POEMA SEM ROSTO EM EXPOSIÇÃO DE GRAVURAS NO MUSEU ALFREDO ANDERSEN

Ivana Lima estreia mostra individual detendo o olhar na infância.

É inevitável não nos identificarmos! Ao nos depararmos com as gravuras da artista visual e fotógrafa Ivana Lima, voltamos no tempo, reconhecemo-nos jogando bola, subindo em árvore, brincando no jardim, encontramos também nossos filhos, amigos, irmãos, revisitamos casas e quintais da nossa infância, mergulhamos em lembranças latentes.

As gravuras foram produzidas entre 2012 e 2015 a partir de fotografias pessoais da artista e de amigos dela, ilustram situações cotidianas, mas nenhum personagem pode ser identificado, pois não possuem rosto. E é a falta dele que permite o preenchimento, a identificação, a projeção da própria memória. 

Revelar momentos marcantes, este foi o critério que usei na hora de selecionar as imagens, todas tem uma história e são muito importantes na vida de quem cedeu seu uso, por isso elas são cheias de alma”, conta Ivana. A partir das fotos ela utiliza como meio, técnica e ferramenta o computador para suas criações. Mesmo recorrendo a softwares de edição de imagens, a artista trabalha com conceitos similares aos empregados na execução de uma pintura artesanal. Tal e qual, a possibilidade de manipular texturas, cores e formas é infinita. E essa multiplicidade toma conta de cada imagem criada por Ivana que recria momentos e nos dá a possibilidade de fazer parte dele. O uso de tal suporte, sem dúvida, é uma forte tendência dentro da arte contemporânea, está em plena expansão e permite um novo entendimento e expressão do mundo. 

Poema Sem Rosto não só detêm o olhar na infância, mas levanta questões referentes à identidade. “As memórias de infância para mim também estão relacionadas ao sentimento de pertencimento. A infância nos traz a noção de que pertencemos a uma família, a um estado, a uma cultura, a uma nação. No meu entendimento compreender quem somos, e de qual contexto fazemos parte, possibilita que possamos construir uma identidade cultural que valorize os saberes, a inteligência e a sensibilidade”, declara Ivana.

Ao todo estarão expostas 25 obras distribuídas em três salas, além de outras instalações da artista como um “projetor de monóculos”. No dia da abertura, 2 de Fevereiro (18horas), haverá também o lançamento do catálogo da exposição: uma caixa reunindo imagens das obras no formato de cartão postal com haicais de Darya Goerisch, especialmente compostos a partir das gravuras.

Este projeto foi incentivado pela CAIXA por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. 

Serviço: POEMA SEM ROSTO
O que: Exposição de gravuras “Poema sem Rosto” de Ivana Lima
Quando: De 2 de Fevereiro a 26 de março de 2017
*Horário de visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 18h e aos sábados e domingos das 10 às 16h.
Entrada gratuita
Local: Museu Alfredo Andersen
Endereço: Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco | Curitiba |PR
Informações: (41) 3222-8262 / 3323-5148.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS