LAPA CARIOCA NA CAPITAL PARANAENSE? O SUCESSO DA BOEMIA E TRADIÇÃO FLUMINENSE

 A roda de samba de Zé Pilintra acontecerá amanhã, dia 20 de Janeiro, dando seu início as 19hrs, no Largo da Ordem em frente ao bar The Brothers

A história da malandragem e suas raízes perpétua na força da alegria e da felicidade. Tendo como berço o Rio de Janeiro, os malandros e malandras, sendo caracterizados e fortificados dentro da umbanda, trazem como sua força o povo da rua, a ajuda, a caridade mas principalmente, um ensinamento acima de tudo, de como rir e aprender com as caídas que a vida nos coloca.

 A origem malandro vem ligada a a abolição da escravatura, onde na epóca era visto como uma expressão de desobediência da população recém liberta e, seu desejo de não mais se submetr a força do período de escravidão. Além de um grito de liberdade, a malandragem é um estilo de vida, onde nos que mais precisam, traz leveza e sempre à esperança de um futuro melhor, seja esse futuro anos ou minutos.

Vindo com uma força extremamente brasileira e de quebra da intolerência religiosa, entra aí o terreiro TPJ (Terreiro do Pai José) junto ao seu Pai de Santo Cleiton Vargas e seus filhos e o bar The Brothers. Com o intuito de desmistificar e apresentar com a força carioca que tem essa linhagem, proporcionar a Curitiba além de um evento, um estilo de vida. Apresentar ao povo que não conhece, o que é a Malandragem e porque ela existe.

Com inúmeros casos envolvendo a intolerância religiosa, muito da força do evento envolve, não em torno de "normalizar" o cunho espiritual e sim, ensinar a todos o real significado da umbanda, também como relgião, é sobre um ensinamento de como levar a vida. O respeito as religiões de matriz africana partem do entendimento que poucos tem e poucos se interessam em saber, por questões enraizadas da nossa sociedade. O grande grito do evento é mostrar na forma mais prática que, como dizia Albert Ainsten: "Lembre- se que as pessoas podem tirar tudo de você, menos o seu conhecimento."

Para os oranizadores do movimento, a força é de ensinar. A partir do momento que aprendemos e entendemos, o respeito como consequência, não é imposto. O propósito de força já se inciou há muitos anos, com outros terreiros e outras pessoas, o propósito nunca parou e não irá parar vindo dos religiosos, contudo, o movimento do dia 20, vai marcar a força e o gás do jovem umbatista curitibano. O jovem que pensa e aborda de outras maneiras. Não girará em torno de normalizar, será sobre ensinar a quem quiser aprender, no ponto de força da bohemia curitibana, no Largo da Ordem. 

Durante a execução no dia, estará acontecendo uma ação social que partirá do Grupo Caminhos De Luz, que está incluso ao terreiro TPJ, onde estarão arrecadando roupas e alimentos para a assistência social que o grupo auxlia em Curitiba e regiões metropolitanas onde são feitos os movimentos. 

O evento contará com a exibição de um samba ao vivo, muita boemia e felicidade, o propósito de todo o grupo e sua parceria é apresentar, com muito respeito, a linda capital paranaense, que a umbanda vai além de uma religião, ela também é cultura, ela também é arte. Uma arte e cultura que não podem ser supérfluas, elas tem que ser essenciais e é esse  o intuito de toda a movimentação que ocorrerá no dia 20, sexta-feira, às 19 horas. 

Serviço: Roda de Samba Zé Pilintra
Dias do evento: 20 de Janeiro, sexta- feira.
Horário: às 19 horas 
Local: Bar The Brtohers | Largo da Ordem
Telefones: (21) 9 8273-1350/ (41) 9 9762- 0569
Classificação: Livre
Ingressos: Gratuito
Instagram: https://www.instagram.com/terreiro.tpj/

Ficha Técnica:
Realizadores do evento: Paulo Rafael, Giovanna Bombardelli e Cleiton Vargas.
Realização do evento: Terreiro TPJ (Terreiro Pai José) , The Brothers e Grupo Lasso de Teatro.
Banda Da Roda de Samba: Caroline Lazzari, Juliana Boff, Paulo Rafael, Giovanna Bombardelli, Andréia Azevedo, Miriam Palhano, João Suzuki, Lucas Suzuqui, Douglas Vilalva, Giovanna Lapchenski e Waru Tupinambá.
Assessoria de Imprensa: Giovanna Bombardelli.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"