JOÃO MORO EXPÕE GRAVURA NO MUSEU DA GRAVURA CIDADE DE CURITIBA

                       Museu da gravura  recebe exposição do artista plástico João Moro

A exposição “Impressões Refletidas” do artista plástico paranaense João Moro, inaugurou na quinta-feira (27), em Curitiba. A mostra faz um resgate de  matrizes em várias técnicas  de gravuras e impressões. A exposição acontece no Museu da Gravura, Fundação Cultural, espaço que fica  no Solar do Barão, e fica aberta até 6 de Março para visitação. 

As Matrizes são expostas em caixas com espelho, tornando as matrizes através do espelho legíveis” destaca o artista plástico João Moro. Essa série foi criada pela paixão do artista aos tipos gráficos, rótulos antigos em pedras litográficas e pelas diversas técnicas de gravuras, que ao longo de sua trajetória foi construindo um grande e variado acervo de materiais como  prensas antigas de litogravura, de gravura em metal, de xilogravura, de pedras litográficas entre outros materiais usados para gravuras.  

Segundo o artista, a mostra também tem um cunho educativo onde algumas gravuras são desenhadas demonstrando o processo técnico de execução, materiais e as prensas usadas.  

Sobre o artista - João Moro, nasceu em 1959, em Pato Branco, Paraná.  Aos 11 anos iniciou sua trajetória no mundo das artes. E, em 1980, muda-se para Curitiba para ingressar da Faculdade de Belas Artes e, na EMBAP, faz dois cursos, em paralelo, de Licenciatura em Desenho e Superior de Pintura. Em 1983 iniciou o curso de litogravura no Solar do Barão, onde freqüentou até é 1989. A partir desta data montou seu próprio atelier e passou a trabalhar com gravuras no seu espaço. João Moro sempre viveu exclusivamente de arte para a arte.   

Realizou cerca de 30 exposições individuais e ganhou diversos prêmios, como a 8º Mostra Nacional da Gravura (1988).  Participou em mais de 35 mostras e salões, dentre os quais “The Internacional Independent Exhibition of Prints”, em Kanagawa, Japão. (1989 e 1990).

Artista versátil, foi professor de artes por vários anos, fez dezenas de cursos na área  artística  e possui várias obras em acervos do Paraná, como no Museu Municipal de Arte e na Casa da Memória entre outros.

Moro participou de cerca de 150 coletivas entre 1981 e 2009. Realizou mais de 100 bustos e estátuas e cerca de 90 painéis contemporâneos de grande porte para bancos nacionais, internacionais e empresas diversas. Foi coordenador de alguns restauros de casas tombadas e igrejas, em cidades do Paraná.

Executou aproximadamente 50 trabalhos públicos e recentemente atravessou fronteiras, exportando suas obras para outros países. Possui um completo atelier particular de gravura do Paraná.    

Dos anos 80 até meados da década de 90, João Moro já tinha criado uma identidade artística. Em fases seguintes, sua obra se destaca pelas belas esculturas contemporâneas da série União e por seus painéis em relevo contemporâneos da série impressões, bastante realistas. 


Serviços: Exposição “Impressões Refletidas”
Período: De 27 Janeiro a 6 de Março  
Local: Museu da Gravura
Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 - Centro, Curitiba - PR 
De segunda a sexta-feira, das 9h00 às 18h00
A exposição permanece aberta ao público até 6 de Março de 2022. 
Gratuito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"