O MUSEU CASA ALFREDO ANDERSEN EXIBE: “Apresentando os Gêneros da Pintura pelas obras de alunos de Alfredo Andersen”.

Uma nova exposição de pintura será exibida no Museu Casa Alfredo Andersen, a partir do próximo sábado, dia 16 de Dezembro, logo pela manhã.

O Museu Casa Alfredo Andersen retorna suas atividades neste sábado (16), às 10h30, com a exposição “Apresentando os Gêneros da Pintura pelas obras de alunos de Alfredo Andersen”. 


A proposta é uma imersão na essência artística que moldou e influenciou gerações de artistas, nos gêneros da pintura e nas obras de alunos que tiveram contato direto com Alfredo Andersen (1860-1935) e seus discípulos, destacando sua contribuição didática para a cena artística de Curitiba, desde o início do século XX.

Natural da Noruega, Andersen fixou-se inicialmente em Paranaguá, no Litoral do Estado, ganhando a vida com a produção de telas e desenhos. Por volta de 1902, chega a Curitiba, onde ministra aulas de desenho e pintura, atividade didática que lhe designa o título de "pai da pintura paranaense". O próprio museu, local original da casa e ateliê de Andersen, testemunhou o papel do artista como educador, que também lecionou em diversas instituições da cidade, como a Escola de Belas Artes e Industriais.

Quem organiza a mostra é Rosemeire Odahara Graça, professora da Faculdade de Artes do Paraná, da Unespar. Em sua curadoria, ela direciona e vincula a pesquisa dos artistas que estiveram sob a tutela de Andersen a gêneros temáticos mais recorrentes na pintura ocidental, promovendo um caráter didático à exposição.  

Nela, você descobre e reconhece um pouco mais a influência de Andersen em gerações artistas paranaenses, explorando os gêneros da pintura ocidental através das obras dos primeiros alunos do mestre, incluindo seu filho mais velho.
Com a curadoria da professora e pesquisadora Rosemeire Odahara, a mostra é estruturada em alguns gêneros da pintura ocidental, assemelhando seu conteúdo a uma aula de Artes. 
Você vai se surpreender com a “árvore genealógica” da pintura paranaense, que rastreia os discípulos de Andersen. Os destaques são: Theodoro De Bona, José Daros, Rodolpho Doubek, Raimundo Lewin Jaskulski, Maria Amélia D’Assumpção, Waldemar Curt Freÿesleben e Thorstein Andersen, o filho mais velho do pintor.
Serviço: Museu Casa Alfredo Andersen  
Exposição: “Apresentando os Gêneros da Pintura pelas obras de alunos de Alfredo Andersen”
Abertura: Sábado, 16 de Dezembro
🕗10h30
💥Visitação de terça a domingo
Das 10h às 17h  

Legenda: "As discípulas" Obra não datada, tinta a óleo sobre tela, 84 cm x 114 cm.
Foto: Thorstein Andersen

Rua Mateus Leme, 336 - Centro - Curitiba - PR 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"SOBREPOSIÇÕES" REVELA TINTAS INCOMPATÍVEIS SOBRE TELA

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MOMENTO SAÚDE E BEM-ESTAR: Outubro Rosa tem impacto significativo na detecção precoce do câncer de mama