PAÇO DA LIBERDADE RECEBE PRÉ-LANÇAMENTO COM GRANDES NOMES DA MÚSICA

Com minidocs, live sessions e singles, o multiartista Ravi Brasileiro reúne Badi Assad, Carlos Careqa, Bruna Caram, Dante Ozzetti e outros em Curitiba

(Foto: Reprodução)


Ao longo de quase dez anos, o curitibano Ravi Brasileiro realizou a concepção do projeto ´´7por2``, onde o multiartista lança sete canções inéditas em parceria com  Badi Assad, Carlos Careqa, Bruna Caram, Dante Ozzetti, Flaira Ferro, Caito Marcondes e Leo Bianchini, com produção do musical assinada por Du Gomide. Em 14 de junho, às 15h, o Paço da Liberdade apresenta com exclusividade, a exibição do minidoc e das músicas inéditas, com a presença do Ravi Brasileiro e Du Gomide. A entrada é gratuita. 


Com oito episódios, a minissérie documental com lançamento e divulgação, exclusivo pelas redes sociais do Ravi Brasileiro - que também é responsável pela coordenação do projeto - traz a direção de seu irmão, Oruê Brasileiro.


A proposta de ´´7por2`` surge como um respiro criativo em uma celebração inédita ao reunir artistas de diferentes gerações, estilos e relevância nacional e internacional. 


As canções são resultados de um processo colaborativo. Porém, entrelaçadas em um manifesto sonoro contemporâneo, onde a criação coletiva desponta, a partir de um encontro entre Ravi Brasileiro e Milton Karam.  


“´7por2` começa a partir do ´Ponto de Encontro`, uma parceria musical entre eu e o Milton Karam, em 2016. A princípio, a proposta era trabalhar com diversos artistas paranaenses e impulsionar a cena curitibana em rede. Porém, ainda faltava algo para a contemplação nos editais. Foi quando eu decidi fazer algo ainda mais ousado e convidar artistas de peso que eu admiro e se conectam com minha obra”, relembra o compositor.  


Segundo Ravi Brasileiro, ´´7por2`` é um projeto de aprendizado e troca. Desde o processo de composição, linguagem e o que torna cada um desses artistas convidados, essenciais para a consolidação desta obra. 


Em sua concepção criativa, Ravi reconhece o quanto o seu desenvolvimento foi solitário até certo período da carreira. Contudo, neste novo percurso composicional, o lançamento do projeto também é um divisor em sua trajetória. 


Com cada artista, o processo teve sua própria singularidade. Dos arranjos elaborados com Dante Ozzetti às sutilezas na condução da canção e no refinamento da letra com Leo Bianchini; da sensibilidade e fluidez compartilhadas com Bruna Caram às trocas à distância com Flaira Ferro, passando pela construção melódica com Caito Marcondes, ou seja, cada parceria trouxe uma camada única. Reunir todos esses encontros é, em essência, realizar o propósito maior do projeto: a troca e a arte do encontro”, propõe.


Além da parceria entre os músicos, ´´7por2`` nasce da necessidade de ressignificar a composição durante o período de isolamento e da vontade de recriar momentos coletivamente. 


Durante as pesquisas da Euquestra Looperfórmica [show lançado pelo Ravi em 2020], além de ficar imerso demais ao processo tecnológico e a performance criativa, após retornar do México, essa coisa de resolver tudo sozinho foi perdendo o sentido. A gente estava no processo do ´lockdown`, durante a pandemia, e eu estava com vontade de fazer música com gente”.  


Entre a elaboração estética e a arquitetura sonora, a produção musical do multi-instrumentista Du Gomide foi imprescindível durante a pré-produção ao lado do Ravi Brasileiro para que a relação com os artistas em estúdio, pudessem gerar um desenvolvimento criativo, porém, sem engessar as possibilidades poéticas e a potência de cada criação. 


Quando eu apresentei o projeto para o Du Gomide, eu já tinha a proposta de que a música e a performance fossem acontecendo no mesmo momento. Então, fizemos uma pré-produção. Eu assumi a guitarra como instrumento principal, além da voz. Somente na música ´Dar Tempo ao Tempo`, com o Caito Marcondes que eu toquei violão. Foi muito bom ter feito dessa forma, nós não tivemos muito tempo com os artistas no estúdio, foi tudo muito rápido. Claro, no dia das gravações, novas propostas surgiram, mas já estava tudo muito bem organizado”, revela Ravi.  


Paulistano radicado em Curitiba, ao longo dos seus 27 anos de trajetória pela capital, a presença de Du Gomide em toda a produção musical foi essencial para pluralizar em cada música, a sensibilidade e identidade de cada artista. 


Foi uma escolha muito acertada para este trabalho. Como ele também é guitarrista, contribuiu muito para que encontrássemos os riffs de uma forma que fosse musicalmente interessante e valorizasse a performance vocal. É um cara que conhece e se aprofunda nas tradições e também nos movimentos contemporâneos”, define Ravi. 


