AMAURY JUNIOR É RETRATADO EM LIVRO

A vida é uma festa, de Bruno Meier, traz os bastidores da história do maior colunista social do país

Quem é o paulista que entra nos restaurantes mais caros do Brasil, é recebido com olhares de todos os clientes e vai embora sem tirar um cartão de crédito da carteira? Quem é o apresentador que tem no currículo 50 mil entrevistas realizadas em 35 anos de carreira na televisão? Quem precisa de uma assistente para lembrá-lo de nomes e causos nos eventos? Quem é o festeiro que vive rodeado de belas mulheres e é casado — muito bem casado! — há quatro décadas? Quem passa a vida tendo os maiores e mais divertidos eventos como ambiente de trabalho, mas enfrentou uma longa e terrível depressão? Quem é amante de champanhes e vinhos brancos e mais ainda de remédios e pílulas? A resposta para todas estas perguntas está em: A Vida É Uma Festa (HarperCollins Brasil), de Bruno Meier.

A Vida É Uma Festa é um livro-reportagem que, pela primeira vez, retrata a vida íntima de Amaury Junior e os bastidores do colunismo social e da televisão brasileira. A obra é resultado quase dois anos de trabalho e mais de cem entrevistas com amigos, familiares e desafetos do personagem-foco. Em cerca de 50 ocasiões, o próprio Amaury Jr. recebeu o autor para longas conversas, algumas de mais de seis horas de duração. “Amaury se tornou cada vez mais próximo e revelador. Falou abertamente sobre tudo, mesmo de temas que são tabus, sem reservas”, diz o jornalista Bruno Meier. “Ele também não teve controle sobre o conteúdo. Ou seja: não leu os originais que entreguei à editora.”  

Amaury Jr. é um dos mais populares e mais longevos apresentadores da TV brasileira, criador de um formato campeão: o colunismo social eletrônico, que inspirou centenas de apresentado­res genéricos pelo país e nunca o deixou sair do ar em 35 anos de carreira. O extenso currículo de entrevistas comprova seu carisma. Desde o primeiro programa de TV, pode-se dizer sem exagero que não há uma única celebridade de peso no país que não tenha sido entrevistada ao menos uma vez por Amaury Jr.: de presidentes da República aos maiores nomes do empresariado, esportistas, cantores, atores e artistas.
A Vida É Uma Festa se divide em três frentes. A primeira é a história do menino de Rio Preto que se transforma no famoso Amaury Jr.. O segundo bloco revela os bastidores de festas, gravações e o frenético dia a dia. A terceira frente que o livro explora são as revelações dos bastidores de mais de três décadas de TV. São vários os casos saborosos, como a descoberta de Ana Maria Braga numa gincana em seu programa na TV Rio Preto, as bebedeiras na casa da amiga Hebe Camargo, o episódio em que o colunista foi enganado por um farsante que se dizia herdeiro da GOL, as festas na casa de Lily Marinho, o convite para ir ao Palácio de Versalhes com Paulo Coelho.

A Vida É Uma Festa traz ainda depoimentos de nomes como Ruy Castro, Fernanda Young, Ziraldo, Irene Ravache, Leda Nagle, entre outros. Quem não passou madrugadas assistindo às entrevistas do Amaury Jr.? Os entrevistados nem precisam ser tão interessantes, pois ele consegue, de alguma forma, prender a nossa atenção. Talvez porque, mais do que entender de fazer televisão, ele entende das pessoas”, diz o roteirista Alexandre Machado em um dos trechos do livro.

Sobre o autor
Bruno Meier é jornalista e repórter da Editoria de Cultura da revista Veja há sete anos. Acompanha e escreve sobre as maiores personalidades do Brasil, seja atores, cantores, escritores e apresentadores. A Vida É uma Festa é o seu
primeiro livro.

 Serviço: Lançamento A Vida é uma Festa 
13 de Novembro: São Paulo
Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, às 18h.
 
2 de Dezembro: Belo Horizonte
Livraria Leitura do Shopping Pátio Savassi, às 19h. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS