SESC PR REALIZA SEMANA LITERÁRIA EM 22 CIDADES DO ESTADO


De 12 a 17 de Setembro, o Sesc PR promove em todo o estado uma das maiores feiras e encontros literários do Brasil, a 35ª edição da Semana Literária Sesc PR. Em 2016, o evento, que ocorre simultaneamente em 22 cidades paranaenses, trará como tema "O Brasil na minha obra", com reflexões e debates sobre como o brasileiro se vê retratado na ficção literária contemporânea.
A busca por traços de identidade é própria do ser humano e a literatura é um espaço que possibilita a impressão da realidade, onde os mitos se manifestam envoltos em novas roupagens e despontam as características peculiares de um povo. Para falar sobre o tema, foram convidados autores de renome nacional e internacional, entre eles paranaenses, que abordarão aspectos da cultura do estado.
Diferente das edições anteriores, neste ano não haverá a escolha de um autor homenageado e tampouco um patrono. Haverá uma homenagem à cultura paranaense e toda a sua forma de manifestação; assim será possível conhecer e identificar idiossincrasias do nosso estado, cuja configuração apresenta-se bastante plural em termos culturais. O evento terá curadoria coletiva, formada por oito colaboradores.

Letícia Wierzchowski, autora da Casa das Sete Mulheres.
Curitiba
A programação será composta por mesas, palestras, encontros e oficinas. Em Curitiba, a Semana Literária é realizada em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Abrem a programação do evento, em uma mesa-redonda sobre como o Brasil se faz nas obras literárias, as autoras Conceição Evaristo e Letícia Wierzchowski, com mediação de José Carlos Fernandes. Na terça-feira (13), Rogério Pereira fará a mediação da mesa-redonda "Vamos Falar de Quê?", com o paranaense Miguel Sanches Neto e Márcia Tiburi. Na sexta-feira (16), a presidente da Academia Paranaense de Letras, Chloris Casagrande Justen, palestrará sobre a história da academia, que em 2016 completa 80 anos. Ainda na sexta-feira, Ana Paula Maia e Marina Colassanti abordam o lugar da literatura na vida do indivíduo e na sociedade.
A programação voltada ao público infantil terá os autores Glória Kirinus, Stella Maris Rezende, Beto Silva e Raphael Montes.

Novos Autores
Para homenagear a cultura e arte paranaense, o Sesc Paraná fará o lançamento da Coletânea Contos Infantis, no dia 14/9, às 11h, com sessão de autógrafos. Os trabalhos, que compõe a obra de 10 histórias, são de autores de diferentes cidades paranaenses e todos foram ilustrados.
Também haverá o lançamento do livro "João Daudt D´Oliveira: um homem à frente do seu tempo", de Rodrigo Daudt; sessão de autógrafos do livro "Bom Apetite - 365 receitas para o dia a dia", de Faruk e Selma Sl-Khatib.
A programação completa da semana literária pode ser conferida no site www.sescpr.com.br/semanaliteraria/programacao/curitiba



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS