FUNARTE CELEBRA UNIÃO BRASIL-PORTUGAL COM GRUPOS CARETAGEM DE PARACATU E CARETOS DE PODENCE

 

 Funarte celebra união Brasil-Portugal com os grupos Caretagem de Paracatu e Caretos de Podence

​​​​​​​​​​​​​​
Coletivo brasileiro de Paracatu (MG) faz homenagem ao ‘primo’ lusitano neste 7 de setembro, em Lisboa, Portugal



   Grupo Caretagem de Paracatu, do Quilombo Família Amaro - (fotos: divulgação) 

A Fundação Nacional de Artes – Funarte, em parceria com a Secretaria Especial da Cultura, promove neste Feriado da Independência, 7 de Setembro, em Lisboa, Portugal, uma apresentação do Grupo Caretagem de Paracatu, do Quilombo Família Amaro, de Minas Gerais, no Padrão dos Descobrimentos, às 19h (no horário local). Após a exibição, os artistas saem em cortejo até o Jardim da Torre de Belém. O coletivo brasileiro tem características artísticas bem similares às do “primo” lusitano Caretos de Podence, da província de Trás-os-Montes. 

A ação faz parte do programa “Minas para o Mundo”, iniciativa do governo mineiro em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil. Segundo os organizadores e parceiros, Minas Gerais é o berço desse movimento, onde surgiram as primeiras manifestações que depois levaram ao Grito do Ipiranga.  O intuito do projeto é proporcionar a troca de experiências e celebrar a união Brasil-Portugal. Ao identificar tradições que se preservam por séculos, foi criada uma programação que contempla e valoriza as manifestações artísticas brasileiras e, ao mesmo tempo, faça uma homenagem à cultura portuguesa.

A Caretagem de Paracatu é uma festa cuja origem reflete o sincretismo entre as culturas de matriz afro-brasileira e europeia, especialmente com a religiosidade católica. Os participantes dessa tradição, que remonta ao período colonial, usam um traje típico composto por tiras coloridas que cobrem todo o corpo, além de chapéus, guizos, sinos, bastões e máscaras. O festejo começa na noite de 23 de junho, ou seja, na véspera do nascimento de São João Batista, e se encerra com um almoço no dia 24 de junho. Todos os anos os “caretas” mudam — alguns saem, novos entram, as roupas são estilizadas e atualizadas, os acessórios refeitos ou substituídos. Mas o cerne, a essência e a tradição permanecem os mesmos.

O Caretos de Podence é conhecido pelo comportamento performativo com “as chocalhadas”, um ato simbólico que remete a uma possível ligação com antigos rituais agrários e de fertilidade. Os “caretos” são personagens mascarados com franjas de lã colorida, máscaras de lata ou couro e chocalhos à cintura. A pacata aldeia de Podence transforma-se durante o Carnaval. As duas centenas de habitantes recebem milhares de pessoas, muitas delas emigrantes que regressam apenas durante o período da festa. O evento Entrudo Chocalheiro é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.

Programação 
A programação do dia 7 de Setembro nas terras portuguesas começa com a oficina Minas Gerais chega à Lisboa, no Espaço Espelho D’água, às 18h. Logo depois, às 19h, a Caretagem de Paracatu se apresenta no Padrão dos Descobrimentos. Às 20h05, o grupo faz nova exibição no Espaço Espelho D’água do Jardim da Torre de Belém e sai em cortejo com o público. A noite se encerra com apresentação da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, às 21h, no Jardim da Torre de Belém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"SOBREPOSIÇÕES" REVELA TINTAS INCOMPATÍVEIS SOBRE TELA

CARNAVAL DOS RAROS

INSTITUTO TMO ELEGE DIRETORIA EXECUTIVA PARA O BIÊNIO