Em Belém do Pará

Uma mangueira no meio da rua, em uma rua de Soure, m uma localidade na Ilha de Marajó
por Alice Varajão®
Olá meus amigos e habituais leitores, blogueiros de plantão, daqui a jornalista Alice Varajão resolveu, tirar férias e estou em Belém do Pará. Podem crer que na vida nem tudo é trabalho, assim como tudo não é lazer.
Mas por conta disso, cá estou tentando não me afastar do meu ofício e escrever.

Esta é apenas uma escrita daquelas que tem apenas a função de informar a quem por aqui passar, para dizer que estou de férias e não faço idéia de quando vou voltar pra casa.
Se é bom, sim isso pode parecer uma brincadeira mas não é. De quando em vez é mesmo preciso e necessário para a mente e para o corpo, nos afastar-mos do nosso dia-a-dia, do cotidiano e dar um tempo pra as pessoas, que convivem conosco. Dar férias pra esposa, pro marido, para o(A) amante, ou para seus animais domésticos se os tiver. Rever amigos, contar histórias, acordar tarde, comer aquilo que quando está com a namorado(a), ela não deixa... beber com as amigos, estar com pessoas que raramente vê. Com aquela sempre desculpa de que não dá tempo...

Praticar alguma bobagem, tomar sorvete de Açai, Cupuaçu,Tapioca, tantos sabores, na Cairu (rede de lojas de sorvete, aqui em Belém). Ir jantar nas Docas, e ouvir boa música, em um palco deslizante e no alto do antigo galpão (armazém) onde eram guardadas toda e qualquer mercadoria e tudo que pelo porto chegava ou partia, desta Baía de Guajará.

Tirar a tarde e gazetear o trabalho para ir almoçar com a amiga(em férias), andar pelo parque, ir ao Mangal das Garças (que projeto interessante do arquiteto Paulo Chaves) e apreciar por longas horas, uma certa fotojornalista exercitando o seu ofício da fotografia, demoradamente com as garças brancas e muito esbeltas. Ficar de olho e com o olho colado à mira de sua objetiva e descobrir um ou mais belos exemplares de Guarás. Que ave mais interessante.
Ir ao borboletário e achar que tudo tinha aroma de café, e não é que tinha mesmo. Uma torrefação do grão, alí por perto, com o vento a favor... uma delícia no ar.
No fim-de-semana:

Seguir pela rodovia, atravessar uma ponte e se descobrir em uma ilha, a Ilha do Mosqueiro, com mais de 17 mil metros quadrados de extensão, a pouco mais de uma hora de carro, da capital e nem precisa correr... é só ir a uma velocidade média e pra que a pressa?
Reencontrar depois de mais de uma década uma amiga dos tempos de Projeto Rondon (eu participei sim). Recomendo uma chegada por lá e vá conhecer a Pousada dos Garrafões. Não me pergunte o porque do nome?, em chegando lá vai entender.
Foi muito bom e fez muito bem para o meu coração.

AH! Me lembrei que aqui tirando a educação do trânsito, quase todos são de vagar quase parando. A resposta está no calor...
O povo é assim bem devagarzinho !!!!!

E assim, por diante, e vamos seguindo, já que estou de férias, com quem não está de férias...

Eu ainda vou ficar mais alguns dias, na lentidão do tempo e exercitando o não fazer, pelo simples fato de estar de férias e na moleza.

Até breve, aproveitem o Verão, porque aqui o povo da terra, diz que é Inverno... e só está fazendo 36ºem média. Chove quase sempre, mas em cinco minutos abre o Sol. E assim, vamos indo...

Alice Varajão, aos cinco minutos de sábado para domingo (20 janeiro de 2008).
É inverno em meu coração. Mas a resposta o tempo dirá. Lembrei-me da canção de Nana Caymmi "Resposta ao Tempo".

Comentários

Anônimo disse…
Que folga boa!
Espero que seu ano continue assim maravilhoso!
Bjs
Anônimo disse…
Oi Alice!
saudade de você! mas que bom que você esta curtido férias, merecidas!!!!
Bom vou indo e não esqueça ja que você está aí em Belém vai lá ver o lugar onde Jesus nasceu.
Beijão
Anônimo disse…
Ah...onde jesus nasceu?!?! espero que tenha sido uma brincadeirinha e nao falta de informaçao!..pois me despertou o riso..desculpa se não era essa a intenção!
Muito bom seu blog..gostei muito! Parabéns. Só um ajudinha..o nome da fruta citada no texto e Cupuaçu e o arquiteto é Paulo Chaves e não Chagas..
Espero que você tenha gostado da Estação das Docas..e da cidade..apesar de saber que Belém é uma cidade que possui todos os problemas das outras cidades do Brasil.E que nossa literatura e musicalidade [tão pouco conhecida pelo resto do país] possa ter despertado em vc um pouco da magia que é, pra nós, ser amazônida. Grande beijo..e parabéns mais uma vez!
Anônimo disse…
Oi Alice!!
Então a música que toca todo final de ano no Natal e até mesmo a Bíblia estão equivocadas. Não?
Se lá mesmo eles citam que "Jesus nasceu em Belém!"
Um beijão e visite o blog do Sampaio o Cartunista, que também perde os amigos, mas nunca a piada.

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"