MON LANÇA CATÁLOGO DA EXPOSIÇÃO BISPO DO ROSÁRIO

 

MON lança catálogo da exposição sobre Bispo do Rosário

O catálogo da exposição “Sonoridades de Bispo do Rosário”, realizada em 2023 pelo Museu Oscar Niemeyer (MON), acaba de ser lançado e já está disponível na MON Loja.

Com curadoria de Luiz Gustavo Carvalho, a mostra reuniu mais de cem obras na Sala 6. A exposição colocou o legado de Arthur Bispo do Rosário em diálogo com outros artistas cujos processos criativos foram influenciados por ele.

O brasileiro Arthur Bispo do Rosário (1909-1989) foi interno da Colônia Juliano Moreira (Jacarepaguá – RJ), um dos maiores hospitais psiquiátricos do país no século passado, durante boa parte de sua vida. Carregou vários estigmas de marginalização social ainda vigentes em nossa sociedade – negro, pobre, louco, asilado em um manicômio – e conseguiu, na sua genialidade, a partir da sua obra, subverter a lógica excludente proposta.


Centenas de exposições nacionais e internacionais feitas ao longo das últimas décadas em torno do seu trabalho mostram o incrível alcance de sua obra. Bispo do Rosário foi tema de livros, filmes e peças de teatro, entre outras vertentes artísticas.

SOBRE O MON

O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Catálogo “Sonoridades de Bispo do Rosário”

R$ 75

Disponível na MON Loja

www.museuoscarniemeyer.org.b

Fotografia: Marcello Kawase.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"SOBREPOSIÇÕES" REVELA TINTAS INCOMPATÍVEIS SOBRE TELA

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MOMENTO SAÚDE E BEM-ESTAR: Outubro Rosa tem impacto significativo na detecção precoce do câncer de mama