GRUPO CORPO APRESENTAÇÃO ÚNICA NO GUAIRÃO

O Grupo Corpo vem a Curitiba para uma única apresentação na próxima sexta-feira, dia 4, às 21 horas, no Guairão (Praça Santos Andrade, s/nº - Centro). O primeiro programa duplo inédito levado à cena pelo Grupo Corpo desde 1991 – feito especialmente para celebrar os 40 anos da maior companhia particular de dança contemporânea do país - começa com Suíte Branca, com música assinada por de Samuel Rosa e coreografia de Cassi Abranches. Na segunda parte será apresentada Dança Sinfônica, com música de Marco Antônio Guimarães e coreografia de Rodrigo Pederneiras. Os dois balés têm cenografia de Paulo Pederneiras, figurinos de Freusa Zechmeister e iluminação assinada a quatro mãos por Paulo Pederneiras e Gabriel Pederneiras.

Suíte Branca, o balé de abertura do programa que celebra os 40 anos de atividade do Grupo Corpo, marca a estreia na companhia, como convidada, da jovem coreógrafa paulista Cassi Abranches. Entre ondulações de braço e quadril, movimentos pendulares, suspensões e muitas intercorrências de chão, é possível reconhecer, ao longo dos 30 minutos do balé, os traços distintivos do Grupo Corpo que há tanto tempo habitam o nosso imaginário, ao mesmo tempo em que se percebe a presença de uma inequívoca alteridade.

Vestidos de branco do princípio ao fim do balé, movimentando-se sobre um linóleo láteo, e tendo ao fundo um painel, que pouco a pouco revela as saliências e reentrâncias de uma estrutura que sugere uma geleira gigantesca, os 21 bailarinos do Grupo Corpo percorrem o engenhoso emaranhado de temas composto por Samuel Rosa.

Vocalista, guitarrista, compositor e líder do Skank – outro ícone da cena musical mineira –, Samuel Rosa (em sua primeira incursão como colaborador do Grupo Corpo) constrói a trilha, 100% instrumental, de Suíte Branca – que mescla psicodelia e circo, Jamaica e Minas Gerais, levadas mântricas em compasso de valsa e distorções cáusticas de guitarra, e fazem alusões discretas a bandas legendárias dos anos 60 e 70, como os Beatles e o Clube da Esquina.

Decidido a fazer de Dança Sinfônica uma obra memorialista, Paulo Pederneiras passou meses a fio debruçado na tarefa hercúlea de levantar os acervos fotográficos particulares de rigorosamente todas as pessoas que passaram pela história ou exerceram algum tipo de influência sobre a trajetória do Grupo Corpo ao longo desses 40 anos. De alguns milhares de flagrantes fotográficos – informais e, em sua imensa maioria, amadores – coletados por ele, nada menos que 1080 compõem o painel cenográfico de 8m x 16m que ambienta o espetáculo.

A harmonização de um canto tradicional da liturgia católica romana que remonta a um tempo onde a música coral religiosa não utilizava harmonia nem contraponto é apenas uma entre as muitas licenças poéticas, citações, superposições, subversões e transcriações que o uakti Marco Antônio Guimarães irá processar ao longo dos 42 minutos da trilha que compôs para Dança Sinfônica.

Diretor musical, arranjador, autor mais recorrente e criador dos instrumentos que fizeram do Uakti Oficina Instrumental um grupo sem paralelos na história recente da música, Marco Antônio Guimarães escreve sua quinta e mais arrojada trilha para o Grupo Corpo: Dança Sinfônica, uma teia de temas milimetricamente tecida para a formação da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais com a sonoridade exótica de alguns dos mais de cem instrumentos construídos por ele para Uakti.

Concebido por Paulo Pederneiras, diretor artístico e o grande arquiteto das criações da companhia desde os seus primórdios, o programa comemorativo é marcado pelo contraste entre os dois grandes veios que abasteceram o processo artístico do Corpo – o erudito e o popular – e pela reafirmação da profunda conexão com a identidade cultural mineira que contribuiu para fazer de uma parte significativa de sua obra um patrimônio universal.

E assim, abrindo espaço para a expressão do talento de uma coreógrafa de uma nova geração, numa clara demonstração de que tem os olhos bem voltados para o futuro, e descrevendo, ao mesmo tempo, um arco para trás que contempla o passado através de uma pungente releitura cênica de seu percurso, o Grupo Corpo cumpre o ciclo de 40 anos de uma existência pra lá de bem vivida e acena com a perspectiva de novos rumos.

 
Serviço: Grupo Corpo Companhia de Dança. Programa: Suíte Branca (1ª parte) e Dança Sinfônica (2ª parte ). Sexta-feira, dia 4 de dezembro, às 21 horas, no Guairão (Praça Santos Andrade, s/nº). Ingressos: R$90 (inteira) e R$45 (meia-entrada) – preço único para todos os setores. 50% de desconto para: Cartão Petrobrás; para a força de trabalho da Petrobras com crachá; para estudantes de ballet em academias e/ou escolas de danças mediante identificação que comprove o vínculo; e Clube do Assinante Gazeta do Povo - na compra de até dois ingressos com preço de inteira e não cumulativo com outras promoções ou descontos beneficiados por lei. Os cartões também não são cumulativos entre si. Ingressos à venda nas bilheterias do Teatro Guaira; Disk-Ingressos 3315-0808 e www.diskingressos.com.br; nos quiosques do disk-ingressos nos shopping Mueller, Palladium e Estação. Aceita-se cartões de créditos e pagamento em até 3 parcelas. Não serão aceitos cheques. Duração: 1h45m incluído intervalo de 20min. Classificação: Livre.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS