NOVOS CATÁLOGOS À VENDA NA MON LOJA



O Museu Oscar Niemeyer acaba de lançar quatro novos catálogos de exposições recentes: “Invisível e Indizível”, de Jaume Plensa; “Afinidades II – Elas!”; “Pintura Vingada”, de Delson Uchôa, e “Carne Viva”. Eles já estão disponíveis na MON Loja.


Jaume Plensa 

Inaugurada em dezembro de 2022, nas comemorações de 20 anos do MON, a inédita exposição “Invisível e Indizível”, no Olho, apresentou ao público o artista espanhol Jaume Plensa, um dos principais nomes de sua geração.  


Com curadoria de Marcello Dantas, a mostra reuniu obras icônicas, algumas com mais de 7 metros de altura. Com uma trajetória artística de mais de 40 anos, Plensa é um artista reconhecido mundialmente por suas obras de grande escala e instalações no espaço público. 


Em suas criações, Plensa usa diferentes materiais, do vidro ao aço e ao bronze, até elementos menos tangíveis, como água, luz e som. Essa contraposição entre a materialidade e imaterialidade é uma característica marcante em sua obra. 


Afinidades

A exposição “Afinidades II – Elas”, inaugurada em 2022, com curadoria de Marc Pottier, faz parte do projeto “Afinidades”, que teve início em 2021. Nesta segunda edição, um grupo de artistas mulheres foi convidado a participar, a partir de uma imersão na coleção permanente de obras do Museu Oscar Niemeyer. 


A mostra reuniu cerca de 130 obras de dez artistas brasileiras, com a intenção de ser uma celebração da arte feita por mulheres. São elas: Carina Weidle, Debora Santiago, Juliana Notari, Juliana Stein, Laura Vinci, Leila Pugnaloni, Maria Macêdo, Mariana Palma, Regina Silveira e Vilma Slomp. 


Delson Uchôa

Com curadoria de Moacir dos Anjos e curadoria-adjunta de Steve Coimbra, a mostra apresenta obras que transitam por todo o processo criativo do artista. Atualmente em cartaz na Sala 1 do MON, “Pintura Vingada” apresenta obras que trazem uma coleção de vivências e experiências. 


O trabalho de Delson Uchôa reúne pinturas e objetos de arte com escalas elevadas e variados suportes, como tecido, couro, resina, borracha e lona, além de fotografias de autoria do artista.


Integrante da “Geração 80”, o artista reúne na mostra um pouco de sua extensa trajetória, que inclui passagens nas bienais de Veneza, São Paulo, Havana e Cairo. Suas obras também integram coleções de instituições diversas, confirmando a importância de seu trabalho.


Carne Viva 

A exposição reuniu o trabalho de quatro gerações de artistas: Washington Silvera, Hugo Mendes, Eliane Prolik, Cleverson Salvaro, Cleverson Oliveira, Cíntia Ribas e Carina Weidle. Em cartaz no MON em 2022, a mostra se propôs a descrever as sensibilizações das obras e reflexões possíveis, mas que escapam às determinações corriqueiras, em vez de classificá-las mediante suas propriedades formais. 


A curadoria de Bruno Marcelino e Jhon Voese aproximou o público e demonstrou na prática a potência estética e política de cada discurso, que pode ser sutil ou mais explícita, mas que está presente em cada uma das 55 obras e nos textos poéticos de Arthur do Carmo.


SOBRE O MON

O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina. 


Serviço: 

Novos catálogos

Disponíveis na MON Loja

https://bit.ly/MONLoja

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"SOBREPOSIÇÕES" REVELA TINTAS INCOMPATÍVEIS SOBRE TELA

INSTITUTO TMO ELEGE DIRETORIA EXECUTIVA PARA O BIÊNIO

SOLAR DO ROSÁRIO DOA LIVROS SOBRE OS IRMÃOS REBOUÇAS ÀS BIBLIOTECAS