CAIXA CULTURAL CURITIBA CELEBRA OS 165 ANOS DA CAIXA COM SHOW INÉDITO DE PAULINHO MOSKA
CAIXA CULTURAL CURITIBA CELEBRA OS 165 ANOS DA CAIXA COM SHOW INÉDITO DE PAULINHO MOSKA
Moska utiliza dois violões confeccionados a partir da madeira resgatada do incêndio que atingiu o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, em 2018
O cantor e compositor Paulinho Moska. Foto: Rodrigo Simas
Em comemoração aos 165 anos da CAIXA, celebrado no dia 12 de janeiro, a CAIXA Cultural Curitiba recebe o cantor e compositor Paulinho Moska com o espetáculo “Os Violões Fênix do Museu Nacional”, nos dias 13 e 14 de janeiro. Em um show carregado de simbolismo e emoção, Moska utiliza dois violões criados pelo luthier e bombeiro Davi Lopes, confeccionados a partir da madeira resgatada do incêndio que atingiu o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, em 2018.
Os instrumentos tornam-se metáfora da resiliência, da memória e da capacidade de reconstrução da cultura brasileira. A história por trás dos violões é apresentada ao público nos minutos iniciais do espetáculo, com trechos do documentário “Fênix: o Voo de Davi”, dirigido por Vinícius Dônola, João Rocha e Roberta Salomone, que tem a canção “Tudo Novo de Novo” como tema central.
Com esses instrumentos que renasceram das cinzas, Paulinho Moska revisita mais de três décadas de carreira solo. O repertório reúne sucessos marcantes como "A Seta e o Alvo", "Pensando em Você", "A Idade do Céu", "Lágrimas de Diamantes", "Último Dia" e "Muito Pouco", que ganham novas nuances e significados. O artista apresenta também uma canção do mestre Pixinguinha, "A Dor Traz o Presente", que ganhou letra escrita pelo próprio Moska.
Sobre Paulinho Moska
Com mais de 30 anos de carreira, Paulinho Moska é um dos nomes mais relevantes da música popular brasileira de sua geração. Cantor, compositor e multiartista, construiu uma obra marcada por letras poéticas e melodias sofisticadas, que ultrapassam fronteiras e dialogam com diferentes gerações. É autor de canções consagradas, além de ter suas músicas gravadas por artistas como Elba Ramalho, Gal Costa, Maria Bethânia, Marina Lima e Ney Matogrosso.
Ao longo da trajetória, realizou parcerias importantes, entre elas com Lenine e o argentino Fito Páez, com quem lançou o álbum “Locura Tota” (2015), indicado ao Grammy Latino. Moska também se destaca por sua atuação em outras linguagens artísticas, tendo apresentado o programa “Zoombido” (Canal Brasil) e criado a série documental “Tu Casa es Mi Casa” (HBO), dedicada à cultura latino-americana. Em constante reinvenção, o artista segue celebrando a música como espaço de memória, afeto e transformação.
Serviço: [Música] Paulinho Moska – “Os Violões Fênix do Museu Nacional”
Local: CAIXA Cultural Curitiba - Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro - Curitiba
Data: 13 e 14 de janeiro de 2026
Horário: 20h
Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada para cliente CAIXA e todos os casos previstos em lei); vendas a partir das 10h do dia 10/01, presencialmente na bilheteria da CAIXA Cultural Curitiba, e a partir das 15h na http://www.bilheteriadigital.com
Horário bilheteria: de terça a sábado, das 10h às 20h e nos domingos e feriados das 10h às 19h
Duração: 90 minutos
Classificação: livre para todos os públicos
Capacidade: 125 lugares (2 para cadeirantes)
Acesso para pessoas com deficiência
Informações: (41) 3041-2155| Site CAIXA Cultural| @caixaculturalcuritiba
.jpg)
Comentários