ASSOCIAÇÃO MUSICAL ALEGRO ANUNCIA NOVA SEDE COM AULAS GRATUITAS PARA A COMUNIDADE

 A partir do dia 1.º de Agosto, a UP Experience - centro cultural, esportivo e científico responsável pelos espaços comerciais da Universidade Positivo - passa a ser casa oficial da Associação Musical Alegro.

Ao longo de 2022, são várias apresentações, concertos didáticos e ensaios abertos nos espaços cedidos pela UP. Os ensaios da Orquestra Infantil Alegro (OIA), que acontecem aos sábados, serão realizados no Teatro UP Experience. 

Por meio da parceria, batizada de Núcleo UP-Alegro, além dos ensaios da OIA acontecerem na UP, serão oferecidas aulas gratuitas de violino para toda a comunidade de dentro da universidade e ao redor dela. Estudantes de escolas públicas e privadas da região, professores, colaboradores e alunos da universidade, que tenham filhos e dependentes entre 7 e 16 anos de idade, poderão participar das aulas oferecidas pela associação. 

Para o diretor da UP Experience, Eduardo Faria Silva, é imensurável a importância de abrigar um projeto como a Alegro. “Para nós, é motivo de muito orgulho ser a incubadora de um projeto social e educacional tão lindo, que impacta milhares de pessoas por meio de concertos musicais e ações didáticas”, ressalta.

Em Janeiro deste ano, o Teatro Positivo já havia anunciado apoio à Associação Musical Alegro. Por meio da parceria, o maior  teatro do Paraná vai sediar todos os concertos, de forma gratuita e aberta à população. O primeiro deles aconteceu dia 27 de Junho e os outros estão programados para 14 de Novembro e 14 de Dezembro. 

As vagas para as aulas gratuitas de violino já estão preenchidas, mas as inscrições para a lista de espera podem ser realizadas nesse formulário. As vagas são limitadas e destinadas a crianças e adolescentes entre 7 e 16 anos e não é necessário ter o instrumento para participar das aulas.  

Sobre a Associação Musical Alegro 

Fundada em março de 2016 pelo músico britânico Edward Matkin, a Associação Musical Alegro desenvolve um programa de educação musical de relevância e excelência no sul do Brasil. O trabalho da Alegro se desenvolve a partir de três pilares: núcleos de ensino de música, que dão a chance para que meninos e meninas de locais com desafios socioeconômicos aprendam música clássica; Orquestra Infantil Alegro (OIA), uma orquestra sinfônica formada por instrutores e maestros profissionais e composta por alunos de escolas públicas, com faixa etária entre 9 e 17 anos; e Orquestra Jovem Alegro (OJA), formada por jovens de até 29 anos com formação musical já avançada. A Alegro apoia seis Núcleos de Ensino que proporcionam acesso à educação musical para crianças e jovens, muitos em situação de vulnerabilidade social. Em 2022, a Alegro está apoiando mais de 800 crianças e jovens em Piraquara, Almirante Tamandaré, Antonina, Paranaguá, no bairro CIC, em Curitiba, e na cidade da Lapa. A Associação Musical Alegro também tem o apoio estratégico da embaixada britânica no Brasil por meio dos consulados e da ABRSM (Associated Board of the Royal Schools of Music) - maior órgão de educação musical do Reino Unido, que tem apoio da Rainha Elizabeth. 


Sobre a UP Experience 

Formada por Teatro Positivo, UP Expo e pelos campi da Universidade Positivo (Ecoville, Osório e Santos Andrade), e projetada pelo arquiteto Manoel Coelho, a UP Experience é o maior e mais completo centro cultural, esportivo e científico do Paraná para a realização dos mais diversos tipos de eventos. Com mais de 500 mil m², sendo 153 mil m² de área verde, UPX é parte indispensável do ecossistema de eventos e turismo do Paraná e de todo o Brasil. Atuando para ser referência nacional, a UP Experience supera as expectativas do mercado e da sociedade realizando ações com qualidade e sofisticação, democratizando o acesso de todos à cultura e ao conhecimento. upx.art.br 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"