HOJE FERNANDO SEVERO ASSUME CADEIRA 26 NA ACADEMIA PARANAENSE DE LETRAS

 

        Pela primeira vez cineasta assumirá cadeira na Academia Paranaense de Letras 

O cineasta e professor Fernando Severo será o primeiro profissional da área a ocupar uma cadeira na academia paranaense 

O cineasta Fernando Severo - que também atua como professor de direção no curso de cinema do Centro Europeu - acaba de ser eleito para ocupar a Cadeira 26 da Academia Paranaense de Letras (APL), em substituição a Léo de Almeida Neves, ex-deputado federal. 

Ele é o primeiro cineasta a integrar a APL. Severo explica que ficou muito feliz e honrado com a eleição. “Como o primeiro cineasta a fazer parte da academia, representarei não só a minha jornada profissional dentro do cinema, mas também os outros profissionais da área e alunos”, afirma. 

A Academia Paranaense de Letras, fundada em Curitiba - em 26 de Setembro de 1936 -, é uma instituição literária do Paraná que representa as 24 academias de letras e instituições literárias do Estado frente à Academia Brasileira de Letras. 

Ao todo, a academia possui 40 cadeiras. A Cadeira 26 tem como seu patrono Joaquim Dias da Rocha Filho. O fundador da cadeira foi Francisco Heráclito Ferreira Leite, que a passou para Wilson da Silva Bóia e por fim para Léo de Almeida Neves. 

Trajetória - Fernando Severo é realizador de mais de 40 filmes como diretor, produtor, roteirista e editor, que receberam diversos prêmios no Brasil e no exterior. É Doutor em Comunicação em Linguagens - Linha de Pesquisa em Cinema e Audiovisual, pela Universidade Tuiuti do Paraná e Universidade Aberta de Lisboa. Como pesquisador em cinema tem publicações em diversos livros e revistas científicas da área. Foi diretor do Museu da Imagem e do Som do Paraná, membro do Conselho de Cinema do Ministério da Cultura e é professor da Universidade Estadual do Paraná.  








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"