AMANHÃ SERÁ EXIBIDO EM DUAS SESSÕES O CURTA BONECA DO IGUAÇU NO CINE TORNADO FESTIVAL
Filme sobre bairro de São José dos Pinhais será exibido na Cinemateca de Curitiba
BONECA DO IGUAÇU – UMA HISTÓRIA revela como surgiu um dos locais mais icônicos da cidade na região metropolitana
Boneca do Iguaçu – Uma História, filme com roteiro e produção executiva de Xandy Novaski, será exibido no dia 16 de dezembro durante a programação do Cine Tornado Festival na Cinemateca de Curitiba. A apresentação ocorrerá entre as 19h e 21h30 junto com outras obras cinematográficas.
Dirigido por Max Olsen, o curta-metragem de 15 minutos produzido em 2024 por Gilberto Zangrande, apresenta o motivo real de um bairro tradicional na Grande Curitiba receber tal nome. Mas, por que "Boneca do Iguaçu"?
Angariado com recursos da Lei Paulo Gustavo por meio do Governo Federal - União e Reconstrução e Prefeitura de São José dos Pinhais | Secretaria de Cultura - Mais Cultura, o filme estará na programação do Cine Tornado Festival, no dia 16 de dezembro,que chega à sua 7ª edição na capital paranaense com duas curadorias especiais, Sociedade Invisível e COP-30 Meio Ambiente. As exibições na Cinemateca da cidade consolidam mais uma vez a parceria que ocorre entre o festival e o espaço público desde a primeira edição.Com curadoria geral e de filmes de Donatella Tornado, o evento já se tornou referência nacional e internacional. Neste ano de 2025, exibirá filmes que abordam sustentabilidade, além de outros temas com relevância social e conteúdo histórico.
O evento trará como homenageado o cineasta Semi Salomão. Seu longa-metragem A Última Locadora (2022), que conta com a participação da atriz Isadora Ribeiro, também será exibido.
Durante o período do Festival, nos dois dias, haverá ainda uma exposição de arte, dos artistas plásticos de Curitiba: Douglas Krieger e Janete Martins Paiva.
Deseja saber mais sobre o festival e os filmes que serão exibidos? Então, acesse o site oficial: https://www.cinetornadofestival.com.br/
Para quem deseja garantir antecipadamente os ingressos gratuitos, é só acessar: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScWVtIIFYdIGQUliFKbIxzougNBNJRwNtnMIDebdYjyHTQx0w/viewform
Cadastro para imprensa: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf2OWLU0oUbVFCynxVvv8bNSwPWjc4fLGd-LHcWkhsUd-aYNA/viewform
O Cine Tornado Festival 2025 conta com o apoio institucional do Centro Cultural Ítalo-brasileiro Dante Alighieri e Fundação Zeri. Realização: Prefeitura de Curitiba e Fundação Cultural de Curitiba.
Serviço: Cine Tornado Festival 2025
Local: Cinemateca de Curitiba
Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – bairro São Francisco
Curadorias: geral e de filmes – Donatella Tornado | de filme arte – Roderick Steel | de vernissage – Miguel Júnior e Eluise Araujo Traleski
Datas: 16 e 17 de dezembro
Programação, filmes e horários: https://www.cinetornadofestival.com.br/
Filme “Boneca do Iguaçu – Uma História”
Direção: Max Olsen / Roteiro e Produção Executiva: Xandy Novaski / Produção: Gilberto Zangrande / Direção de Arte: Eve Teixeira / Assistente de Produção: Douglas Delmar / Câmera, Edição e Finalização: Miguel Júnior / Assistente de Câmera: Cristiane Pavão / Técnico de Som: Thiago Valença / Legendas: Xandy Novaski e Miguel Júnior / Realização: Lei Paulo Gustavo - Governo Federal – União e Reconstrução - Prefeitura de São José dos Pinhais – Secretaria de Cultura - Mais Cultura
Crédito das imagens:
Cartaz do Cine Tornado Festival 2025: Roderick Steel
Cartaz do filme Boneca do Iguaçu – Uma História: Miguel Júnior
Frames do filme: Divulgação
Fotos antigas: Acervo Pessoal de Marli Feeken




Comentários