"O PÊNDULO" ESTREIA NO CENTRO CULTURAL PORTÃO, EM CURITIBA

Espetáculo apresenta uma jornada envolvente da vida real com momentos de quedas e recomeços 

Com direção de Silvia Monteiro e dramaturgia de Luiz Carlos Pazello, “O Pêndulo” faz temporada de 12 de Julho a 7 de Agosto no Portão Cultural - Auditório Antônio Carlos Kraide. Os atores Ranieri Gonzalez, Thadeu Peronne e Cicero Lira interpretam o mesmo personagem aos 20, aos 40 e aos 60 anos. As sessões ocorrerão de quarta a sábado às 20h e aos domingos às 18h. A estreia para o público em geral inicia em 15 de Julho. As três sessões anteriores estão sendo destinadas para públicos dirigidos. A entrada é franca e os ingressos são limitados para 50 pessoas por apresentação. O acesso para reservar os ingressos será liberado uma semana antes de cada sessão na página do evento na Sympla. O Chekin (validação do ingresso) será feito de forma presencial no local do evento – impreterivelmente - até 45 minutos antes da sessão escolhida. Acesse: https://www.sympla.com.br/o-pendulo__1624360

O artista, o tempo e a invisibilidade 

O enredo de “O Pêndulo” aborda temas como o impacto do tempo e suas consequências, provoca reflexões relacionadas ao efeito da gravidade (principalmente quando envelhecemos) e mostra a trajetória de altos e baixos da vida do personagem/artista. Para o autor Luiz Carlos Pazello, sempre estamos em movimento e “quando o pêndulo para a gravidade vence”. Segundo Pazello, a dramaturgia destaca o tema da velhice, porém o foco não está no ato de envelhecer, mas toca num ponto delicado que permeia o contexto da peça: “Quando envelhecemos nos tornamos invisíveis”.

A diretora Silvia Monteiro diz que o resultado se traduz num espetáculo contemporâneo, delicado, com a potência da vida, dos momentos de quedas aos recomeços. Silvia comenta ainda que mesmo quando estamos parados “continuamos indo”. Silvia explica que o espetáculo deve atrair o público porque cada pessoa que for assistir, irá se identificar com o personagem apresentado em três momentos da vida. “As pessoas terão a oportunidade de vivenciar uma experiência única, com múltiplas sensações. O público irá se emocionar, provavelmente lembrar de momentos vividos ou daqueles que ainda possam vivenciar, mas também vai se divertir”.  

Para o diretor de produção e ator Cicero Lira, estrear “O Pêndulo” no Auditório Antônio Carlos Kraide-Portão Cultural é um marco importante na carreira artística. “Há 30 anos fizemos uma curta temporada no Kraide da peça Aurora da Minha Vida, de Naum Alves de Souza e com direção do saudoso Laercio Ruffa. O espaço é significativo e marca meu retorno aos palcos”, destaca. Lira também revela que o Kraide é um espaço que lançou grandes nomes do teatro paranaense e que o dramaturgo Luiz Carlos Pazello participou como ator da reestreia do Kraide, após a reforma em 2012.

Sessões com intérprete de Libras  - Serão realizadas oito sessões com intérprete de Libras da peça "O Pêndulo", democratizando ainda mais o acesso ao espetáculo. As datas para os interessados se programarem e reservarem os ingressos - antecipadamente - são as seguintes: 16, 17, 21, 22 e 23 de julho e 04, 05 e 07 de agosto. Ao acessar a área "Ingressos" da peça O Pêndulo na Sympla, haverá um botão “Intérprete de Libras” disponível para as referidas datas com exclusividade para esse público que contará com o apoio da tradutora e intérprete Talita Grünhagen - Taepé Libras e Cultura com supervisão da tradução para Libras por Catharine Moreira. A produção do espetáculo esclarece que a cota é limitada e que o chekin para validar o ingresso deve ser feito de forma presencial até 45 minutos antes da sessão da data selecionada. Ao se dirigir ao local do espetáculo, haverá indicações de atendimento exclusivo para melhor conforto dos interessados.

Contrapartida Social - O Projeto cultural “O Pêndulo” oferece para a comunidade como Contrapartida Social, a Oficina "Meu tom, seu tom, nosso tom" – Em busca do envelhecimento ativo" ministrada pela musicoterapeuta Claudimara Zanchetta e pela terapeuta ocupacional Fabiana Alexandre da Silva. A Oficina será realizada em quatro encontros com duração de 1h15 cada um e circulará em Núcleos Regionais da Fundação Cultural de Curitiba.

Estão sendo ofertadas cerca de 40 vagas e a Oficina será realizada durante a temporada do espetáculo. A Oficina está sendo direcionada para professores da Rede Pública, cuidadores de idosos, familiares, profissionais da área de saúde e pessoas da terceira idade. O tema, desde 2002, faz parte das políticas afirmativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) ao propor ampliar o olhar da sociedade para a questão, considerando a qualidade de vida e autonomia do idoso, respeitando o contexto e a singularidade de cada um. A Oficina será realizada de forma prática, utilizando instrumentos musicais para a sensibilização dos participantes.  

goog_2072374400goog_2072374398Ficha Técnica
Dramaturgia: Luiz Carlos Pazello
Direção: Silvia Monteiro
Elenco: Ranieri Gonzalez, Thadeu Peronne e Cicero Lira
Cenógrafo/Figurinista: Paulo Vinícius
Maquiador/Caracterizador: Marcelino de Miranda
Iluminador: Clever d’Freitas
Sonoplasta: Ilton Correia
Designer Gráfico: André Coelho
Criador imagens audiovisuais: Pablo Colbert
Assistente de direção: Débora Karan
Preparador Corporal: André Sarturi
Produção: Suzana Souto e Amanda Gomes
Diretor de Produção: Cicero Lira
Coordenador Projeto: Luiz Andrioli
Realização e Produção: CL Produções
Incentivo: Grupo Uninter e Grupo OpusMúltipla Comunicação&Marketing
Projeto realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura - Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba. 

goog_2072374409Serviço: Peça: “O Pêndulo”
Local: Portão Cultural - Auditório Antônio Carlos Kraide
Endereço: Av. República Argentina, 3430 - Portão - Curitiba
Temporada: 12/07 a 07/08
Horário: 20h (quarta a sábado) e 18h (domingo). 
Entrada Franca 
IMPORTANTE: As reservas devem ser feitas antecipadamente na página do espetáculo na SYMPLA. O chekin (validação do ingresso) ocorrerá de forma presencial 45 minutos antes do horário da sessão escolhida no local do evento. Os ingressos são limitados.
FIQUE ATENTO: A data de liberação para você reservar o seu ingresso gratuito ocorre uma semana antes da sessão pretendida.

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CHEGOU O NATAL!