MOSTRA DE FILMES E CATÁLOGO NO ÚLTIMO MÊS DA EXPOSIÇÃO "SERGUEI EISENTEIN E O MUNDO"

 


As últimas semanas da exposição “Serguei Eisenstein e o Mundo”, que está em cartaz na Sala 11 do Museu Oscar Niemeyer, contam com intensa programação paralela. Além de uma mostra de filmes, haverá palestra e mesa-redonda sobre o cineasta. Também já está disponível na MON Loja o catálogo da exposição.

Com curadoria de Luiz Gustavo Carvalho e Naum Kleiman, “Serguei Eisenstein e o Mundo”, inaugurada em Junho de 2023, comemora os 125 anos de nascimento do cineasta. A mostra poderá ser vista até o dia 28 de Janeiro.

Por meio de um conjunto de desenhos, esboços, fotografias, caricaturas, projeções e objetos, a exposição apresenta parte do processo criativo de um dos diretores mais inovadores e pioneiros da história do cinema. Serguei Eisenstein influenciou grandes cineastas e revolucionou o mundo das imagens com suas múltiplas linguagens. 

A programação paralela “O Cinema de Serguei Eisenstein & Serguei Eisenstein e o Cinema” acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de Janeiro, com entrada gratuita, no vão livre do Museu. 

Filmes e palestras 

A mostra “O Cinema de Serguei Eisenstein & Serguei Eisenstein e o Cinema” conta com quatro filmes. Além de apresentar algumas das principais obras-primas do diretor, a programação inclui longas influenciados pela estética eisensteniana.

Também haverá palestras e mesas-redondas com a presença de cineastas, pesquisadores, tradutores e críticos musicais. O objetivo é proporcionar ao público uma imersão no universo de Serguei Eisenstein, evocando diversos aspectos da obra do artista: da relevante experiência teatral ao diálogo construído com o compositor Serguei Prokofiev nos seus últimos filmes, dos entrecruzamentos entre Eisenstein e o Brasil à influência de Serguei Eisenstein na obra de Glauber Rocha e no Cinema Novo. 

Programação 

11 de Janeiro (quinta-feira), 20h 

O Grande Ditador (The Great Dictator)

Comédia – EUA – 1940 – 125 minutos

Direção: Charles Chaplin

Classificação indicativa: 12 anos

12 de Janeiro (sexta-feira), 20h

Ivan, o Terrível (Ivan Grozni)

Drama histórico – URSS – 1944 – 176 minutos

Direção: Serguei Eisenstein 

Classificação indicativa: 12 anos

13 de Janeiro (sábado), 20h

A Pedreira de São Diogo

Documentário – Brasil – 1962 – 19 minutos 

Direção: Leon Hirzsman

Classificação indicativa: 14 anos

O Encouraçado Potiómkin (Bronenosets Potiómkin)

Drama – URSS – 1925 – 95 minutos 

Direção: Serguei Eisenstein 

Classificação indicativa: 12 anos

Sinopses 

O Encouraçado Potiómkin (Bronenosets Potiómkin)

Drama – URSS – 1925 – 95 minutos 

Direção: Serguei Eisenstein

Versão original em russo com legenda em português

Exibição digital

Classificação indicativa: 14 anos

Ainda considerado um dos cinco filmes mais importantes da história do cinema, “O Encouraçado Potiómkin” consagrou Serguei Eisenstein como um dos principais cineastas da sua época. O filme retrata uma revolta de alguns marinheiros diante dos maus tratos aos quais eram submetidos no Encouraçado Potiómkin, em 1905.

Ivan, o Terrível (Ivan Grozni)

Drama histórico – URSS – 1944 – 176 minutos

Direção: Serguei Eisenstein 

Versão original em russo com legenda em português

Exibição digital. Cópia restaurada

Classificação indicativa: 12 anos

Século XVI. Ivan IV, arquiduque de Moscou, assume o poder da Rússia, declarando-se czar. Planeja ataques para reconquistar territórios perdidos e derrotar os tártaros. Sem se esquecer dos inimigos internos, que não desistem de derrubá-lo, Ivan manipula todos ao seu redor. Através do olhar de Serguei Eisenstein, a história do primeiro autocrata da Rússia é também a história da sua autodestruição e da destruição do país.

