"A AFORISTA" É INDICADO AO PRÊMIO DE MELHOR ATRIZ E MELHOR ESPETÁCULO PELA APCA


                                        Curitiba é destaque no teatro nacional no primeiro semestre  

Associação Paulista de Críticos de Arte anunciou os indicados do primeiro semestre do ano ao Prêmio APCA,reconhecido como a mais tradicional premiação brasileira na área de cultura  

O espetáculo “A Aforista”, da companhia de teatro curitibana Cia.Stavis-Damaceno, foi indicado ao Prêmio APCA na categoria Teatro do primeiro semestre de 2023. A premiação, que é promovida pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), é reconhecida como a mais tradicional na área da cultura. A gratificação brasileira, criada em 1956, conta com 12 segmentos culturais, sendo: Arquitetura, Artes Visuais, Cinema, Dança, Literatura, Moda, Música Erudita, Música Popular, Rádio, Teatro, Teatro Infantil e Televisão. 

 Os nomes dos indicados foram divulgados pela associação nesta terça-feira (25) e “A Aforista”, do dramaturgo e diretor Marcos Damaceno, foi indicado em duas das principais categorias, sendo Melhor Atriz, pela atuação de Rosana Stavis, e como Melhor Espetáculo

 

“Essas indicações representam uma enorme alegria para a companhia, ainda mais se tratando de uma associação tão importante para a arte brasileira, baseada no jornalismo e na crítica de arte. Acabamos de completar 100 sessões do espetáculo sempre com teatro cheio. Estamos muito felizes pelo resultado da montagem e com as indicações vindas de um corpo de críticos absolutamente técnicos e de grande experiência nas artes cênicas”, comenta Marcos Damaceno.

 

Para a atriz Rosana Stavis, que também foi indicada ao prêmio em 2013 por sua atuação na peça “Árvores Abatidas ou Para Luis Melo”, a nomeação reforça todo um trabalho de equipe para que pudesse exercer a atuação de forma técnica e minuciosa. “Foi um trabalho que exigiu muita técnica, que também mudou muito o meu timbre, para mais grave, para que transmitisse todas as coisas que estão dentro da cabeça da personagem, algumas musicais e outras textuais. Foi um trabalho minucioso, que envolveu a direção e a atuação dos músicos no espetáculo, que trouxe grande satisfação coletiva pessoal e profissional”, explica Rosana Stavis.

 

“A Aforista” teve sua estreia no Rio de Janeiro e passou por Brasília, Belo Horizonte e São Paulo, com sessões esgotadas e sucesso de crítica. Atualmente, a peça está em cartaz em Curitiba, no Teatro Zé Maria Santos, até o dia 30 de julho. Em agosto, devido ao sucesso, o espetáculo retorna para curta temporada no Teatro da Caixa. 

 

A peça abre a mente da protagonista, a aforista, em que se sobressaem confusões como de linguagem, ritmo, de excessos de informações, ansiedades e perturbações comuns da mente humana nos dias de hoje, com uma obra teatral por vezes angustiante, frequentemente hilariante. Em uma arquitetura mental espiral, em que a personagem verbaliza um estado próximo ao devaneio e da loucura, com pensamentos, lembranças e imaginações que fluem de forma lírica em alguns momentos, por meio de pesar em outros, flertando com a filosofia e o sublime, os acontecimentos na peça tornam-se expansivos e contraditórios. No palco, a atriz Rosana Stavis é acompanhada por dois pianos tocados ao vivo por Sérgio Justen e Rodrigo Henrique, que duelam e dão o tom da narrativa com a trilha original criada pelo premiado compositor Gilson Fukushima


O projeto é realizado em Curitiba com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura - Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, com incentivo da Ademicon Consórcio e Investimento. Acompanhe as novidades e informações por meio das redes sociais oficiais da Cia.Stavis-Damaceno, pelo Instagram e Facebook @cia.stavis-damaceno.  



Ficha técnica:

A AFORISTA
Texto e Direção: Marcos Damaceno
Elenco: Rosana Stavis
Pianistas: Sérgio Justen e Rodrigo Henrique
Composição e Direção Musical: Gilson Fukushima
Iluminação: Beto Bruel
Figurinos: Karen Brustollin
Assessoria de Comunicação: TIP - Performance de Mídia
Criação de artes: Pablito Kucarz
Produção Executiva: Bia Reiner
Assistente de Produção: Edilaine Maciel
 Produção: Cia.Stavis-Damaceno   
Elenco: Rosana Stavis
Pianistas: Sérgio Justen e Rodrigo Henrique
Composição e Direção Musical: Gilson Fukushima
Iluminação: Beto Bruel
Figurinos: Karen Brustollin
Assessoria de Comunicação: TIP - Performance de Mídia
Criação de artes: Pablito Kucarz
Produção Executiva: Bia Reiner
Assistente de Produção: Edilaine Maciel
 Produção: Cia.Stavis-Damaceno   

ServiçoA AFORISTA
Temporada em Curitiba: De 12 até 30 de Julho
Quarta a sábado - 20h | Domingo - 19h.
Local: Teatro José Maria Santos (Rua Treze de Maio, 655 - São Francisco)
Ingressos: Pela Ticket Fácil ou na bilheteria oficial do Centro Cultural Teatro Guaíra.
Link dos ingressos:
Quarta a sábado - 20h | Domingo - 19h.
Local: Teatro José Maria Santos (Rua Treze de Maio, 655 - São Francisco)                              Ingressos: Pela Ticket Fácil ou na bilheteria oficial do Centro Cultural Teatro Guaíra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CARNAVAL DOS RAROS

"SOBREPOSIÇÕES" REVELA TINTAS INCOMPATÍVEIS SOBRE TELA

UNICURITIBA AMPLIA POSSIBILIDADE DE ACESSO À GRADUAÇÃO VIA ENEM