Tendo Curitiba como ponto de encontro, em ´´7por2``, Ravi Brasileiro promove um mosaico sonoro contemporâneo. Apresenta ao público, a capacidade em ressignificar a necessidade de intercâmbios sonoros. Reunindo grandes artistas, suas vozes e trajetórias que resplandecem em canções inéditas. 


Mais do que uma fusão de estilos, Ravi promove o atual panorama artístico contemporâneo e geracional, em um manifesto transformador pelas narrativas tecnológicas, o audiovisual e a música brasileira.  


Projeto realizado por meio da Lei Municipal Complementar 57/2005 do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura. Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba. 


Sobre Ravi Brasileiro

Ao longo de quase três décadas, Ravi Brasileiro é reconhecido como cantor, compositor, dançarino e empreendedor cultural.  A brasilidade é uma característica em seu trabalho desde a sua estreia nos palcos com a direção de Milton Karam e Simone Cit, com o Coral Brasileirinho, na década de 1990.

Em sua discografia, estão os singles ´´Come Cru e Tira Dez`` (2016) e ´´O Vislumbre da Terceira Idade`` (2022). Ravi também lançou em 2018, o EP ´´Quiçá Que Sacudisse`` e em 2021, lançou a versão em álbum, ao vivo no Teatro Paiol, com as participações especiais de Janaina Fellini, Laura Binder e Otto Brasileiro. 

Do seu álbum de estreia ´´Na Trilha do Elo`` e elas perdidas (2009), cinco anos depois, com o álbum ´´Cortinas Abertas`` (2014), Ravi projetou a sua trajetória internacional com shows pelo México e Guatemala.  

Ao longo de 2025, pelo projeto ´´7por2``, Ravi apresenta canções inéditas em parceria com  Badi Assad, Carlos Careqa, Bruna Caram, Dante Ozzetti, Flaira Ferro, Caito Marcondes e Leo Bianchini, com a produção do musical assinada por Du Gomide.

  • Serviço:
  • Onde: Paço da Liberdade 
  • Local: CinePensamento (segundo andar)
  • Endereço: Praça Generoso Marques, 189 - Centro
  • Horário: 15h
  • Quando: 14 de junho (sábado)
  • Capacidade: 70 lugares 
  • Informações: (41) 3234-4200
  • Entrada Livre

  • Siga Ravi Brasileiro

  • Site Oficial 
  • Instagram
  • TikTok
  • Facebook
  • YouTube
  • Spotify 


Ficha Técnica 

Coordenação do Projeto: Ravi Brasileiro

Produção Executiva: Josi Forbeci

Assistente de Produção: Giulia Dorneles e Débora Slompo

Artistas: Ravi Brasileiro, Badi Assad, Bruna Caram, Caito Marcondes, Carlos Careqa, Dante Ozzetti, Flaira Ferro, Leo Bianchini

Produção Musical: Du Gomide

Direção Técnica: Lucas Paixão

Captação de Áudio: Lucas Paixão

Mixagem e Masterização: Edson Borth (Audio Architect)

Estúdio: Geração Pedreira

Direção: Oruê Brasileiro

Assistente de Direção: Giulia Dorneles

Direção de Arte, cenografia e figurino: Ju Choma

Assistente de Arte: Kyra Ferreira e Giulia Dorneles

Maquiagem: Kyra Ferreira

Direção de Fotografia: Oruê Brasileiro

Assistente de Fotografia: Giulia Dorneles e Kyra Ferreira

Operação de Câmera: Oruê Brasileiro, Floribela Leticia, Vino Carvalho e Artur Rodrigues

Captação de Making-of: Floribela Leticia, Kyra Ferreira, Vino Carvalho, Artur Rodrigues

Técnico de Som (Entrevistas): Kyra Ferreira

Logger: Oruê Brasileiro, Giulia Dorneles, Artur Rodrigues

Coordenação de Pós-produção: Oruê Brasileiro

Edição e Montagem: Artur Rodrigues e Giulia Dorneles

Finalização: Oruê Brasileiro

Assessoria de comunicação: BA Comunica

Assessoria de imprensa: Cabana Assessoria

Jornalistas responsáveis: Bruna Alcantara e Lucas Cabaña

Identidade Visual: Carol Lemes e Ravi Brasileiro

Apoio Cultural: Família Farinha, Dança Livre a Dois, Pedreira Paulo Leminski, A Caiçara, BA Comunica, Artemísia Produções, Ju Choma Arquitetura e Cenografia, CBN Distribuidora, Viva La Vegan, Palco dos 5 Sentidos, Sem Culpa Cozinha, Teatro Regina Vogue, Café Coado na Calcinha, Padaria América e Effex

Realização: Odaraê Filmes de Impacto e Sinergiza Cultura e Desenvolvimento

Incentivo: Instituto Joanir Zonta e IOP - Instituto de Oncologia do Paraná


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"SOBREPOSIÇÕES" REVELA TINTAS INCOMPATÍVEIS SOBRE TELA

CARNAVAL DOS RAROS

UNICURITIBA AMPLIA POSSIBILIDADE DE ACESSO À GRADUAÇÃO VIA ENEM