O Grande Ditador (The Great Dictator)

Comédia – EUA – 1940 – 125 minutos 

Direção: Charlie Chaplin

Versão original em inglês com legenda em português

Exibição digital

Classificação indicativa: 12 anos

Ousada sátira da Alemanha nazista dirigida por Charlie Chaplin durante a Segunda Guerra Mundial. No filme, Chaplin interpreta dois papéis: um barbeiro judeu, ex-combatente da Primeira Guerra Mundial, e Adenoid Hynkel, governador da Tomainia, que acredita em uma nação puramente ariana e passa a discriminar os judeus locais. 

A Pedreira de São Diogo

Documentário – Brasil – 1962 – 19 minutos

Direção: Leon Hirzsman

Versão original em português

Exibição digital

Classificação indicativa: 14 anos

Homens trabalham numa pedreira na beira de um morro onde fica uma favela, da qual são moradores. A encosta é explodida, avançando ao terreno próximo dos barracos. Os favelados são avisados de que novas explosões podem causar danos. A comunidade resolve se colocar na encosta, impossibilitando nova explosão. Sem atitude, o encarregado desiste de explodir o morro.

Palestras e mesas-redondas

Dia 12 de Janeiro (sexta-feira), às 18h

“Serguei e Serguei: A Parceria entre Prokófiev e Eisenstein”

Palestra com Irineu Franco Perpétuo

A palestra aborda a colaboração entre o compositor Serguei Prokófiev e o cineasta Serguei Eisenstein nos filmes “Alexander Nevsky” e “Ivan, o Terrível”.

Irineu Franco Perpétuo é tradutor e jornalista, colaborador da “Revista Concerto”; apresentador do programa “Empório Musical” (Cultura FM); jurado do programa “Prelúdio” (TV Cultura); autor de “História Concisa da Música Clássica Brasileira” (Alameda Editorial) e “Como Ler os Russos” (Todavia); tradutor de diversas obras da literatura russa, como “Vida e Destino” (Vassíli Grossman), “O Mestre e Margarida” (Bulgákov), “Memórias do Subsolo” (Dostoiévski), “Anna Kariênina” (Tolstói) e “Meninas” (Liudmila Ulítskaia), entre muitos outros.

Dia 13 de Janeiro (sábado), às 16h

“Serguei Eisenstein: Influências, Diálogos e Impacto”

Mesa-redonda com Luiz Gustavo Carvalho, Irineu Franco Perpétuo, Gustavo Pinheiro e Maria Vragova

A mesa-redonda discute a influência e o impacto da obra de Serguei Eisenstein no universo criativo de diretores e artistas de diferentes países e gerações.

Gustavo Pinheiro é graduado em Cinema pela Unespar e em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Advogado do setor cultural e educador audiovisual, é também montador e finalizador de imagem. Atuou em várias edições do festival Olhar de Cinema, na tradução e legendagem de filmes, e em 2023 compôs a equipe de curadoria de longas-metragens do festival.

Maria Vragova vem contribuindo como produtora cultural em inúmeros projetos culturais e artísticos nas mais diversas linguagens: exposições de artes visuais, mostras de cinema, espetáculos de artes cênicas, projetos editoriais e multiartes. Em 2008, organizou, através da Fundação “Russian Avantgarde”, a exposição do arquiteto português Álvaro Ciza e a primeira retrospectiva de Oscar Niemeyer no Museu de Arquitetura de Moscou, na ocasião do seu centenário de nascimento. Convidada pelo senador da região de Perm (Rússia) Serguey Gordeev, colaborou em um projeto de urbanização da Perm e na criação de um novo plano diretor para a cidade, em parceria com a cidade de Curitiba e com o seu ex-prefeito Jaime Lerner. Realizou a cocuradoria da 1ª Mostra de Cinema Russo e da Mostra de Animação Russa, apresentadas em diversas cidades brasileiras entre 2016 e 2020. É cofundadora e diretora executiva do Festival Artes Vertentes – Festival Internacional de Artes de Tiradentes. 


SOBRE O MON

O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina. 

Serviço

Programação paralela “O Cinema de Serguei Eisenstein & Serguei Eisenstein e o Cinema” 

De 11 a 13 de Janeiro

Entrada gratuita, no vão livre do Museu. 



Catálogo “Serguei Eisenstein e o Mundo”   

R$ 95

Disponível na MON Loja. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"