NO TEATRO MAISON DE FRANCE NO RIO TRIBUTO A BARBARA HELIODORA

Espetáculo com textos de Shakespeare tem roteiro de professora da UFPR 

Apresentação homenageia a crítica teatral Barbara Heliodora por seu trabalho com a obra do bardo

Amanhã terça-feira, dia 27 de Setembro, o teatro Maison de France, na capital do Rio de Janeiro, recebe o espetáculo "Tributo a Barbara Heliodora". A crítica teatral, que faleceu em 2015, também atuava como tradutora e era uma das maiores conhecedoras da obra de William Shakespeare no Brasil.

Com roteiro a professora e pesquisadora do Departamento de Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Liana Leão, o espetáculo contará com a leitura de trechos da obra do britânico traduzidos por Heliodora e interpretados por grandes atores brasileiros como Diogo Vilela, Herson Capri, Thiago Lacerda, Arlete Salles e Nicette Bruno. O projeto faz parte da comemoração dos 400 anos de Shakespeare e foi idealizado por Gustavo Bechara.

Desde 2012, Leão coordena, junto do assessor de Comunicação da UFPR, Carlos Rocha, o projeto Shakespeare Digital e recentemente organizou o livro “O Mundo é Um Palco”, reunindo artigos de diversos autores, que se propõe a mostrar um olhar brasileiro sobre a obra do inglês.

Shakespeare Digital -  Criado em parceria com a UFPR TV na comemoração dos 450 anos do nascimento do bardo, o Shakespeare Brasil tem a proposta de ser o mais completo portal sobre o universo do autor no país. A iniciativa reúne, em um único endereço, textos, podcasts e vídeos com comentários, depoimentos e leituras de trechos das obras, conteúdo que pode ser usado livremente para fins educacionais ou recreativos.

Entre os intérpretes de textos estão Fernanda Montenegro, Diogo Vilela, Gustavo Gasparini, Thiago Lacerda e Maitê Proença. Outras categorias de vídeos trazem, ainda, depoimentos de professores e diretores comentando aspectos da obra e de Shakespeare em diálogo com outros escritores e relatos de alunos que estão realizando trabalhos sobre a obra.
Conheça a plataforma em www.shakespearedigitalbrasil.com.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS