ROSSANA GUIMARÃES EXPÕE PINTURA E CERÂMICA NO MUSEU METROPOLITANO DE ARTE

Inaugurada na Sala 1 do MuMa - Museu Metropolitano de Arte, Portão Cultural, a exposição  a z u l   de pintura e cerâmica da artista Rossana Guimarães, produzidas durante a pandemia, de isolamento social ao qual todos fomos sujeitos por um longo período. 

AZUL – Rossana Guimarães


Esta exposição de pinturas e cerâmicas poderia se chamar Estrelas. As estrelas, esses sóis que iluminam outros mundos e que povoam o universo são vistos em algumas mitologias como seres com consciência e em processo de evolução, como os seres humanos. Estas pinturas gestadas no período da pandemia trazem a predominância do azul e seus nuances e constituíram-se num exercício de liberdade e reflexão sobre a nossa frágil presença neste planeta. As cerâmicas seguem o  meu processo criativo e completam a experiência de uma visão de outros mundos possíveis e imagináveis.  


 Da série:Estrelas, acrílico sobre tela, 80 X 80 cm.










Sobre a artista e sua obra escreveu Antar Mikosz 

Texto afixado na entrada da Sala 1, onde se realiza a exposição azul de Rossana Guimarães.

Somos feitos da mesma matéria dos sonhos

 Shakespeare

Nós somos um meio para o universo conhecer a si mesmo.

Uma parte do nosso ser sabe que essa é a nossa origem. Nós desejamos voltar. E podemos, porque o cosmos também está dentro de nós. “Somos feitos de matéria estrelar” Carl Sagan

Apenas pessoas muito sensíveis, aquelas que retêm ainda o frescor da grande novidade que é estar, de repente, vivo neste planeta, como as crianças, ainda podem ter a memória em seus corpos de sua união com o Cosmos. Com o tempo essa memória desaparece, nossa racionalidade esquece essa sensibilidade e a julga apenas uma fantasia, pois já não enxerga mais essa conexão misteriosa. Porém, nossos corpos biológicos só são possíveis devido aos átomos de carbono e outros que já fizeram parte de estrelas antiquíssimas, nossos corpos carregam a história do universo, há nele uma memória possível de ser acessada, há nele uma lembrança, como uma saudade, por isso nos encantamos tanto com o espetáculo de um céu estrelado.

Os trabalhos de Rossana Guimarães nos falam desse mistério, sensibilidade e saudade. Sua poética navega esses sonhos, busca esse contato profundo que está no riso amoroso das estrelas. O que parece um voo por um universo fantástico retrata, na verdade, uma realidade para os que aprenderam a olhar além das aparências que nos condicionam e tanto limitam.

Abram-se os portais presentes nesta exposição para as dimensões que estão dentro de nós, apenas refletidas fora, no nosso olhar.  



Fotografia: Neni Glock.

A exposição reúne os trabalhos de Rossana criados durante esse período de isolamento social, em seu atelier em Curitiba, as obras em pintura são em acrílica sobre tela e alguns pequenos objetos de cerâmica expostos no fundo e também nas paredes (do fundo e da entrada, à direita) da sala.  


Serviço: A exposição azul de Rossana Guimaráes está em exibição aberta ao público na Sala 1, do Museu Metropolitano de Arte (MuMA), de terça a domingo, das 10 às 19 horas, no Portão Cultural, Terminal do Portão, na Avenida República Argentina, 3432 - Portão, Curitiba - PR. 
A exposição tem entrada gratuita e segue até dia 19 de Fevereiro de 2023. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"