ASSOCIAÇÃO GIUSEPPE GARIBALDI 125 Anos


Um dos mais tradicionais espaços sociais de Curitiba está completando 125 anos e para marcar essa comemoração realiza exposição, presta homenagens e um jantar.

Tudo isto está confirmado para o próximo fim de semana, se iniciando na sexta-feira, dia 22 de agosto, a partir das 19 horas,na Associação Giuseppe Garibaldi, no Centro Histórico de Curitiba, com uma extensa programação, que combina cultura e gastronomia.

A exposição de 20 gravuras sobre a trajetória do líder da Revolução Farroupilha,até a expedição “Mil Homens de Garibaldi”, tendo como foco o histórico de batalhas vividas pelo herói do Rissorgimento Italiano.
Esta é a primeira vez que esta exposição será exibida no Brasil, que poderá ser conferida no dia do evento e somente até domingo, dia 24 de agosto. A coleção foi doada para o acervo da Sociedade Garibaldi, pois pertenciam ao governo italiano e foram selecionadas para a comemoração do bicentenário do nascimento de Giuseppe Garibaldi no ano passado.

De acordo com Gianluca Cantoni, presidente do COMITES(Comitê dos Italianos no Exterior), a exposição marca parte da história que até hoje é lembrada por uma nação inteira. “As figuras representam uma epopéia de Garibaldi e sua mulher, a brasileira Anita, desde quando se encontraram Brasil até a luta pela unificação italiana”, explica. As fotografias já rodaram o mundo e agora ficarão permanentemente no Palácio Garibaldi.

A exposição fica aberta ao público no sábado, dia 23, das 15 horas às 23 horas; e no domingo, das 15 horas às 20 horas. É necessário retirar um convite na secretaria da Associação.
Este evento deve reunir autoridades, associados e personalidades da sociedade curitibana.

Seguindo-se à abertura desta mostra de gravuras históricas, o evento prossegue com execução dos hinos nacionais e apresentação do Coral da Camerata Antíqüa de Curitiba, que se apresenta por volta das 20 horas. Na seqüência, serão realizadas homenagens a personalidades de destaque dentro da comunidade ítalo-brasileira. Entre eles Rosina Parchen - Chefe da Coordenadoria do Patrimônio Cultural do Estado, Paulino Viapiana - Presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Benedito Siqueira - Ex-secretário da Garibaldi, Bruno Grillo - Médico Ginecologista, Riccardo Battisti - Cônsul Geral da Italia Circunscrição PR/SC e Pietro Cornero - Presidente da Ferrero do Brasil. Cuulminando com o jantar à italiana que completa os festejos.

Palácio Garibaldi na atualidade, no Centro Histórico de Curitiba.
Fotografia de: Alice Varajão®

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"