"AI-5 - AÇÃO E TRANSGRESSÃO EM DEBATE NA UFPR NESTA SEXTA-FEIRA (13)

                           "AI-5 - Ação e Transgressão" em Debate na UFPR

“AI-5 – Ação e Transgressão” será tema de debate deste dia 13 de dezembro, às 18h30, no auditório do curso de Comunicação da UFPR.  O debate vai debater o Ato Institucional-5, os chamados anos de chumbo da ditadura, e a resistência de jornalistas paranaenses. O professor José Carlos Fernandes será o coordenador. Participarão jornalistas e professores.

No debate, será lançado o livro “Nicodemo – Obituário Sincero dos Jornais de Curitiba”, do jornalista Adherbal Fortes de Sá Jr, que narra a luta de repórteres e redatores de O Dia, Diário do Paraná, Estado do Paraná e Última Hora para produzir bom jornalismo apesar da censura e da autocensura.

O acesso ao estacionamento do curso de Comunicação Social pode ser feito pela Rua Bom Jesus e a saída é pela Almirante Tamandaré. 

Adherbal Fortes de Sá Jr trabalhou no Diário do Paraná, Ultima Hora e Estado do Paraná. Foi editor de jornalismo do Canal 4 onde ajudou a criar o Show de Jornal, com os famosos apresentadores Jamur Junior, Lais Mann e JJ Arruda. Transmitido pela Globo, foi o programa de notícias de maior sucesso. na TV Paranaense. 


Nicodemo” levou cinco anos para ficar pronto, conta o autor. É o resultado de demorada pesquisa em cartórios, Delegacia Regional do Trabalho e arquivos da Junta Comercial do Paraná, que mostrou, entre outras coisas, a ligação entre os acionistas das empresas jornalísticas e os governos. “A boa imprensa foi superada pelo jornalismo chapa branca – explica o autor. Quem se tornou dependente da verba pública contratou seu próprio fim”.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"SOBREPOSIÇÕES" REVELA TINTAS INCOMPATÍVEIS SOBRE TELA

CARNAVAL DOS RAROS

INSTITUTO TMO ELEGE DIRETORIA EXECUTIVA PARA O BIÊNIO