALBA, SATED PR, CAU/PR, SINDITEST, LACTEC, SINDIPETRO, SENGE-PR, IPHAN, SESC / FECOMÉRCIO, SIMEPAR, Instituto Iamuque, SPVS, Grande Reserva Mata Atlântica, VRS Mata Atlântica, Centro Cultural Teatro Guaíra e ADEMADAN, UFPRTV, UniFM, Gusso Turismo e Restaurante, Slocum Restaurante, Camboa Hotéis e Serra Verde Express FM.

Serviço: 32º Festival de Inverno da UFPR em Antonina
De 16 a 23 de Julho
Confira programação completa no site: www.proec.ufpr.br/festival2022
Siga o Festival nas Redes Sociais: www.instagram.com/festivaldeinvernoufpr 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"