CAIXA CULTURAL CURITIBA TRAZ PROGRAMAÇÃO DIFERENCIADA PARA O MÊS DE NOVEMBRO

             CAIXA CULTURAL CURITIBA TRARÁ PROGRAMAÇÃO DIFERENCIADA 

         Agenda conta com diversas atividades voltadas à Semana da Consciência Negra


 

CAIXA Cultural Curitiba. Crédito: CAIXA.

 

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta uma variedade de atividades gratuitas durante o mês de Novembro, com ênfase na Semana de Consciência Negra. A programação traz atividades direcionadas a públicos diversos, incluindo oficinas de dança afro-brasileira, arte urbana, teoria das cores, cinema com debate e vivências percussivas e corporais.
 

No dia 3 de Nnovembro inicia a oficina Biojoias, na qual os participantes irão aprender a fabricar joias com caixas de leite e retalhos de tecidos. A oficina é ministrada por Aline Castro, idealizadora do projeto social Dia de Rainha, voltado para o acolhimento de mulheres em situação de rua, e é destinada para maiores de 14 anos.
 

A exposição Tecidos da Luta: Águas para Vida, em parceria com o Movimento dos Atingidos e Atingidas por Barragem (MAB), traz mostra única que retrata a força das mulheres atingidas por barragens. Um dos destaques do projeto é a exibição do filme Arpilleras: Atingidas por Barragens Bordando a Resistência, no dia 7 de Novembro, seguido de um debate com a professora de Direito da UFPR, Katya Isaguirre, no Teatro da CAIXA Cultural Curitiba, livre para todas as idades.

 

Ainda no dia 7 será ministrada a oficina de Curadoria por Icaro Ferraz, que é curador da exposição Hiper-Realismo na CAIXA Cultural de Curitiba. Ele vai trazer os processos de curadoria de uma exposição, além de abordar aspectos históricos da curadoria de arte e suas relações com o campo da cultura contemporânea. A oficina é online e voltada para maiores de 14 anos.

 

Na sequência, a oficina de Stickers e Tags de Rua será presencial no dia 15 de Novembro. A ideia é fazer com que o público se aproxime do universo criativo das artes urbanas através da construção de marcas, signos, fontes tipográficas e identidades visuais presentes nas ruas das cidades. A atividade é destinada a pessoas com mais de 14 anos.
 

Seguindo, no dia 18 de Novembro acontece a oficina de Teoria das Cores, na qual uma equipe de educadores traz exemplos práticos e teóricos e exercícios interativos como o círculo cromático, combinação de cores, harmonia e contraste. A oficina acontecerá de forma presencial e é voltada para maiores de 16 anos.
 

Como parte da programação da Semana de Consciência Negra, haverá a exibição do documentário “Upa, neguinho!”, no dia 21 de novembro, às 19h. O filme narra a trajetória do bailarino Kunta Leonardo da Cruz, entre sua origem na comunidade quilombola Paiol de Telha, no Paraná, e sua ida à capital Curitiba para se dedicar à dança. A obra convida o espectador a abandonar a visão folclórica sobre os quilombos e acompanhar Kunta, jovem artista, professor e pesquisador em dança, que conduz o espectador do chão batido do quilombo às salas das universidades. Após a exibição, haverá um debate com o diretor Douglas Carvalho, a produtora Bella Souza e o bailarino Kunta.
 

Dando continuidade à programação da Semana de Consciência Negra, no dia 25 de novembro será apresentada a palestra-show com Bloco Afro Pretinhosidade, com abordagens sobre a cultura negra em Curitiba e o gênero musical samba-reggae. A apresentação traz as músicas do bloco, que irão contar sobre essa cultura dentro do contexto curitibano e alternâncias com a intervenção do Mestre Diorlei do Espírito Santo.
 

Ainda no dia 25 ocorre a oficina de Percussão com Banda Afro Princesas do Ritmo, com a supervisão do músico e arte-educador Mestre Diorlei Santos, que também é coordenador musical do Bloco Afro Pretinhosidade. A oficina traz a oportunidade de experimentar atividades rítmicas, expressivas e musicais das danças brasileiras de matriz africana. A atividade será presencial, com 2 horas de duração, e voltada para maiores de 12 anos.
 

Fechando a programação da Semana de Consciência Negra, a oficina Enraize – Corpo e memória entre
Andanças, no dia 26 de Novembro, convida os participantes a vivenciarem aspectos das corporeidades negras da Diáspora Africana no Brasil através da dança. A oficina será ministrada pelo bailarino paranaense Kunta Leonardo da Cruz e é voltada para o público maior de 16 anos.

 

SERVIÇO:

CAIXA Cultural Curitiba - Rua Conselheiro Laurindo, 280 - Centro - Curitiba - PR

Informações: (41) 4501-8722 | Instagram @caixaculturalcuritiba | Curitiba | CAIXA Cultural

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"